terça-feira, 19 de setembro de 2017

O DIABO EXISTE? QUEM É O DIABO?





Sim, a Bíblia diz claramente que o diabo existe. O diabo é um ser criado por Deus mas que se rebelou contra Ele. O diabo quer nos destruir e tenta nos induzir ao pecado. No Juízo Final o diabo será destruído no lago de fogo.

O diabo é uma metáfora para o mal?


Não, o diabo não é apenas uma metáfora para o mal. O diabo é uma pessoa. A Bíblia diz que o diabo é um ser espiritual, como os anjos. Ele foi criado por Deus mas escolheu o mal. Por isso ele está debaixo da condenação de Deus. Agora o diabo luta contra Deus e tenta destruir Suas obras ("Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar." 1 Pedro 5,8).

O diabo não é uma entidade abstrata, é um indivíduo com personalidade. A Bíblia nos mostra o diabo conversando com pessoas, cara a cara. Ele tomou a forma de uma serpente para enganar Eva e pode se disfarçar como anjo de luz ("E isso não é de admirar, pois até Satanás pode se disfarçar e ficar parecendo um anjo de luz. " 2 Coríntios 11,14). O diabo vive na parte espiritual do mundo, podendo entrar dentro de pessoas e influenciar suas ações ("Então Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze discípulos." Lucas 22,3).

O diabo é um deus maléfico?

Não, o diabo não é um deus. Ele gostaria de ser adorado como um deus mas é apenas um ser criado por Deus. O diabo é forte mas não é todo-poderoso, é inteligente mas não sabe tudo. Ele apenas pode imitar (mal) as obras de Deus.

O diabo já foi derrotado por Deus. Quando Jesus morreu e ressuscitou, ele derrotou o poder do diabo ("14Os filhos, como ele os chama, são pessoas de carne e sangue. E por isso o próprio Jesus se tornou igual a eles, tomando parte na natureza humana deles. Ele fez isso para que, por meio da sua morte, pudesse destruir o Diabo, que tem poder sobre a morte. 15 - E também para libertar os que foram escravos toda a sua vida por causa do medo da morte." Hebreus 2,14-15). O diabo já sabe que perdeu. No fim dos tempos, ele será lançado no lago do fogo.

O diabo pode controlar as pessoas?

O diabo apenas pode controlar quem o deixa ter controle. Quem vive no pecado dá poder ao diabo na sua vida ("Quem continua pecando pertence ao Diabo porque o Diabo peca desde a criação do mundo. E o Filho de Deus veio para isto: para destruir o que o Diabo tem feito." 1 João 3,8). O diabo também pode enviar seus demônios para causar problemas. Mas o diabo não tem poder absoluto sobre as pessoas. Com Jesus, podemos ficar livres do poder do diabo.

O diabo trabalha principalmente por influência. Ele traz tentação e tenta convencer as pessoas a pecar. O diabo é enganador e é muito bom mentiroso ("Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras." João 8,44). Ele usa subtileza para destruir a vida das pessoas.

O diabo e o cristão

Quem aceitou Jesus como seu salvador está livre do poder do pecado. O diabo já não tem direito sobre sua vida. Com a ajuda de Jesus, podemos resistir ao diabo e rejeitar sua influência ("Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês." Tiago 4,7).

O diabo não gosta quando alguém aceita Jesus e quer causar danos. Por isso, é muito importante vestir a armadura de Deus para resistir aos seus ataques ("Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. 12Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão" Efésios 6,11-12). Em Jesus podemos ter vitória sobre o diabo!

Outros nomes do diabo na Bíblia

Os nomes do diabo na Bíblia nos ajudam a entender melhor quem ele é. Diabo significa “acusador”. Ele acusa as pessoas, tentando levá-las ao inferno. Seus outros nomes são:

Satanás – significa adversário; o diabo está contra nós – "Chegou o dia em que os servidores celestiais vieram apresentar-se diante de Deus, o Senhor, e no meio deles veio também Satanás" Jó 1,6
Belzebu – significa “rei das moscas”; o diabo é o rei das coisas desprezíveis – "Alguns fariseus ouviram isso e responderam:
— É Belzebu, o chefe dos demônios, quem dá poder a este homem para expulsar demônios." Mateus 12,24
Belial – significa “imprestável” – "Como podem Cristo e o Diabo estar de acordo? O que é que um cristão e um descrente têm em comum?" 2 Coríntios 6,15
Destruidor – que em hebraico é Abadom e em grego é Apoliom – "Eles tinham um rei que os governava, que era o anjo que toma conta do abismo. O seu nome em hebraico é Abadom e em grego é Apolião (isso quer dizer “O Destruidor”)" Apocalipse 9,11
Maligno – não há nada de bom no diabo – "E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno " Efésios 6,16

Nenhum comentário:

Postar um comentário