segunda-feira, 25 de julho de 2011

VIVENDO EM CRISTO - LIÇÁO 6 – OLHANDO PARA CRISTO

“Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fixando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.” Hb 12,1-2

INTRODUÇAO:

Uma das grandes virtudes do cristão é estar como os olhos fixos em Jesus cristo, pois foi Ele quem nos tirou das trevas para sua maravilhosa luz (“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” 1 Pd 2,9). Foi Ele quem nos “tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus; muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor.” Sl 40,2-3. A vida cristã precisa adquirir esses valores para ser vivida como tal, mas para isso o cristão deve:

  1. TER OS OLHOS SEMPRE VOLTADOS PARA UMA SÓ DIREÇAO:

    • Um dos maiores problemas que muitas pessoas vivem é ter que olhar para todas as direções ao mesmo tempo, não sobrando um momento sequer para olhar para Jesus (“fixando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.” Hb 12,2).
    • O homem moderno se esqueceu que nossa fé, uma vez posta em Jesus, resolve tudo, pois Ele pode tudo, sabe tudo e quer o nosso bem, quer nos ver feliz.
    • Quantas preocupações vivemos em torno de ter,, ser e viver e esquecemos que o mais importante é crer em Deus de todo nosso coração!
    • Desde o Éden que as preocupações são companheiras de todo ser humano, pois esquecemos que somos guiados pelo Senhor Jesus, e para Ele deve ser posto o nosso olhar.
    • O pecado tem desviado os olhares do homem dos céus, por isso ele cria mecanismos humanos para sistematizar seu viver, o que resulta em cristãos desanimados, apáticos e sem vida.
    • Paulo sabia que seu olhar estava na direção da cruz de Cristo e com isso concentrava-se em seu alvo, não desviando do premio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (“prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.” 3,14).

  1. EVITAR SEMPRE OLHAR PARA TRAZ:

    • Esquecer das coisas que para trás ficam (“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa eu faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante,” Fl 3,13).
    • Quantas pessoas estão sempre olhando para trás, com saúde, com remorso, com arrependimento, com desejo ou até outros sentimentos humanos pecaminosos!
    • Imaginemos o que aconteceria se Paulo olhasse para sua vida pregressa e ficasse preso à lembrança de sua perseguição à Igreja de Deus, sua religiosidade severa, o desejo de perseguir os cristãos, o consentimento na morte de Estevão (“Pois já ouvistes qual foi outrora o meu procedimento no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava, e na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.” Gl 1,13-14)... Se essas coisas voltassem sempre à mente de Paulo, teria ele paz para seguir adiante? Como seria a vida dele ao exortar os cristãos em Jesus Cristo se mantivesse vínculos com o seu passado?
    • Muitos cristãos olham para traz. Rick Warren disse que passamos uma parte da vida olhando para trás (passado) e outro olhando para frente (futuro) planejando, construindo algo incerto, e esquecemos de viver o hoje (presente) que é a nossa realidade.
    • O ontem não volta mais, o amanhã pode não existir, o hoje é a nossa realidade, então por que não viver o hoje?
    • Quem olha muito para trás perde seu alvo principal, esquece da direção em que se encontra, e não acerta a cruz de Cristo.
    • Jesus diz: “Jesus, porém, lhe respondeu: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus.” Lc 9,61.
    • Para qual direção temos olhado? Muitos por olhar sempre para trás também voltam atrás na sua fé, no seu amor, na sua paz, pois o olhar para trás desgoverna qualquer pessoa e todas têm forte tendência de cair e até de se prostrarem no chão.
    • O que é encontrado por aqueles que caem? Problemas, desânimos, revolta contra tudo e contra todos e muitos acabam decididos a jogar tudo para o alto e abandonar Jesus.
    • Essas pessoas trocam a cruz de Cristo pelo mundo atual, trocando Jesus pelas coisas terrenas. Thomas Adams disse que a Igreja é a herdeira da cruz de Cristo.
    • Por isso todo cristão hoje precisa estar crucificado com Cristo, viver para Ele, apegar-se com Ele. Os desafios são fortes, as tendências de olhar para trás estão a todo o momento diante dos nossos olhos.

  1. OLHAR SEMPRE PARA FRENTE:

    • O cristão em Jesus Cristo sempre tem motivo para olhar somente para frente, para as maravilhas que Deus fez, contemplar a beleza da criação e valorizar o que Deus lhe confiou em sua vida e na de seus familiares.
    • Quão maravilhoso é poder agradar a Deus por tudo que Ele fez, faz e que pode vir a fazer em nossas vidas!
    • O olhar para frente nos capacita a ver sem titubear, sem vacilar, sem nos prostrarmos, sem desanimar.
    • Passamos a ter desejos maiores e mais profundos sobre Deus, Igreja, Bíblia, Ministérios da Igreja e outros.
    • É olhando para frente que vamos descobrir o quanto somos importantes para Deus, e o porquê de termos sido criados.
    • Valorizamos mais nossa vida cristã e partirmos para estar sempre crescendo e atingindo a maturidade.
    • Existe um plano glorioso através da Cruz, um plano que satisfaz o homem por inteiro, que foi arquitetado através dela para todos aqueles que decidirem a olhar sempre para Jesus.
    • Quem olha sempre para frente sente necessidade de crucificar os seus pecados na cruz, suas próprias tradições e desfrutar do gozo de viver uma vida diferente.
    • Isso pela fé no Filho de Deus que nos amou e se entregou a si mesmo por nós (“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gl 2,20).


CONCLUSÃO:

  • Como estamos vivendo hoje?
  • Temos olhado para todas as direções ao mesmo tempo?
  • Temos olhado somente para trás?
  • Ou estamos olhando para frente, rumo a Cruz de Cristo?
  • Onde esta fixado seu olhar?

Nesta oportunidade você pode orar ao pai e pedir a direção certa a ser trilhada a cada dia. Vamos viver assim? Vamos unir nossa fé no mesmo propósito? Permita que isso comece agora e, com os olhos fechados, você verá (pela fé) a Cruz de Cristo, onde nossos pecados foram crucificados. Aproveite este momento para agradecer a Jesus por isso.

ORAÇÃO:

Será individual, espontânea.

LEITURAS BIBLICAS:


  • Segunda-feira – Sl 40,1-3;
  • Terça-feira – Fl 3,13-15;
  • Quarta-feira – Lc 9, 57-62
Quinta-feira – Sl 119,18;
Sexta-feira – Gl 1,13-14;
Sábado – 1Pd 2,9-10

MARCO ANTONIO LANA (TEÓLOGO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário