quarta-feira, 20 de setembro de 2017

O que a Bíblia diz sobre o arrebatamento? Quando será o arrebatamento da igreja?



A Bíblia diz que quando os mortos em Cristo ressuscitarem, todos os cristãos que estão vivos serão arrebatados para o Céu. Ninguém sabe quando acontecerá mas será nos últimos tempos.

O que é o arrebatamento?

O arrebatamento é quando os salvos que estão vivos serão levados para o Céu, junto de Jesus, sem morrerem (1 Ts 4,17 - "Então nós, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos para sempre com o Senhor."). Enoque e Elias foram arrebatados, subiram vivos ao Céu ("Ele viveu sempre em comunhão com Deus e um dia desapareceu, pois Deus o levou." - Gn 5,24; "E assim foram andando e conversando. De repente, um carro de fogo puxado por cavalos de fogo os separou um do outro, e Elias foi levado para o céu num redemoinho." 2Rs 2,11). Também Jesus, depois que ressuscitou, subiu ao Céu, enquanto seus discípulos olhavam ("Depois de ter dito isso, Jesus foi levado para o céu diante deles. Então uma nuvem o cobriu, e eles não puderam vê-lo mais. 10Eles ainda estavam olhando firme para o céu enquanto Jesus subia, quando dois homens vestidos de branco apareceram perto deles 11e disseram:" At 1,9-10).

Quando vai ser o arrebatamento?

O arrebatamento vai acontecer quando Jesus voltar para buscar os salvos, nos últimos tempos ("Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. 3E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também.Jo 14,2-3). Jesus dará a ordem, uma trombeta soará, Jesus descerá à terra, os mortos ressuscitarão e depois os vivos serão arrebatados ("Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro. 17Então nós, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos para sempre com o Senhor." 1Ts 4,16-17). Ninguém sabe quando isso será e poderá acontecer em qualquer altura, por isso temos de estar sempre preparados.
Há muito debate sobre se acontecerá antes, durante ou depois da grande tribulação mencionada em Mt 24,21 - "Porque naqueles dias haverá um sofrimento tão grande como nunca houve desde que Deus criou o mundo; e nunca mais acontecerá uma coisa igual."
As duas teorias principais são:

Pré-tribulação

Algumas pessoas acreditam que o arrebatamento da igreja vai acontecer antes da grande tribulação, deixando todos que não creem na terra para sofrerem. Também acreditam que alguns ainda poderão ser salvos depois do arrebatamento. Nesse caso, a segunda vinda de Jesus aconteceria em outra ocasião, bastante tempo depois do arrebatamento. Ao contrário da segunda vinda de Jesus, o arrebatamento aconteceria em segredo, deixando muitas pessoas confusas.

Pós-tribulação

Outras pessoas acreditam que os salvos serão arrebatados depois da grande tribulação. Isso acontecerá na altura da segunda vinda de Jesus. Os mortos ressuscitarão e os salvos que estão vivos serão arrebatados e Jesus trará julgamento e justiça sobre a terra. O arrebatamento e a segunda vinda de Jesus não acontecerão em fases distintas.
Como não sabemos o futuro, é impossível dizer com certeza absoluta se alguma dessas teorias está certa. Muito do que está escrito sobre o fim dos temos é simbólico e tudo depende da forma como interpretamos os símbolos. Também é bom lembrar que Deus tem uma noção de tempo muito diferente da nossa ("Meus queridos amigos, não esqueçam isto: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia." - 2Pd 3,8).
O mais importante do arrebatamento é que vai acontecer um dia. Saber quando e como não é essencial. Sabendo que vai acontecer, temos uma boa motivação para continuar a seguir a Cristo e endireitar nossas vidas ("Por isso, meus amigos, enquanto vocês esperam aquele dia, façam o possível para estar em paz com Deus, sem mancha e sem culpa diante dele" - 2Pd 3,14). O arrebatamento é a promessa da vida eterna para todos que aceitam Jesus como seu salvador ("Deus não nos escolheu para sofrermos o castigo da sua ira, mas para nos dar a salvação por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, 10que morreu por nós para podermos viver com ele, tanto se estivermos vivos como se estivermos mortos quando ele vier." 1Ts 5,9-10).


Nenhum comentário:

Postar um comentário