quinta-feira, 21 de setembro de 2017

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE IMAGENS?


Resultado de imagem para idolatria


A Bíblia diz que imagens são coisas mortas que não devemos adorar. Imagens estão muitas vezes associadas a idolatria (adoração de coisas que não são Deus).

O 2º Mandamento deixa claro que é errado fazer imagens para adorar, ou prostrar-se diante de imagens (Êxodo 20,4-5). Isso é idolatria. Só Deus é digno de adoração, mais ninguém. Imagens não têm poder algum porque são coisas mortas, criadas por pessoas. Não trazem sorte nem abrigam um deus (Jeremias 10,5).

Imagens que não são idólatras são permitidas na Bíblia para embelezar lugares. No templo havia imagens de flores e frutas para decoração. No Santo dos Santos e na Arca da Aliança havia imagens de querubins, para lembrar que esse era um lugar sagrado (1 Reis 6,27-29).

Quando o povo no deserto estava morrendo de picadas de cobras, Deus mandou Moisés fazer uma serpente de bronze. Todo o que olhasse para ela seria curado. Não era preciso adorá-la nem sequer orar para ela, só olhar (Números 21,8-9). Mas quando o povo começou a adorar a estátua, o rei Ezequias a destruiu, porque se tinha tornado idolatria (2 Reis 18,4).

Cristãos podem ter imagens em casa?

Depende da imagem. A Bíblia proíbe imagens para idolatria mas não proíbe outros tipos de imagens. Cada crente deve usar a consciência para decidir que tipo de imagens pode ter em casa (Romanos 14,12).

Nosso mundo está cheio de imagens. Uma imagem é uma representação visual de alguma coisa. Usamos imagens para: nos expressar, transmitir uma mensagem, guardar uma lembrança, decoração... Uma imagem pode ser boa ou má, dependendo da mensagem que transmite – muitas imagens transmitem mensagens boas e até bíblicas, mas outras transmitem mensagens erradas, como um apelo ao pecado da nossa atitude perante ela – a mesma imagem pode causar reações diferentes em pessoas diferentes: uma pessoa pode sentir alegria enquanto outra sente raiva ou tristeza

Por exemplo, uma imagem pornográfica tem uma mensagem ruim, porque apela claramente ao pecado. Não é bom ter em casa imagens que convidam ao pecado (1 Tessalonicenses 5:22). Por outro lado, um presépio de Natal, que tem uma mensagem boa, pode ser interpretada de formas diferentes. Uma pessoa pode se lembrar do nascimento de Jesus e dar graças a Deus, enquanto outra pessoa pode sentir vontade de adorar a imagem! Para a primeira pessoa a imagem é boa mas para a segunda pessoa a imagem é ruim.

Imagens na Bíblia

O segundo mandamento proíbe a criação de imagens para adoração (Deuteronômio 5,8-10). Adorar, reverenciar ou prestar culto a imagens é idolatria. Só devemos adorar a Deus. Se você sente vontade de adorar uma imagem, tire essa imagem de sua casa.

Quando as pessoas se voltavam para Deus, tiravam os ídolos de sua casa (Gênesis 35,2-3). Esse era um sinal de sua dedicação total a Deus. Não é aconselhável ter imagens de culto de outras religiões em casa, porque transmite a mensagem errada.

Por outro lado, não há problema nenhum em ter imagens para decoração e lembrança. O templo de Deus tinha várias imagens decorativas que celebravam a beleza da criação e ajudavam a lembrar a glória e o poder de Deus. Essas imagens não induziam ninguém ao pecado (1 Reis 6,27-29).

A Bíblia também nos dá um bom exemplo de como a mesma imagem pode ser boa numa situação e ruim noutra. Quando o povo de Israel estava no deserto, muitos foram picados por cobras e estavam morrendo. Então Deus mandou Moisés criar uma serpente de bronze. Todo que olhasse para a serpente seria curado (Números 21,8-9). Essa imagem era boa porque foi uma forma de Deus livrar seu povo. Mas, séculos depois, a serpente de bronze se tornou um ídolo. As pessoas tinham tornado essa imagem em uma coisa ruim. Por isso, o rei Ezequias a destruiu (2 Reis 18,4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário