segunda-feira, 11 de setembro de 2017

O que quer dizer seio de Abraão? Quando morremos?

Entendemos “Seio de Abraão” como o nome que os hebreus davam ao lugar para onde iam os justos e tementes a Deus depois de sua morte. Existia essa crença entre os hebreus que as pessoas que na sua vida seguiram os ensinamentos de Deus, consideradas boas pessoas eram recolhidas, logo após o falecimento, para estarem na convivência com Deus e dos patriarcas, (personagens importantes na história do povo de Deus). Desta forma era inaugurada a fase definitiva da História da Salvação (conforme o evangelista Lucas 16,22-23)
"22 Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado. 23 No inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio. Lucas 16,22-23) Bíblia Almeida.
22 - O pobre morreu e foi levado pelos anjos para junto de Abraão, na festa do céu. O rico também morreu e foi sepultado. 23-Ele sofria muito no mundo dos mortos. Quando olhou, viu lá longe Abraão e Lázaro ao lado dele" (Lc 16,22-23 - NTLH)
Portanto, o Seio de Abraão é o lugar para onde se reúnem as almas dos justos, considerados salvos, porque levaram uma vida segundo os ensinamentos de Deus para aguardarem a volta de Cristo. No final dos tempos, os vivos receberão corpos transformados e os mortos em Cristo (os que estão no seio de Abraão) receberão corpos incorruptíveis. O seio de Abraão, também chamado de Seio do Pai, é um lugar celestial, paradisíaco, localizado numa das camadas do Céu ("Ninguém nunca viu Deus. Somente o Filho único, que é Deus e está ao lado do Pai, foi quem nos mostrou quem é Deus." João 1,18). Portanto, o Seio de Abraão é igual ao regaço do Pai: um lugar de repouso celestial, e um local de descanso das lidas desta vida ("10-O Senhor Deus vem vindo cheio de força; com o seu braço poderoso, ele conseguiu a vitória. E ele traz consigo o povo que ele salvou. 11-Como um pastor cuida do seu rebanho, assim o Senhor cuidará do seu povo; ele juntará os carneirinhos, e os carregará no colo, e guiará com carinho as ovelhas que estão amamentando.Isaías 40,10-11).
Nota: Conforme a Bíblia de Jerusalém edição 1982, seio e Abraão é uma antiga expressão hebraica semelhante à locução bíblica “reunir-se a seus pais”, isto é aos patriarcas ("E o Senhor disse a Moisés: — Você vai morrer logo, e então este povo se tornará infiel, indo atrás dos deuses da terra em que vão entrar. Eles me abandonarão e assim quebrarão a aliança que fiz com eles." Dt 31,16) pág. 1366, nota "c".
A realidade pós morte

Ao morrer o temente a Deus se dirigirá ao Seio de Abraão, que é uma espécie de ante - sala do Céu, para aguardar o desfecho final, a espera da primeira ressurreição ("No dia em que o senhor, ó rei, os combater, o seu povo se apresentar como voluntário. Como o orvalho da madrugada, os jovens se encontrarão com o senhor nos montes sagrados." Salmo 110,3). É um momento de especial conforto e bem estar, daqueles que já tem a certeza da participação da glória futura. E do agrado de Jesus estas almas que se encontram no Seio de Abraão, pois foram pessoas que Lhe serviram e que Lhe foram fiéis.
Obs. Purgatório não é uma doutrina de Deus e sim uma doutrina humana. E Jesus nos deixa bem claro que nos fins dos tempos as almas que serão salvas irão para o céu (vida eterna) e as não salvas irão para o inferno (sofrimento eterno).

Nenhum comentário:

Postar um comentário