quinta-feira, 21 de setembro de 2017

BLASFEMAR CONTRA O ESPIRITO SANTO




Blasfêmia é falar mal de Deus ou das coisas de Deus.

Blasfemar significa insultar ou difamar Deus, dizendo mentiras sobre Ele. Quem blasfema mostra desprezo por Deus.

Nossa atitude deve ser de amor e respeito por Deus. Ele é poderoso e perfeito e ainda nos ama! Blasfêmia é rejeitar Deus de forma consciente. Algumas formas de blasfêmia são:

  • Rejeitar Jesus como salvador
  • Amaldiçoar Deus
  • Falar mal de Deus e de Suas obras
Blasfêmia na Bíblia

No Antigo Testamento, o castigo pela blasfêmia era a morte por apedrejamento (Levítico 24,15-16).

O amor e o respeito por Deus deveriam ser a base da nação de Israel. Blasfemar era um pecado muito grave e não podia ser tolerado.

Jesus avisou que a blasfêmia é um pecado sério. Não há salvação para o blasfemo que rejeita Deus completamente e se recusa a reconhecer Sua ação, como os fariseus fizeram quando acusaram Jesus de trabalhar para o diabo (Mateus 12,24).

Os líderes religiosos acusaram Jesus de blasfêmia porque ele dizia ser igual a Deus, o que, a seu ver, rebaixava Deus. Eles usaram a acusação de blasfêmia para virar o povo contra Jesus, porque a blasfêmia era um pecado sério que revoltava os judeus (João 10,31-33).

Blasfêmia tem perdão?


Sim, blasfêmia tem perdão, se a pessoa se arrepender. Deus não rejeita ninguém que se arrepende. O único pecado imperdoável é a blasfêmia contra o Espírito Santo (Mateus 12:30-32). Quem comete esse pecado não se arrepende, porque o verdadeiro arrependimento só acontece pela ação do Espírito Santo, que a pessoa rejeitou. Se você ama Deus, você não corre perigo de cair nesse pecado.


O que é o pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo?
A blasfêmia contra o Espírito Santo é uma rejeição total e contínua de Deus e é o único pecado que não tem perdão. Quem blasfema contra o Espírito Santo o rejeita completamente, não chegando nunca ao arrependimento.

Jesus disse que todos os pecados serão perdoados, exceto a blasfêmia contra o Espírito Santo (Marcos 3:28-29). A Bíblia não diz exatamente o que é a blasfêmia contra o Espírito Santo mas podemos entender o que significa pelo contexto.

Os fariseus tinham acusado Jesus de expulsar demônios pelo poder de Belzebu, o príncipe dos demônios. Jesus lhes explicou que isso era ridículo, porque Satanás não trabalha contra si mesmo. Jesus também avisou que só há dois lados: quem não está com ele está contra ele (Mateus 12:30-31). Depois ele disse que todo o pecado, exceto a blasfêmia contra o Espírito Santo, seria perdoado.

A blasfêmia é um insulto a Deus, ou rejeitar Deus de forma consciente. Mas Jesus disse que até a blasfêmia poderia ser perdoada. Apenas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada. Mateus 12:32 explica que a blasfêmia contra o Espírito Santo é falar contra o Espírito Santo. Falar contra significa se opor, rejeitando ativamente.

Contra toda a evidência, os fariseus estavam rejeitando Jesus. Mas Jesus disse que até isso poderia ser perdoado. O verdadeiro perigo é rejeitar o Espírito Santo.

A função do Espírito Santo é convencer do pecado e levar ao arrependimento. Para ser salvo, a pessoa precisa se arrepender dos seus pecados (João 16,7-8; Atos dos Apóstolos 3,19-20). Por isso, quem blasfema contra o Espírito Santo não pode ser perdoado porque rejeita a convicção do Espírito e o arrependimento. Rejeitar o arrependimento é blasfêmia porque insulta Deus, que deu tudo para trazer a salvação e a libertação do pecado.

Será que cometi blasfêmia contra o Espírito Santo?

Se você está arrependido, então não cometeu blasfêmia contra o Espírito Santo. Jesus NUNCA rejeita quem vem a ele. Confesse seu pecado e você receberá perdão (João 6,37; 1 João 1,9).

Quem comete blasfêmia contra o Espírito Santo não sente remorso porque rejeitou completamente o arrependimento. A blasfêmia contra o Espírito Santo é uma rejeição total e contínua de Deus. Quem se sente triste por seu pecado e quer ter um relacionamento com Deus claramente não cometeu blasfêmia contra o Espírito Santo. Ainda há esperança para essa pessoa.

Por: Marco Antônio Lana (Teólogo Biblista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário