quinta-feira, 21 de setembro de 2017

BÍBLIA - BATALHA ESPIRITUAL


Imagem relacionada

O que a Bíblia fala sobre batalha espiritual?
l
A Bíblia mostra que existe uma batalha espiritual entre os servos de Deus e os servos do diabo. Todo crente está envolvido na batalha espiritual. Devemos resistir ao adversário mas não precisamos ter medo dele, porque Deus é mais forte que todos os nossos inimigos.

A Bíblia diz que nossa luta não é contra seres humanos. A verdadeira batalha é contra forças espirituais malignas que têm autoridade sobre nosso mundo (Efésios 6,11-12). O diabo que destruir a humanidade e ele não desiste quando uma pessoa se converte. Por isso, precisamos estar prontos para lutar (1 Pedro 5,8-9)..

O que é a batalha espiritual?

A batalha espiritual é nossa luta contra tudo que nos afasta de Deus. Os nossos três grandes inimigos são:

O diabo – ele governa as forças espirituais em rebelião contra Deus – João 10,10

O mundo – o mundo está amaldiçoado por causa do pecado, é dominado pelo diabo e tem muitas tentações – 1 João 5,19

Nossa velha natureza – todos temos certa tendência para pecar e precisamos lutar contra esses desejos errados – Gálatas 5,16-17

Esses três inimigos podem atuar juntos ou separados contra nós. Não podemos culpar tudo apenas no diabo. Mesmo quando somos influenciados ou tentados, se pecarmos, a responsabilidade é nossa. A Bíblia diz que devemos:

Resistir ao diabo – rejeitando suas mentiras e declarando a verdade da Bíblia – Tiago 4,7

Não nos contaminar com o mundo – escolhendo obedecer a Deus e não aos padrões do mundo – 1 João 2,15-17

Mudar nossos pensamentos – submetendo tudo a Deus, para que Sua vontade se torne nossa vontade – Romanos 12,2; 2 Coríntios 10,4-5

Como vencer a batalha espiritual?

Boas notícias: Jesus já venceu! Na cruz, Jesus derrotou o diabo, o mundo e o pecado. Jesus até derrotou a morte, quando ressuscitou. Por isso, a vitória é nossa (1 João 5,4-5).

Mas, mesmo sabendo que já foi derrotado, o diabo não desiste (Apocalipse 12,12). Por isso, precisamos vestir toda a armadura de Deus:

O cinto da verdade.

O cinto é importante porque une a armadura. Conhecer a verdade é essencial para firmar a fé e garantir a vitória. Jesus é a Verdade. - João 8:32

Para vestir o cinto da verdade é importante estudar a Bíblia e aceitar a verdade de Jesus Cristo para sua vida. Também é importante ser honesto, rejeitando a mentira (Efésios 4:25). Todo o cristão deve falar a verdade em amor.

A couraça da justiça.


A couraça da justiça é um elemento da armadura de Deus, que nos protege na batalha espiritual. A justiça de Deus protege o coração. Ter o coração voltado para a justiça de Deus é muito importante na vida do cristão.


Todo cristão enfrenta uma batalha espiritual. Por isso, Deus nos deu uma armadura espiritual para nos proteger. A justiça de Deus protege áreas importantes de nossa vida, como as inclinações e os sentimentos (Efésios 6:14). Por isso, é importante conhecer e lembrar da justiça de Deus.

Deus, em Sua justiça, não deixa nenhum pecado sem castigo. Mas, como todos pecamos, Deus enviou Jesus para levar o castigo por nós. Agora quem é salvo tem Jesus morando dentro dele e vive pela justiça de Jesus, que foi castigado em seu lugar. Assim, a justiça de Deus nos salva (Romanos 3:21-24).

Como a couraça da justiça nos protege?

A couraça protege o coração e outros órgãos vitais do soldado. Não podemos viver sem os órgãos vitais mas eles são frágeis e ficam vulneráveis em batalhas. Como uma couraça, a justiça de Deus protege áreas de nossa vida que são muito importantes mas frágeis.

Podemos vestir a couraça da justiça refletindo na justiça de Deus e aplicando à nossa vida. A couraça da justiça:

Leva ao arrependimento – a justiça perfeita de Deus realça nossas falhas e mostra que precisamos do perdão de Deus e de Sua ajuda para mudar

Livra da culpa – Jesus justifica todo aquele que se arrepende; pela justiça de Deus não precisamos viver presos pela culpa de pecados perdoados – 1 Pedro 2:24

Protege do pecado – sabemos que, pela justiça de Deus, todo pecado tem consequências; isso nos leva a pensar duas vezes antes de ceder à tentação

Destrói a indiferença – cria o desejo de ver justiça feita e a coragem para lutar pela justiça – Mateus 5:6

Vence o desespero – nas situações mais injustas sabemos que Deus está vendo e vai trazer justiça; uma dia Deus restaurará toda justiça – Isaías 51:4-5

A couraça da justiça nos torna espiritualmente mais fortes, para viver de acordo com a vontade de Deus, rejeitando o pecado e as mentiras do diabo.

Os pés calçados na prontidão do evangelho da paz


Nossos sapatos protegem os pés, que nos levam para onde queremos ir. O evangelho da paz nos leva na direção certa para a vitória. Só a paz e o amor podem vencer o ódio e a violência (Romanos 12:18-19).


Para calçar a prontidão do evangelho da paz o crente precisa rejeitar a ira e a violência. Jesus veio para trazer reconciliação, unindo crentes em amor. Perdoar é muito importante para promover a paz.

O escudo da fé


O escudo serve para se defender contra setas e outros ataques. O escudo protege de forma ativa, defendendo de vários ângulos. A fé em Jesus também é ativa, que nos protege em várias situações.
Para usar o escudo da fé, é preciso decidir acreditar na verdade da Bíblia e agir de acordo com essa crença. A fé é firmada quando entramos em ação, obedecendo a Deus (Romanos 1:17).

O capacete da salvação


O capacete guarda a cabeça. A confiança na salvação também guarda nossa mente e nossos pensamentos.
Para colocar o capacete da salvação, o crente deve lembrar que Jesus o salvou e nada nem ninguém o pode separar dele (Rm 8,38-39). Sabendo que Jesus o salvou, o crente pode rejeitar o pecado com confiança, porque sabe que está liberto.
A espada do Espírito, que é a palavra de Deus

A espada do Espírito é a palavra de Deus, que faz parte da armadura de Deus. A palavra de Deus nos ajuda a vencer a batalha espiritual. Por isso, é muito importante conhecer a palavra de Deus.


Todo cristão precisa vestir a “armadura de Deus” para enfrentar a batalha espiritual contra o diabo e a tentação do pecado. A espada do Espírito é eficaz para destruir os ataques do inimigo (Efésios 6,17). A palavra de Deus revela a verdade, liberta, prepara e fortalece.

Como usar a espada do Espírito?
A espada serve para o soldado matar o inimigo e se defender de ataques. Da mesma forma, a palavra de Deus pode ser usada para nos proteger e para libertar do poder do inimigo. A palavra de Deus:
Salva – a fé vem por ouvir a palavra de Deus sobre a salvação em Jesus; assim, a palavra de Deus salva da escravidão do pecado e da destruição eterna – Romanos 10:17

Liberta – quando entendemos a palavra de Deus, sua verdade nos liberta de pecados, culpa, crenças erradas, mentiras destrutivas, desespero... - João 8:32

Prepara – a palavra de Deus nos ajuda a ficar prontos para enfrentar as lutas da vida e fazer a vontade de Deus – 2 Timóteo 3:16-17

Protege – quando enfrentamos tentações e ataques do inimigo, podemos usar a palavra de Deus para nos defendermos, escolhendo crer na verdade de Deus – Tiago 4:7

Corrige – a palavra de Deus revela as coisas na nossa vida que precisam ser mudadas, para vivermos mais de acordo com a vontade de Deus – Hebreus 4:12-13

Para usar a espada do Espírito, é importante estudar a Bíblia. A Bíblia é a palavra de Deus. Quando conhecemos a palavra de Deus e deixamos que toque em nosso coração, descobrimos como usar a espada do Espírito.


Além disso, precisamos orar. A oração é muito poderosa e nos aproxima de nosso Deus vitorioso. Ele nos orienta e ajuda a vencer o mal com o bem (Romanos 12,21).


Nenhum comentário:

Postar um comentário