sábado, 9 de setembro de 2017

A sabedoria de Mirian para superar as crises


Resultado de imagem para Miriam biblia

O Faraó havia determinado que cada egípcio deveria matar os meninos que nascessem das hebreias (Ex 1:22). Essa ordem colocou em risco a vida de Moisés, que era ainda um bebê. Mas a estratégia da mãe de Moisés e Mirian, sua irmã, salvou a vida Dele. Mas não foi fácil. A menina Mirian mostrou uma sabedoria grandiosa ao seguir o menino que fora colocado num cesto no rio, convencendo a filha de faraó a entregar o menino à própria mãe para que cuidasse dele por um tempo (Ex 2:7). Ela salvou a vida de Moisés com a sua forma sábia de lidar com as situações adversas!

Miriã era a irmã mais velha de Moisés, a criancinha que havia sido colocado num cesto de junco a fim de que fosse salvo da morte.

O decreto de Faraó foi desumano, duro e impiedoso: Toda criança hebréia do sexo masculino deveria ser morta… e a menina Miriã sofria por causa do irmãozinho recém-nascido.

Filha de Joquebede e Anrão, ela sabia que a situação era difícil mas…

1- ela aprendeu com seus pais a confiar no Senhor. Seu coração sabia que a situação não era fácil e por isso ela tinha medo… ela tinha somente doze anos… era ainda uma criança;
2- ela aprendeu com seus pais a amar seus irmãos. Certamente, ela juntamente com eles, orava ao Senhor pela vida do seu irmão. Ela o amava e não queria que ele morresse;
3- ela aprendeu com seus pais a ser fiel à família. Ela espreitava de longe o rumo do cesto que havia sido lançado no rio Nilo e onde se encontrava o seu irmãozinho Moisés. Ela, apesar de ser ainda uma criança, não revelou a ninguém que seu irmão estava escondido em sua casa para não ser morto. Ela aprendeu a ser fiel e leal à sua família.

Miriã, mesmo sendo tão jovem, tinha uma natureza forte e decidida. Tudo isto ela aprendeu com sua mãe Joquebede que a ensinava a ser fiel, ter diligência, responsabilidade e prudência.

Ela foi cuidadosa, amorosa por cuidar, mesmo de longe, do seu irmão Moisés que era levado pela correnteza do rio.

Ela foi cuidadosa e amorosa ao perguntar à filha de Faraó: “… Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti?” (Êxodo 2:7b) Sabemos que esta hebréia era a sua própria mãe Joquebede. Vejam a providência e cuidado do Senhor.

E hoje façamos como nos aconselha a nossa irmã e escritora Elizabeth George: “Cultive fortes laços familiares. Esforce-se para que cada pessoa da família apóie e incentive as outras.” E ela ainda diz: “Ensinar seus filhos a ter amor, misericórdia, zelo e compaixão, bem como diligência, fidelidade, responsabilidade e prudência, virtudes que vemos em Miriã, começa com você, querida mãe. Seus filhos serão um espelho de seus méritos (bons exemplos). O que eles vêem em você e o que aprendem com suas ações: Você ceifará aquilo que semear (Gálatas 6:7)!”

Ressalto que os textos foram retirados do site: https://www.esbocandoideias.com/2015/03/dia-da-mulher-7-atitudes-de-mulheres-da-biblia-que-todo-cristao-deveria-imitar.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário