sexta-feira, 29 de setembro de 2017

ORAÇÃO - ORAR E JEJUAR



O que a Bíblia diz sobre jejum?
Na Bíblia o jejum não aparece como um mandamento mas é assumido como prática normal do cristão. Deve ser voltado para Deus, não para o reconhecimento dos outros.
O que é jejum?
Jejuar é não comer e/ou não beber durante certo período de tempo. Também pode ser acompanhado por outros atos de renúncia, como abstinência de relações sexuais (1 Coríntios 7,5). O jejum aparece na Bíblia como uma coisa boa, ligada sempre à oração.
O cristão deve jejuar?
Sim, se sentir que é de Deus. Não tem de ser um jejum muito longo nem uma prática regular. O importante é seguir a direção de Deus e aproveitar o tempo para orar.
Você não deve jejuar só por se sentir pressionado ou para parecer religioso. Deus não quer isso. O jejum deve ser uma coisa privada, só conte se for preciso (Mateus 6,16-18).
Por que jejuar?
Para ficar mais próximo de Deus
Esta é a razão principal para jejuar, todas as outras são secundárias (Zacarias 7,5). Jejuar é uma forma de adorar a Deus e de o escutar melhor.
Para se controlar
Desfrutar da comida é bom, mas não devemos ser dominados por ela (1 Coríntos 6,12). Jejuar ajuda a pôr o corpo debaixo da autoridade de Deus.
Para libertação e milagres
Jejuar e orar ajuda a vencer batalhas espirituais, porque estamos mais ligados espiritualmente a Deus nessa altura. Por exemplo, Ester, antes de falar com o rei para resolver um problema que parecia impossível, convocou um jejum de três dias (Ester 4,15-17).
Para obter respostas
Em Atos dos Apóstolos 13,2-3, Deus falou com as pessoas enquanto jejuavam. Quando jejuamos e oramos Deus pode revelar-nos coisas úteis ou importantes.
Para mostrar tristeza e arrependimento
Quando o povo de Nínive ouviu o profeta Jonas e se arrependeu, foi proclamado um jejum para pedir perdão a Deus e consertar as coisas (Jonas 3,5-9).
Como jejuar?
A Bíblia dá exemplos de três tipos de jejum:
1. Jejum normal 
Não comer nada, só beber água. Este é o tipo de jejum mais normal, que Jesus fez no deserto (Mateus 4,1-2 só diz que não comeu e que teve fome, não que teve sede).
Esse é o tipo de jejum mais comum, em que você não come nada, mas bebe água. Jesus provavelmente praticou esse jejum durante seus 40 dias no deserto, antes de começar seu ministério (Mateus 4,1-2). O jejum com água pode ser praticado por períodos de tempo mais longos que o jejum total.
Quando o jejum dura mais que três dias, é bom beber também outros tipos de líquidos, para o corpo não entrar em choque. Limonada ou outros sucos de fruta ou legumes ajudarão a manter a saúde durante um jejum mais prolongado.
2. Jejum total
Este é o mais radical, que só aconteceu em situações extremas, como o caso de Ester, e nunca por mais de três dias.  
O jejum total é quando você não come nem bebe nada. Esse tipo de jejum foi praticado por Ester antes de ela falar com o rei da Pérsia para salvar seu povo (Ester 4,15-16). O jejum total deve ser praticado apenas por curtos períodos de tempo (12 horas – 3 dias).
Atenção! Esse é o tipo de jejum mais radical, que não deve ser praticado por mais que dois ou três dias. Passar mais tempo em jejum total poderá causar danos graves à sua saúde e até causar a morte. Seja prudente, ficar doente ou morrer por causa do jejum não glorifica a Deus.
3. Jejum parcial
O jejum parcial é quando você elimina apenas alguns alimentos de sua dieta, comendo de forma mais simples. Daniel fez esse tipo de jejum durante três semanas, antes de receber uma visão sobre o futuro (Daniel 10,2-3). O jejum parcial pode durar algumas semanas sem danos para a saúde.
No jejum parcial, você escolhe que tipo de alimento você não vai comer durante algum tempo. Normalmente, é comida gostosa ou especial, para ter uma dieta apenas de sobrevivência, não pelo gosto de comer. Se você tem algum problema de saúde, o jejum parcial é muito mais seguro que o jejum total ou o jejum com água.
Recomendações:
  • Se você não está acostumado a jejuar, comece com um jejum pequeno (meio dia). Vai aumentando o tempo aos poucos e de acordo com o que sentir que é a vontade de Deus.
  • Se você pode, aproveita o tempo da refeição para orar. 
  •  Para diminuir efeitos negativos, alguns dias antes de jejuar, pare de beber café ou chá.
  •  Não coma muito antes de começar o jejum.
  • Beba água com frequência.
  • Se você se sentir um pouco tonto ao fazer movimentos, mexa-se mais devagar.
  • Não quebre o jejum com comida muito pesada ou gordurosa.
  • Se você sentir de Deus que deve parar, então pare.
  • Se você tem problemas de saúde, procure uma opinião médica antes de decidir se vai jejuar.

Como fazer jejum e oração?
Há muitas formas de fazer jejum e oração. O objetivo principal de fazer jejum e oração é ter mais comunhão com Deus.
Jejuar é um ato de fé em Deus. Quando jejuamos, colocamos Deus acima de nossas necessidades físicas. O jejum também é um tempo para focar em Deus, sem distrações. Por isso, o jejum está sempre ligado à oração (conversar com Deus).
O jejum pode ser total ou parcial (só comer alguns alimentos), com ou sem ingestão de líquidos.
O crente também pode escolher abdicar de algumas atividades normais, como ver televisão ou ter relações sexuais. Cada pessoa pode escolher como vai fazer o jejum, de acordo com o que sentir que é de Deus.
Fazer jejum e oração é uma coisa entre você e Deus. Não serve para se mostrar mais espiritual nem para ter a aprovação de outras pessoas (Mateus 6,16-18). Você pode jejuar individualmente ou com outros crentes, orando juntos.
Como se preparar para jejuar e orar?
  • Ore, pedindo orientação a Deus para esse tempo
  • Estabeleça quanto tempo vai durar o jejum; se você não está acostumado a jejuar, comece com um jejum pequeno (12 horas) para não causar problemas de saúde.
  • Decida o que não vai comer; um jejum total é mais indicado para períodos pequenos e um jejum parcial é melhor para vários dias ou profissões muito cansativas.
  • Organize seu horário – quanto tempo vai dedicar à oração? Como vai equilibrar seus compromissos familiares e profissionais durante esse tempo? Sê organizado
  • Faça algumas refeições leves antes, para preparar o corpo; comer muito antes poderá causar um grande choque no sistema; evite também muito açúcar e cafeína
  • Decida o objetivo de seu jejum; por que motivos você vai orar? Para obter respostas? Para mostrar arrependimento? Por libertação.  
O que fazer durante o jejum?

  • Beba água com frequência; não faça um jejum muito longo sem água
  • Se você se sentir tonto ao fazer movimentos, mexa-se mais devagar
  • Evite situações onde há muita tentação para comer
  • Aproveite o tempo da refeição para orar e ler a Bíblia
  •  Pense e medite nas coisas de Deus – Salmos 119,97
  • Ore pelos motivos que você decidiu para esse jejum – Filipenses 4,6
  • Passe algum tempo em silêncio com Deus
  •  Obedeça às orientações de Deus
  • Se você sentir de Deus que deve parar, então pare! Não continue só para cumprir uma meta

Como quebrar o jejum?  

  • Faça algumas refeições leves; quebrar o jejum com uma refeição pesada pode ser mau para a saúde.
  • Agradeça a Deus por lhe ajudar durante o jejum e por qualquer bênção que tenha recebido – Colossenses 4,2
  •  Procure pôr em prática o que aprendeu durante o tempo de jejum e oração – Tiago 1,22

Atenção! Pessoas com problemas de saúde devem procurar orientação médica antes de fazer jejum. Estragar sua saúde não agrada a Deus.
Como fazer o Jejum de Daniel?
Para fazer jejum de Daniel é preciso fazer um jejum parcial, evitando comer coisas saborosas. O objetivo é ter mais comunhão com Deus, sacrificando o prazer de comer durante algum tempo. O jejum de Daniel pode ser mais prolongado que um jejum total de alimentos.
O Jejum de Daniel é bom para quem não pode se abster totalmente de comer por algum motivo. Também é recomendado para quem quer fazer um jejum mais longo, sem comprometer a saúde. A pessoa se alimenta mas controla seu apetite, colocando Deus acima do prazer de comer.
O que evitar no Jejum de Daniel?
Não há regras exatas na Bíblia para um jejum parcial. Cada pessoa deve decidir o que não vai comer, beber ou fazer durante o jejum. Algumas comidas que podem ser evitadas são: 
  • Carne
  •  Refrigerantes
  •  Doces
  • Outras coisas que você gosta

Além de alimentos, você pode também fazer jejum de algumas atividades, como:
  • Tratamentos de beleza
  •  Entretenimento (televisão, cinema, jogos...)

Atenção! Faça o jejum de acordo com suas possibilidades. Veja o que você consegue fazer, de acordo com sua saúde e situação familiar. Não precisa se abster de todas essas coisas mas faça o compromisso de se abster de alguma coisa. Use o tempo livre no jejum para orar, ler a Bíblia e buscar a orientação de Deus. Esse é o objetivo do jejum.
O que é o Jejum de Daniel na Bíblia?
O Jejum de Daniel é baseado no jejum que o profeta Daniel realizou na Babilônia.
O primeiro jejum que Daniel e seus amigos fizeram foi não comer a comida do rei da Babilônia. Eles só se alimentaram de vegetais e água durante todo o tempo que foram treinados para servir ao rei (Daniel 1,8Daniel 1,16).
Outro jejum que Daniel fez durou três semanas. Nesse jejum, ele não comeu carne nem coisas saborosas e não bebeu vinho. Ele também não se perfumou durante esse tempo (Daniel 10,2-3).
Quanto tempo dura o jejum de Daniel?
Muitas pessoas seguem o exemplo de Daniel e fazem um jejum de três semanas. Mas o jejum pode durar o tempo que você determinar, de acordo com a vontade de Deus. Se você achar melhor fazer durante menos tempo, não é errado. Se quiser prolongar, também não tem problema.
Ore e estabeleça um tempo para o jejum. Se durante o jejum você sentir de Deus que deve parar ou prolongar o tempo, obedeça a Deus. O mais importante no jejum é seguir a vontade de Deus, não apenas cumprir metas.
Deus vai lhe abençoar durante o jejum. Não podemos saber exatamente o que vai acontecer nesse tempo, mas Deus vai agir de acordo com a necessidade.
O que é o jejum de Ester?
O jejum de Ester foi um jejum de três dias que Ester e todos os judeus da cidade de Susã realizaram. Ela fez esse jejum para se preparar para salvar seu povo. Ester corria risco de vida mas, se não fizesse nada, todo seu povo iria morrer.
A história do jejum de Ester
Ester era uma jovem judia que se tornou rainha quando casou com Xerxes, o rei da Pérsia. Ela tinha um primo chamado Mardoqueu, que a tinha criado como filha quando seus pais morreram. Mas Ester não contou ao rei nem a ninguém que ela era judia (Ester 2,10).
Mardoqueu tinha um inimigo chamado Hamã, que era o príncipe mais poderoso da Pérsia. De tanto que odiava Mardoqueu, Hamã decidiu matar todos os judeus! Ele obteve o apoio do rei e passou um decreto para exterminar os judeus em uma data marcada.
Quando Mardoqueu ouviu sobre o decreto, ele enviou uma mensagem a Ester, pedindo que ela fosse falar com o rei, para impedir a matança. Mas Ester estava com medo porque ninguém podia se aproximar do rei em seus aposentos sem permissão e ele não estava muito interessado nela nessa altura (Ester 4,10-11). Se ela fosse lá, o rei poderia ordenar sua execução!
Por outro lado, se Ester não fosse, todo seu povo seria morto. E nada garantia que ela iria escapar (Ester 4,13-14). A escolha era difícil e qualquer decisão era perigosa. Por isso, Ester decidiu jejuar antes de ir falar com o rei.
Terminado o jejum, Ester falou com o rei e sua vida foi poupada. E mais: quando descobriu que era o povo de Ester que iria ser destruído, o rei mudou a situação. Um novo decreto foi escrito e, em vez de serem exterminados, os judeus mataram muitos de seus inimigos! Hamã também foi morto e Mardoqueu foi promovido pelo rei. Tudo terminou bem para Ester!
Como foi o jejum de Ester?
Quando decidiu jejuar, Ester convocou todos os judeus de sua cidade para se unirem a ela nesse propósito. Ester, suas criadas, Mardoqueu e todos os judeus de Susã passaram três dias sem comer nem beber nada (Ester 4,15-17).
O jejum de Ester foi um jejum mais radical, que só deve ser feito, no máximo, por três dias. Ficar mais tempo sem comer nem beber é muito perigoso para a saúde. A situação de Ester era muito grave, e pedia medidas drásticas! Sendo judia, Ester também teria experiência de jejuar. Ela saberia como tomar cuidado para não causar danos à sua saúde.
Ester e todos que participaram do jejum provavelmente passaram muito desse tempo em oração, pedindo por livramento. Esse jejum não era um simples pedido por vitória na vida, era um clamor a Deus para mudar uma situação extremamente perigosa. O jejum de Ester foi uma forma de mostrar dependência total em Deus, o único que poderia salvar sua vida.
 Por: Marco Antonio Lana (Teólogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário