segunda-feira, 25 de julho de 2011

VIVENDO EM CRISTO - LIÇÃO 13 – O CRISTÃO PRODUTIVO

“Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai à direção do sul pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto... mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou.” – Ef 8,26-38.

INTRODUÇAO:

O que Jesus mais espera do cristão é que ele seja produtivo, pois produção é sinônimo de crescimento e fortalecimento do reino de Deus. Muitos cristãos almejam isso, mas poucos são aqueles que alcançam uma produtividade tal que os faça felizes.

É a minoria dentro da Igreja que sabe o que representa dar um fruto, ou seja, um outro cristão que foi trazido por ele (a). Alguém que canta, ora, vive a fé e expressa a gratidão a Deus, agradecendo também ao tal cristão (ã) pela palavra pregada, ensinada e vivida, que foi enxertada em sua mente e no seu coração. Por outro lado, um drogado leva muitos a se drogarem, um alcoólatra leva muitas pessoas a se embebedarem, um mulherengo leva muitos a se perderem, mas são poucos cristãos que levam outra pessoas até Jesus. O que falta e o que é preciso para dar frutos?

  1. OBEDIÊNCIA A DEUS:

    • Todo cristão é responsável por viver uma vida que glorifique a Deus e por ser um verdadeiro embaixador em nome do Senhor.
    • Muitos perguntam o que fazer, e por onde começar. Talvez a melhor resposta esteja no texto lido, à vida de Filipe.
    • Filipe era obediente à voz de Deus. A ordem vinda era para que ele se levantasse e saísse para a banda do sul – “Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai à direção do sul pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto.” – At 8, 26, onde havia uma região deserta que ficava entre Jerusalém e Gaza. Ele não subestimou tal ordem. Não viu dificuldade, mas foi e obedeceu a voz do Espírito Santo de Deus.
    • Quantas vezes tem tentado nos usar de uma forma maravilhosa para a salvação das pessoas, mas esbarra em nosso corre-corre diário em coisas humanas, em sistemas inadequados e, principalmente, nos obstáculos financeiros!
    • Muitos gostariam de obedecer a Deus, mas poucos têm obedecido. Um cristão produtivo não olha as dificuldades, apenas obedece, vai e faz a obra que Deus determinou.

  1. CONFIAR MAIS EM DEUS:

    • A voz do Senhor foi para Filipe disse: “Chega-te e ajunta-te a esse carro.” – At 8,29, e ele fez segundo a voz de Deus.
    • Confiar é tão importante quanto à obediência, Filipe sabia que Deus ia fazer dele um vaso de bênçãos para a salvação daquele eunuco (castrados ver Mt 19,12) da rainha de Candace, rainha dos Etíopes.
    • Muitas vezes queremos ir, fazer, realizar, mas não confiamos totalmente em Deus, achamos que o Espírito Santo de Deus não vai nos dar o suporte necessário para tal realização.
    • Isso é falta de confiança em Deus. E muitos nunca produzem nada, nada fazem para Deus. Assim entregam o mundo para os vícios e paixões carnais.
    • Como é maravilhoso confiar em Deus e sentir que Ele pode nos usar de uma forma fantástica para a salvação das pessoas!

  1. GASTAR TEMPO COM A PALAVRA DE DEUS:

    • Filipe viu que o etíope lia as escrituras, viu que lia o livro do profeta Isaias e perguntou: “Entendes, porventura, o que estás lendo?” – At 8,30.
    • A resposta daquele eunuco é a resposta de todas as pessoas em todos os tempos – “Pois como poderei entender, se alguém não me ensinar?” – At 8,31.
    • A resposta do eunuco serve para milhares de pessoas que ainda hoje nada sabem a respeito de Jesus, porque não há ninguém que lhes ensine; que lhes explique e que viva a palavra de Deus.
    • Quantos temos em nossas Igrejas que são versados na palavra do Senhor, mas lhes faltam confiança e obediência a Deus! Preferem ficar dentro da Igreja, e muitos somente para dar trabalho à liderança.
    • O cristão produtivo gasta tempo com a palavra de Deus – “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.” – Sl 119,105; “Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.” – Sl 119,11 – Ela precisa ser lida; obedecida; vivida e pregada para que outros venham a entender o plano do Senhor para a vida.

  1. INTERESSAR-SE PELA SALVAÇÃO:

    • “Filipe abriu a sua boca e anunciou Jesus” – At 8,35;
    • Falou que o profeta Isaias nada falava de si mesmo, mas de Jesus que viria ao mundo para salvar e libertar os pecadores.
    • O cristão precisa anunciar dia – a – dia a sua salvação – “Cantai ao Senhor em toda a terra; proclamai de dia em dia a sua salvação.” 1Cr 16,23.
    • “Publicai entre as nações a sua gloria, entre todos os povos as suas maravilhas. Porque grande é o Senhor, e mui digno de louvor; também é mais temível do que todos os deuses.” 1Cr 16,24-25.
    • O cristão em Jesus Cristo precisa contar a glória de Deus através da sua salvação.
    • Muitos nunca contaram a alguém os feitos do Senhor Jesus, nunca deixaram brilhar a salvação na vida das pessoas.
    • Nunca contaram a um amigo, colega ou parente o que Jesus fez em suas vidas. Querem ser produtivos é desejo de muitos, mas enfrentar a realidade é privilégio de poucos cristãos no Senhor Jesus.
    • A obra é de Deus, a salvação é de Deus, mas o interesse em fazer a obra é de todos aqueles que obedecem, confia e vai a campo, nem que seja num deserto entre uma cidade e outra.




  1. ENVOLVENDO-SE MAIS COM A OBRA DE DEUS:

    • Para aqueles que querem se envolver com a obra de Deus, sempre há trabalho e a voz do Senhor através do Espírito Santo.
    • Nunca um cristão fiel e obediente ficou em casa sem saber aonde ir e o que fazer. O reino de Deus sempre agrupou essas pessoas e deu trabalho para todas.
    • Ao ser batizado e aceitado Jesus, comecei a dar frutos para o meu Deus:

a)      Faço parte da Pastoral Familiar junto com minha esposa desde o ano 2000. Fomos, por quatro anos, Coordenadores desta Pastoral.
b)      Faço palestras para encontros de noivos e encontros de casais
c)      Faço Teologia Bíblica.
d)      Levo a palavra de Deus através da internet.

    • Muitos só vão às celebrações, não querem assumir compromisso com Deus.
    • Envolver-se com a obra de Deus é ir e parar as pessoas, ensiná-las sobre a salvação e coloca-las frente a frente com Jesus para que elas decidam ou não por Ele.

  1. TESTEMUNHAR MAIS EM CRISTO:

    • O eunuco perguntou a Filipe: “Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?” – At 8,36. A resposta foi enfática a pergunta: “é lícito, se crês de todo o coração.” – At 8,37, ele respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.” – At 8,37.
    • A maior bênção para um cristão é ouvir outra pessoa confessar Jesus Cristo como Senhor e com ajuda dela.
    • É melhor que ouvir o grito de um gol marcado pelo Brasil num final de copa do mundo.
    • É melhor que ouvir sobre a vitória à presidência da republica de um candidato em que votamos.
    • Não há nada que se possa comparar a isso.
    • Muitos cristãos nunca fizeram qualquer coisa para que isso acontecesse.

CONCLUSÃO:

  • Meu irmão, você quer ser um cristão produtivo?
  • Quer dar muitos frutos para Jesus?

Comece hoje a obedecer, confiar, testemunhar e cumprir em você a palavra de Deus. Conte sua vida cristã para outras pessoas e elas vão se deleitar com tudo que Jesus tem feito por nós. Ore a Deus pelas pessoas e faça como André que levou Pedro a Jesus e Filipe que levou o eunuco e centenas de pessoas a trabalhar para que Jesus vença. Seja você mais uma dessas pessoas que brilham e são produtivas.



ORAÇAO:

Senhor! Me de força na fé para levar o Cristo Jesus às pessoas e traze-las para dentro da Igreja como os apóstolos fizeram. Amem!

LEITURAS BÍBLICAS:


  • Segunda-feira – Jô 3,16-38
  • Terça-feira – 1 Cr 16,23-26
  • Quarta-feira – Mc 16,15-16
  • Quinta-feira – Jô 5,24
  • Sexta-feira – 1 Jô 5, 7-13
  • Sábado – Rm 8,1

MARCO ANTONIO LANA (TEÓLOGO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário