terça-feira, 19 de setembro de 2017

SIGNIFICADO - "NO PRINCIPIO ERA O VERBO?





O evangelho de João abre com a declaração que “no princípio era o Verbo”. O significado disso está explicado a seguir e mostra que Jesus é Deus. Em outras traduções, a palavra “verbo” é traduzida como “palavra”.

Jesus é o Verbo, ou a Palavra. Tudo que João 1 fala sobre o Verbo se refere a Jesus. Essa passagem nos mostra a relação de Jesus com Deus Pai e com cada um de nós. Para entender melhor o significado disso, é preciso ver o contexto:

No princípio era o Verbo

Antes de qualquer outra coisa existir, Deus já existia. Ele é eterno, sem começo nem fim. Foi Ele que criou tudo que existe no princípio, através de Sua Palavra (Gênesis 1:3). Deus falou e tudo se formou! A Palavra de Deus é Seu poder ativo sobre o mundo.

João 1,3 diz que, sem a Palavra de Deus, nada pode existir. Do nada, nada surge. Tudo foi formado pela Palavra poderosa de Deus.

O Verbo estava com Deus e era Deus

A segunda parte de João 1:1 apresenta o Verbo, ou a Palavra, como algo intimamente ligado a Deus. A Palavra de Deus é Deus. Não podemos separar Deus de Seu poder ativo. Sua Palavra, suas ações têm vida e são parte dele!

Por que Jesus era o Verbo?

Jesus era o Verbo porque ele é a expressão do poder e da ação de Deus. O Verbo é a Palavra de Deus, que criou o mundo. A Bíblia diz que tudo foi criado por meio de Jesus.

No grego, a palavra para Verbo é logos, que significa “palavra”. Por Sua palavra, Deus criou o mundo e tudo que existe (Hebreus 11:3). A Palavra de Deus representa Seu poder e Sua autoridade. O Verbo é Deus agindo no mundo.

A Bíblia diz que Jesus é o Verbo, a Palavra de Deus. João 1:1-2 explica que Jesus sempre esteve com Deus porque ele é Deus. Jesus é Deus se revelando aos homens, agindo no mundo para trazer salvação. A Palavra de Deus se tornou um homem e morou entre nós (João 1:14).

Por ser o Verbo, a Palavra de Deus, Jesus tinha todo o poder e a autoridade de Deus (João 17:1-2). Suas ações eram as ações de Deus. Seus milagres eram evidência que ele era o poder de Deus no mundo. Jesus tinha toda a autoridade de Deus para ensinar e perdoar pecados porque ele era Deus.

Quem rejeita Jesus rejeita a ação salvadora de Deus em sua vida. Jesus é a Palavra que abre a porta para um relacionamento com Deus. Jesus é a Palavra de Deus que nos dá vida e nos sustenta (João 5:24). Quem aceita Jesus como seu salvador tem a vida eterna e seu coração aprende a Palavra de Deus (Romanos 10:8-9).

Leia aqui mais sobre essa passagem do evangelho de João: o que significa "no princípio era o Verbo"?

O Verbo se fez carne

A Palavra de Deus se tornou um homem! Deus falou e Sua Palavra, que é parte dele, se tornou uma pessoa de carne e osso (João 1:14). E essa pessoa era Jesus. Todo o poder de Deus está em Jesus, porque ele é a Palavra de Deus. Jesus é Deus agindo sobre o mundo, Se relacionando conosco.

Deus veio à terra para nos salvar. Ele não confiou o trabalho a nenhum anjo ou outra pessoa. Ele usou Seu poder criador para tomar a forma de um homem e viver entre nós, mostrando o caminho da salvação. É por isso que Jesus é a representação exata de Deus, porque ele é Deus em forma humana (Hebreus 1:3). E, como homem, Deus se identificou conosco e mostrou Seu grande amor por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário