segunda-feira, 25 de julho de 2011

VIVEENDO EM CRISTO - LIÇAO 3 – O CAMINHO DA NEGAÇAO


“E chamando a si a multidão com os discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? Ou que diria o homem em troca da sua vida?” Mc 8,34-37.

INTRODUÇAO:

Uma das coisas que nos levam a sofrer neste mundo é aceitar andar pelo caminho da negação, pois é somente através dele que conseguimos satisfazer a nós mesmos. Hoje os presídios estão com superlotação por causa de pessoas egoístas que querem viver somente para si mesmas, mas acabam presas e sofrendo com a dor da prisão. O convite de Jesus não se limitou aos doze apóstolos, mas foi feito a todos os homens.

  1. NEGUE A SI MESMO:

    • Não há maior desafio neste mundo do que o homem passar por esta  autonegação, pois negar tudo, menos a nós mesmos.
    •  Vivemos a vida em função de nós mesmos e queremos nos satisfazer todos os instantes da vida.
    • No entanto a autonegação é o único modo d nos entregarmos totalmente a Cristo. Não há outra saída.
    • Negar a si mesmo é dizer não:

a)      Ao pecado que nos rodeia;
b)      Aos desejos incontidos;
c)      Ao nosso egoísmo, que é fonte da vontade oposta á de Deus;
d)      Ao desejo de se deixar levar por falsos valores;
e)      A tudo que nos impede de negar as coisas que são deste mundo.

·         Quem tem coragem para negar esses e outros fatos do mundo é um cristão que anda pelo caminho da negação, pois sabe que um dia vai ter um encontro pessoal com Jesus nos céus e assim não se entrega as  paixões deste mundo.
·         O crente com Jesus Cristo necessita passar por esse caminho e aprender a cada dia a não se envolver em coisa que torturem a fé, ofusquem o brilho do amor e o privem de ser feliz e satisfeito.
·         Infelizmente muitos crentes não tiveram e outros não têm essa coragem, pois já foram contaminados por coisas deste mundo e seqüelas do passado, que resultaram no pecado e ainda governam parte de suas vidas.
·         Ouvimos uma jovem dizer para o mundo inteiro que ela é de Deus por Jesus, mas ainda tem parte com o encardido devido a vida que leva. É triste, mas tal jovem nunca se auto-negou, nem nunca experimentou a verdadeira conversão em Cristo Jesus.
·         Quantas coisas em nosso dia-a-dia precisam ser negadas para vivermos mais intimamente com Jesus.




  1. TOME A SUA CRUZ:

    • Este é um outro grande desafio que precisamos colocar em nosso viver: carregar a cada dia a nossa cruz.
    • Muitas pessoas carregam uma pesada cruz devida a:

a)      Problemas familiares que afetam a fé em Deus;
b)      Um filho rebelde que não gosta da Igreja;
c)      Um cônjuge que oprime o outro por causa da separação da fé: um quer Jesus, vive por Ele e para Ele e até por causa d’Ele, mas o outro faz de tudo para tirar-lhe o prazer, o amor, a paz e a fé.

    • Quantas pessoas choram porque a cruz traz consigo muitas lágrimas, muitas provações e dificuldades!
    • Muitas pessoas acham duro andar no caminho da negação e ainda mais carregando uma grande e pesada cruz.
    • São pessoas que nunca aderiram a Jesus e até perseguem seus próprios filhos, parentes e amigos, e acabam por perdê-los. Filhos perdem seus próprios pais e a cruz vai pesada sufocando. Seguir Jesus é um privilegio, mas a cruz só se torna mais leve se nossos olhos estiverem voltados para Jesus Crucificado.
    • Muitos abandonam, correm, não agüentam, deixam a cruz pela estrada da vida e nunca mais voltam para pega-la e seguir rumo à Canaã espiritual.
    • Esse caminho é estreito, a porta é estreita, depende da fé, do amor e da coragem para se adentrar por tal porta e andar por tal caminho (“esforçai-vos por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.” Lc 13,24).
    • Os criminosos eram forçados  a carregar sua própria cruz para o local da execução, o mundo nos trata e nos conhece como pessoas assim.
    • Paulo, escrevendo aos Romanos nos ensina que: “Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.” Rm 5,8.
    • Pedro nos diz que: “para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;” 1Pe 1,7.
    • Jesus nos pergunta: “Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? Ou que dará o homem em troca da sua vida?” Mt 16,26.
    • Hoje muitos crentes carregam sua cruz com prazer sabendo que o nosso galardão não está neste mundo, pagam o preço que for preciso para andar com Jesus, sabem com certeza que vale a pena seguir Jesus de Nazaré.
    • Será que aqui há pessoas que não sabem o que fazer com sua cruz, pois acham-na pesada demais  e pensam que Jesus deveria atenuar seu sofrimento? Acredito que haja aqui tais pessoas, mas revejam o que Pedro nos ensina: nossa fé provada para ser aprovada.



 
  1. SEGUE-ME

    • Seguir Jesus pelo caminho dessa vida exige pelo menos três coisas:

a)      Renunciar seu próprio caminho – Como têm sido difíceis as pessoas renunciarem aquilo que aparentemente lhes faz bem!
b)     Andar no caminho de Jesus – Quantos caminhos errados, tortuosos, espinhentos e inseguros têm sido trilhados, pois ainda são atraentes para muitas pessoas! Como é difícil andar como Jesus andou!
c)      Deixar a capa suja e imunda – É preciso fazer como fez Bartimeu: “Nisto, lançando de si a sua capa, de um salto se levantou e foi ter com Jesus.” Mc 10,50.

    • Para seguir Jesus faz-se necessário deixar de vez a capa do pecado, do mal entendido, das paixões, etc.
    • Para se andar como Jesus andou, necessita-se de leitura sistemática da Bíblia, de coração e freqüência às missas e aos cultos da Igreja.
    • Os discípulos de Jesus ouviram isso diante de uma grande multidão. Muitos queriam segui-lo, acompanha-lo, alimentarem-se junto a ele, mas sem renuncia, sem deixar o passado triste do pecado por uma nova em Cristo Jesus.
    • Ainda hoje o mundo se diz cristão, diz que segue Jesus, acha que é apenas citar seu nome e pronto!
    • Para andarmos com Jesus é preciso renunciar a vida deste mundo (“Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á;” Mc 8,35a) e assim sermos salvos. Aqueles que acham que devem gozar a vida mundana, vão perder a vida eterna (“mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á.” Mc 8,35b).
    • Seguir Jesus é andar lado a lado com Ele.

CONCLUSÃO:

Seguir Jesus nunca foi tarefa fácil, por isso três coisas principais precisão ser feitas:
  • Renunciar a própria vida, entrar pela porta estreita, apertada e segui um caminho igualmente estreito que conduz a salvação.
  • Temos a necessidade de andar como Jesus andou.
  • Precisamos abandonar a capa suja que é a roupagem do mundo.

    1. Qual é a sua situação?
    2. Você tem procurado caminhos largos, portas confortáveis que não requeiram o menor esforço de sua parte para transpô-la.

Saiba que seguir Jesus é privilegio daqueles que pela fé tomam as decisões mais difíceis, mas que levam à salvação.

ORAÇAO:

Ore agora e sinta alegria em seguir Jesus, carregando sua cruz, mas com um alvo definido a Canaã espiritual. Amem.



LEITURAS DIARIAS


  • Segunda-feira – Lc 13,34-37;
  • Terça-feira – Mc 10,46-52;
  • Quarta-feira – Rm 5,8;
  • Quinta-feira – Mt 16,24-28;
  • Sexta-feira – Mc 8,35;
  • Sábado – Rm 8,31-39;

Marco Antonio Lana (Teólogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário