domingo, 3 de setembro de 2017

ANÁLISE DA ORAÇÃO AVE MARIA




(1ª parte)


Ave Maria cheia de GRAÇA, (Lc 1,28)
o Senhor é convosco, (Lc 1,28)
bendita sois vós entre as mulheres (Lc 1,42)
e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. (Lc 1,42)
(2ª parte)

Santa Maria, mãe de Deus, (Jo 1,12; Mt 1,23; Lc 1,43)
Rogai por nós pecadores, (Jo 2,1-5)
agora e na hora de nossa morte. (Jo 19,25-27)
Amém.


A primeira parte da oração é a saudação do anjo Gabriel à Ssma Virgem (Lc 1,28-31). A segunda parte da Ave Maria foi um grito de socorro dos fiéis pela mãe, ainda quando a Igreja nascia e muitos ficavam a esperar o momento de suas mortes. Isabel cheia do Espirito Santo reconhece que Maria é a mae do seu Senhor (Deus) – Lc 1,41-43.

VAMOS FAZER UMA ANALIZE MAIS PROFUNDA DA ORAÇAO:

"Cheia de graça", e toda dedicada àquele que nela vem habitar e que ela vai dar ao mundo.

Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus". Depois da saudação do anjo, tomamos nossa a palavra de Isabel. "Repleta do Espírito Santo" (Lc 1,41), Isabel é a primeira na longa série das gerações que declaram Maria bem-aventurada: "Feliz aquela que creu..." (Lc 1,45): Maria é "bendita entre as mulheres" porque acreditou na realização da palavra do Senhor. Abraão, por sua fé, se tornou uma benção para "todas as nações da terra" (Gn 12,3). Por sua fé, Maria se tornou a mãe dos que crêem, porque, graças a ela, todas as nações da terra recebem Aquele que é a própria benção de Deus: "Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus".

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós..." Com Isabel também nós nos admiramos: "Donde me vem que a mãe de meu Senhor me visite?" (Lc 1,43). Porque nos dá Jesus, seu filho, Maria é Mãe de Deus e nossa Mãe; podemos lhe confiar todos os nossos cuidados e pedidos: ela reza por nós como rezou por si mesma: "Faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,38). Confiando-nos à sua oração, abandonamo-nos com ela à vontade de Deus: "Seja feita a vossa vontade".

Rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte". Pedindo a Maria que reze por nós, reconhecemo-nos como pobres; pecadores e nos dirigimos à "Mãe de misericórdia", à Toda Santa. Entregamo-nos a ela "agora", no hoje de nossas vidas. E nossa confiança aumenta para desde já entregar em suas mãos "a hora de nossa morte". Que ela esteja então presente, como na morte na Cruz de seu Filho, e que na hora de nossa passagem ela nos acolha como nossa Mãe, para nos conduzir a seu Filho, Jesus, no Paraíso.

Nota: Sou Catlico Apóstólico Romano. Mas vamos ser verdadeiro. Biblicamente falando  Gabriel é anjo, e não arcanjo (Lucas 1,26 – Biblia Ave Maria e Biblia Pastoral). Miguel é arcanjo (Judas 9 – Biblia Ave Maria e Biblia Pastoral). Gabriel significa “Mensageiro de Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário