segunda-feira, 25 de julho de 2011

VIVENDO EM CRISTO - LIÇÃO 9 – PROMOVENDO A UNIÃO

“Vede com que grandes letras vos escrevo com minha própria mão. Todos os que querem ostentar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne. Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão é coisa alguma, mas sim o ser uma nova criatura. E a todos quantos andarem conforme esta norma, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus. Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém”. – Gl 6,11-18.

INTRODUÇÃO:

Quando lemos a linda carta de Paulo aos Gálatas, podemos sentir a grande dificuldade que ele teve devido às peculiaridades dos cristãos galacianos. Podemos até ir mais longe, em todas as cartas de Paulo ás Igrejas, sentimos algo que lhes era bastante peculiar. Paulo percorreu a região da Galácia – “Atravessaram a região frígio – gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia;” At 16,6; “E, tendo demorado ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela região da Galácia e da Frígia,” At 18,23 – e a mensagem que levou era a libertação da lei mosaica, ao mesmo tempo em que pregava um relacionamento com Cristo, uma vida unida em Cristo, compactuada com os ensinamentos do Cristianismo, pautada na pessoa de Jesus Cristo através do Espírito Santo de Deus e pressupondo que passava a haver uma nova regra de Vida, uma nova Fé, que importava ser seguida pelos cristãos.

  1. PAULO ENCONTROU OPOSIÇÃO:

    • Paulo levou aos cristãos galacianos, uma mensagem clara, única, objetiva, mas a fé era dividida entre lei e graça.
    • Sempre, houve, há e sempre haverá opositores à mensagem de Cristo. O próprio Jesus falou sobre o crescimento do trigo e do joio juntos, e que só seriam separados na colheita – Mt l3,24-29. Se houvesse jeito, tiraríamos todo joio do meio do trigo e a lavoura seria melhor, mas a ordem e deixá-los crescerem juntos até a ceifa.
    • Toda mudança traz consigo algumas confusões.
    • Toda pessoa que quer fazer uma mudança, radical ou não, em sua vida, encontra oposição vinda de algum lugar, até da própria família ou dos amigos, colegas, vizinhos. No entanto, quando tratamos de coisas espirituais, a tendência à oposição é ainda maior e mais freqüente.
    • Enquanto Paulo pregava sobre o amor, união em Cristo, os “mestres” judeus ensinavam paralelamente que todos deviam circuncidar-se. A mensagem de Paulo era contraria a tal costume, pois dizia que, no caso de se deixar circuncidar, Cristo de nada aproveitaria – “Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.” Gl 5,2.
    • Podemos chamar essa carta de Paulo aos Gálatas de “Carta Magna da Fé Cristã”, pois nela foi expressa a maneira como eles deviam amar, adorar, e viver a fé em Cristo Jesus.
    • Ainda hoje muitos cristãos, sobre problemas de fé, dizem que amam Jesus, mas não podem abandonar suas práticas religiosas pregressas, dizem saber que estão errados, mas não podem se desvincular dos costumes familiares, deixarem suas raízes etc.
    • Infelizmente é grande o número de “cristãos” que nunca romperam com suas velhas tradições para viver uma nova vida em Cristo Jesus.

  1. PAULO ENCONTROU CRISTÃOS MEDROSOS:

    • Pessoas que sentiam que estavam erradas e viviam de aparências na carne eram obrigadas a se circuncisadarem somente para não serem perseguidas por causa da Cruz de Cristo – “Todos os que querem ostentar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.” Gl 6,12.
    • Fazer a vontade da carne sempre foi, é e, infelizmente, sempre será para muitos uma válvula de escape, mesmo que paguem por isso um determinado preço.
    • O problema maior de Paulo encontrou refere-se a cristãos que viviam de aparência, pois na verdade não guardavam a lei, somente buscavam gloria na carne, nas coisas deste mundo – “Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.” Gl 6,13.
    • A mensagem de Paulo era exatamente o contrário: ele pregava que a glória estava na cruz de Cristo. E disse mais: “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.” Gl 6,14.
    • Esta separação de fé e lei, carne e espírito, foi sempre combatida por Paulo, pois seu ministério era mostrar a fé pela graça - “... e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome.” Ef 2,8-9.
    • Muitos hoje, até mesmo dentro de nossas igrejas, vivem assim, colocando a lei em primeiro lugar, querendo viver a lei, ou até mesmo colocar a lei na graça de Deus. São cristãos inconformados com a estrutura da Igreja ou do ministério  que ela exerce, muitos querem uma Igreja da sua maneira, do seu modo e que ande segundo eles.
    • Para esses a cruz de Cristo perde o seu valor real e sua graça, enquanto sua mensagem perde o sentido.
    • Por isso Jesus tem muitos cristãos anêmicos, franzidos, nanicos na fé e que nunca se unem a Ele. Às vezes, querem, ao contrário, que Cristo se uma a eles. Pessoas assim não crescem e prejudicam o crescimento do Reino de Deus.
    • Hoje tais pessoas são chamadas de donas da Igreja. Ditam leis, mas não vivem uma fé autentica, são retratos dos crentes galacianos.

  1. PAULO ENSINA A VIVER A UNIÇAO EM CRISTO:

    • O testemunho Paulino é: “Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus.” Gl 6,17.
    • Para o apóstolo do Senhor, faz-se necessário que cada cristão tenha o seu testemunho pessoal de Cristo. Algo na vida que marque a sua fé, amor e união em Cristo.
    • Muitos ainda carregam idéias galacianas de implantação de sistemas que denigrem a fé, que matam o amor e separam de Cristo Jesus, tirando os privilégios da vida Cristã.
    • Hoje o reino de Deus necessita de cristãos que vivam estas marcas, pois:

a)      A marca da fé – vai levar o cristão a crescer e se desenvolver na pregação, no ensino e testemunho da palavra de Deus, fazendo-o exaltar o Criador com a sua própria vida.
b)      A marca do amor – vai proporcionar o desejo de que outras pessoas entendam a palavra de Deus, a qual se esclarecerá através da própria conduta Cristã no cristão.
c)      A união em Cristo – vai nos moldar e dar valores para nós e para as pessoas que nos rodeiam a cada dia, e fazer com que a comunhão horizontal e vertical sejam seguidas e pregadas para os que vivem fora dos padrões .

    • Uma das coisas que mais admiro em Paulo é o fato de que ele mostrava os problemas e como resolvê-los, não só criticava as pessoas que cometiam desordem, mas mostrava um caminho melhor e que resolvia os problemas encontrados.

CONCLUSÃO:

Hoje podemos sentir a importância de estarmos aqui estudando a palavra de Deus, pois aprendemos a tirar de nossas vidas aquilo que nos acrescenta e colocar no lugar nossa fé em Cristo, para ser vivida aqui neste mundo com amor e união, tanto na dimensão horizontal quanto na vertical. Vamos viver assim? Coloque seu amor acima das leis que você tem cultivado e mostre que a lei resulta no pecado, no erro, na desigualdade e só a graça de Deus pode nos perdoar, sarar e fazer de nós servos úteis para Cristo Jesus.
 
 
ORAÇÃO:

Senhor coloque teu amor acima das leis que eu cultivo e mostre-me que a lei resulta no pecado, no erro, na desigualdade e só a tua graça pode nos perdoar, sarar e fazer de nós servos úteis. Amem.

LEITURAS DIARIAS:


    • Segunda-feira – Gl 5,1-5;
    • Terça-feira – Gl 16,1-8;
    • Quarta-feira – At 18,18-23;
    • Quinta-feira – Gl 5,6-15
    • Sexta-feira – Gl 6,17
    • Sábado – Ef 2,8-9.

MARCO ANTONIO LANA (TEÓLOGO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário