terça-feira, 19 de setembro de 2017

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS?




A Bíblia diz ser a Palavra de Deus (2 Timóteo 3,16 e 2 Pedro 1,20-21) e há muita evidência para provar isso. Podemos ver que a Bíblia vem de Deus. O que está escrito, como foi escrito e os seus efeitos - todas essas coisas provam que a Bíblia é a Palavra de Deus.

1. Muitos escritores, um só Deus
A Bíblia não é só um livro, é um conjunto de 66 livros escritos por muitas pessoas diferentes ao longo de cerca de 1500 anos. Algumas das pessoas que escreveram esses livros eram líderes e reis (como Moisés e Davi), outros eram pessoas de classes mais baixas, como pescadores (Pedro) e pastores de ovelhas (Amós). Viverem em épocas e lugares diferentes, com costumes diferentes e muitos nunca se conheceram. Mas todos juntos fazem um só livro coerente!

Se você acha isso simples, escreva o início de uma história e dê ao seu amigo para continuar. Depois dê a outro amigo para terminar. No fim, leia e compare. Vai ser completamente diferente do que você tinha planejado. E isso entre amigos que se conhecem bem! A Bíblia não é assim. A única explicação lógica é que Alguém eterno os inspirou e guiou a escrever.

2. Deus prova que a Bíblia é sua palavra

Jesus, quando ensinava o povo, citava as Escrituras como sendo a palavra do seu Pai. Se Jesus é o Filho de Deus e ele diz que a Bíblia é a palavra de Deus, então deve ser verdade. Também há muitas instâncias na Bíblia quando o próprio Deus fala e manda dizer certas palavras, como em Êxodo 34,27 e Jeremias 30,1-2.

Na Bíblia há muitas profecias. Deuteronômio 18,21-22 mostra que profecias que se cumprem são uma prova que foi Deus que falou. Os livros de História provam que várias profecias da Bíblia se cumpriram. Por exemplo, Daniel, que viveu muitos anos antes de Cristo, profetizou sobre a queda do império Romano, que aconteceu centenas de anos depois de Cristo e de a Bíblia já estar completa! Este é só um de muitos exemplos.

Quem mais, além de Deus, pode prever com precisão o futuro?

3. A grande prova da Palavra de Deus

Quase 2000 anos depois que o último livro da Bíblia foi escrito, ela continua relevante.

A sociedade mudou, a tecnologia avançou, descobriu-se o Brasil e a Bíblia ainda faz sentido para nós hoje. E não só para brasileiros ou americanos. Em qualquer tempo e cultura, quando as pessoas ouvem a Bíblia, vidas mudam. Nenhum outro livro teve tão grande impacto no mundo. Palavras tão poderosas assim não podem ser apenas invenção humana. Só podem ser de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário