sábado, 23 de setembro de 2017

ANJOS - ARCANJO NA BÍBLIA




O que é um arcanjo?

Um arcanjo é um líder dos anjos. O único arcanjo cujo nome é revelado na Bíblia é o arcanjo Miguel. A Bíblia não diz quantos arcanjos existem.

O nome “arcanjo” aparece apenas duas vezes na Bíblia, em 1 Tessalonicenses 4,16 e Judas 1,9. Arcanjo significa líder de anjos e provavelmente significa um anjo com grande autoridade, que comanda outros anjos.

A Bíblia não fala diretamente sobre a função do arcanjo mas fala um pouco sobre o que o arcanjo Miguel faz:

Lidera o exército dos anjos de Deus – Apocalipse 12,7
Luta contra o diabo
Dá apoio a outros anjos – Daniel 10:12-13

Pela informação que temos sobre o arcanjo Miguel, um arcanjo deve ser um anjo muito poderoso, enviado por Deus para missões mais difíceis (como lutar pessoalmente com o diabo).

Todos os anjos servem e louvam a Deus, ajudam os crentes e lutam contra as forças do diabo. Os anjos estão organizados e têm hierarquia de comando. Um arcanjo será um anjo alto na hierarquia, com grande responsabilidade.

Quantos arcanjos existem?

A Bíblia não diz quantos arcanjos existem. As duas passagens onde a palavra “arcanjo” aparece falam apenas sobre um arcanjo. Por isso, só podemos ter a certeza que existe um arcanjo – Miguel.

Por outro lado, Daniel 10,13 indica que Miguel é um dos “príncipes supremos”, que provavelmente significa que existem outros anjos com a mesma posição de autoridade que ele. Por isso, é possível que existam outros arcanjos mas a Bíblia não diz quantos são nem seus nomes.

A Tradição (Doutrina Humana) Católica fala de três Arcanjos: Miguel, Rafael e Gabriel.

Quem são esses Arcanjos:

Arcanjo Miguel?

Miguel: Significa “quem é como Deus?”.
Miguel é um nome masculino e tem origem no hebraico Mikhael, formado a partir da junção dos elementos mikhayáh, e El, significando “quem é como Deus?”.

O arcanjo Miguel é um dos príncipes supremos entre os anjos. Ele é um anjo guerreiro, que luta contra o diabo e defende o povo de Deus. A Bíblia fala pouco sobre o arcanjo Miguel.

O arcanjo Miguel aparece 5 vezes na Bíblia:

Daniel 10:13 – um anjo apareceu ao profeta Daniel em uma visão e lhe explicou que só não tinha chegado mais cedo porque o príncipe da Pérsia (um agente de satanás) o impediu. Mas quando o arcanjo Miguel chegou e o ajudou, ele conseguiu chegar a Daniel. Veja aqui: quem é o anjo Gabriel?

Daniel 10:20-21; Daniel 11:1 - Miguel ajudou a lutar contra o príncipe da Pérsia e da Grécia e tinha recebido ajuda do anjo da visão de Daniel

Daniel 12:1 – o arcanjo Miguel virá no fim dos tempos e terá um papel importante que não é explicado

Judas 1:9 – o arcanjo Miguel entrou em uma disputa com o diabo pelo corpo de Moisés quando ele morreu. Nessa disputa Miguel mostrou sabedoria ao não entrar em difamações, mas deixou a repreensão para Deus

Apocalipse 12:7-9 – esta visão fala sobre uma grande batalha nos céus entre o exército dos anjos de Deus, liderado por Miguel, e o exército de satanás. Satanás perdeu e foi lançado à terra. Essa batalha não é a mesma que a grande batalha final quando o diabo será lançado no lago de fogo

Por essas 4 referências sabemos que Miguel é um arcanjo – um príncipe entre os anjos, ou anjo principal. Ele tem mais poder que alguns anjos e ajuda a lutar contra os elementos mais poderosos do exército de satanás. Miguel é um grande guerreiro e defende o povo de Deus.

O arcanjo Miguel é Jesus?

A Bíblia não diz que o arcanjo Miguel é Jesus. Na verdade, o arcanjo Miguel aparece tão pouco na Bíblia que é impossível encontrar uma associação clara com Jesus. Será mais sensato acreditar naquilo que a Bíblia diz que Miguel é: um anjo poderoso.

Quem acredita que o arcanjo Miguel é Jesus diz que:


  • Ele tem as mesmas funções que Jesus – proteger o povo de Deus, liderar a luta celestial contra as forças do diabo
  • Ele é o único arcanjo – na Bíblia não aparece nenhuma outra referência a um arcanjo, então Miguel deve ser o único, o príncipe supremo; Jesus é o Príncipe supremo sobre todos os servos de Deu
  • Jesus voltará quando soar a voz do arcanjo – essa voz poderá ser a voz do próprio Jesus – 1 Tessalonicenses 4:1

Quem acredita que o arcanjo Miguel é distinto de Jesus diz que:


  • Miguel não é Deus – Jesus é Deus; Miguel, enquanto disputava com o diabo, disse “o Senhor o repreenda”, implicando que ele não era o Senhor
  • Jesus é distinto dos anjos – o primeiro capítulo de Hebreus deixa bem claro que Jesus está muito acima dos anjos, ele não é apenas um anjo supremo. Leia aqui: Jesus é Deus?
  • A Bíblia fala pouco sobre os anjos em geral – só porque não fala sobre outros arcanjos não significa que não existam; Daniel 10:13 diz que Miguel é um dos príncipes supremos, não é o único

Arcanjo Rafael.


Rafael: Significa “Deus curou” ou “curado por Deus”.
O nome Rafael tem origem no hebraico Rephael, nome composto pela união dos elementos Repha, que significa “curou”, e el, que quer dizer “Deus”. Significa “Deus curou" ou "curado por Deus”.

De acordo com a Tradição (Doutrina Humana) Católica, o anjo Rafael é um anjo de cura. Ele é chamado de arcanjo, como o anjo Miguel. O anjo Rafael aparece no livro de Tobias (um dos sete livros a mais na Bíblia Católica).

Segundo esse livro, Rafael ajudou um jovem chamado Tobias em sua viagem. Tobias encontrou o anjo Rafael na estrada, disfarçado de homem. Rafael o ajudou a encontrar o caminho e a apanhar um peixe.

Seguindo o conselho de Rafael, Tobias guardou o fígado, o coração e o fel do peixe. O anjo Rafael guiou Tobias para a casa de uma mulher chamada Sara, para casar com ela. Todos os outros homens que tinham casado com Sara tinham sido mortos por um demônio na noite de núpcias. Mas o anjo Rafael orientou Tobias a usar o coração e o fígado do peixe para afugentar o demônio.

Tobias casou com Sara e sobreviveu à noite de núpcias. Então ele voltou com a esposa para a casa de seu pai, que era cego. Instruído pelo anjo Rafael, Tobias usou o fel do peixe para curar a cegueira de seu pai. Depois, o anjo Rafael desapareceu e Tobias não o viu mais.

A Bíblia Evangélica não fala nada sobre um anjo chamado Rafael. O livro de Tobias é considerado apócrifo (não aceito como divinamente inspirado) pelos evangélicos e não aparece na Bíblia protestante. A Bíblia evangélica somente fala o nome de dois anjos de Deus: Gabriel e Miguel.

Miguel é chamado um dos príncipes dos anjos, ou arcanjo (Daniel 10:13). Isso significa que poderão haver outros arcanjos mas não sabemos quantos são nem seus nomes. Não podemos dizer se existe de verdade um anjo chamado Rafael porque a Bíblia não nos dá essa informação.

Arcanjo Gabriel.

Gabriel: Significa “homem de Deus”, “homem forte de Deus”, “fortaleza de Deus”, “mensageiro de Deus”.
Gabriel tem origem no hebraico Gabriel, composto pela união dos elementos gébher, que significa “homem, homem forte”, e el, que quer dizer “Deus”.

Conforme a Tradição (Doutrina Humana) Católica Gabriel é um Arcanjo

O anjo Gabriel é um mensageiro de Deus. Na Bíblia o anjo Gabriel anunciou a vinda de Jesus ao mundo. Não temos muita informação sobre o anjo Gabriel, porque o mais importante é sua mensagem.

Gabriel na Bíblia

Gabriel aparece pela primeira vez na Bíblia quando ele foi interpretar a visão de Daniel sobre um carneiro e um bode. Gabriel apareceu a Daniel na forma de um homem e lhe explicou que a visão era sobre os tempos do fim (Daniel 8:15-17). Os animais representavam reinos e seus futuros.

Mais tarde, Gabriel apareceu outra vez a Daniel, depois que ele orou a Deus pedindo perdão pelos pecados de seu povo. Gabriel disse que Daniel era muito amado e que havia uma resposta para sua oração (Daniel 9:21-23). Gabriel lhe contou a profecia das setenta semanas, anunciando a vinda do Ungido – Jesus.

Muitos anos depois, o anjo Gabriel apareceu ao sacerdote Zacarias quando ele foi oferecer incenso a Deus no templo. Gabriel lhe disse para não ter medo. Zacarias e sua esposa já eram idosos mas o anjo Gabriel lhe contou que ele teria um filho chamado João. Esse filho iria preparar o povo para receber o Salvador.

Zacarias duvidou da mensagem. Gabriel lhe explicou que ele está sempre na presença de Deus e que ele foi enviado para lhe dar essa mensagem. Como castigo por sua incredulidade, Zacarias iria ficar mudo até o menino nascer (Lucas 1:19-20).

Seis meses depois de falar com Zacarias, o anjo Gabriel apareceu a uma jovem chamada Maria (Lucas 1:26-28). Ele saudou Maria e lhe disse para não ter medo. Ela iria ficar grávida e dar à luz o Filho de Deus! Quando Maria lhe perguntou como isso iria acontecer se ela era virgem, Gabriel explicou que o Espírito Santo viria sobre ela. Ele também lhe contou que Isabel, a esposa de Zacarias, estava grávida.

Assim, sabemos que o anjo Gabriel:
  • Fica na presença de Deus
  • Recebe mensagens diretamente de Deus para dar a algumas pessoas
  • Pode tomar uma forma parecida com um homem

Nenhum comentário:

Postar um comentário