domingo, 24 de setembro de 2017

DIABO - PORQUE DEUS CRIOU O DIABO?




A Bíblia não diz por que Deus criou o diabo mas diz que Deus criou tudo para ser bom (Gênesis 1:31). Deus sabe todas as coisas, então Ele sabia que o diabo iria se rebelar. Mesmo assim, Deus achou que valia a pena criar o diabo.

Deus criou o diabo para ser um anjo mas o diabo escolheu se rebelar contra Deus. O diabo tem livre-arbítrio, tal como nós. Ele foi criado para ser bom mas podia escolher se queria ser bom ou não. Quando o diabo rejeitou Deus, ele se tornou ruim, porque tudo que é bom vem de Deus.

Deus vê e conhece tudo – o passado, o presente e o futuro (Isaías 46:9-10). Por isso, quando criou o diabo, Ele já sabia que ele iria se tornar ruim. A Bíblia não explica por que Deus achou que era boa ideia criar o diabo, que iria causar tanto sofrimento. Mas a Bíblia diz que Deus tem um plano bom e que todas as coisas que faz e deixa acontecer fazem parte desse plano (Romanos 8:28).

A perspetiva de Deus

Para entender um pouco da razão por que Deus criou o diabo, precisamos entender algumas coisas sobre Deus:

Deus é amor (1 João 4:8-9). Ele ama todos e fica triste quando alguém se rebela contra Ele. Deus não quer que ninguém vá para o inferno (Ezequiel 18:32). Ele nos ama tanto que morreu na cruz e ressuscitou para podermos ser salvos.

Mas Deus também é justo. Ele não tolera o mal (Salmos 5:4). Deus nos deixa escolher se O vamos amar ou não (sem poder de escolha, não há amor). Quem escolhe o mal e se rebela contra Deus não pode ficar na Sua presença. O inferno é simplesmente uma eternidade completamente separado de Deus, a fonte da vida e de tudo que é bom (Tiago 1:17).

Talvez Deus criou o diabo para nos mostrar que temos uma escolha. Deus não nos obriga a amá-Lo, porque isso não seria amor. No diabo, Deus nos mostra a alternativa ao Seu amor. No diabo, Deus nos mostra o que é uma vida sem Deus.

Talvez Deus criou o diabo para mostrar que Seu amor é melhor. Deus usa até as obras do diabo para mostrar como Seu amor por nós é grande! (Romanos 5:20-21) Ou talvez Deus tem um plano maior, que nós não entendemos. De qualquer jeito, com todas as escolhas erradas que nós e o diabo fazemos, Deus usa tudo para fazer algo belo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário