segunda-feira, 25 de julho de 2011

VIVENDO EM CRISTO - LIÇAO 2 – ABANDONANDO AS COISAS VELHAS


“Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2 Cor 5,17

INTRODUÇAO:

Paulo (apostolo do Senhor) viveu uma vida de inteiro abandono da vida pregressa, nunca permitiu que alguma coisa velha (vida do passado) o impedisse de viver pela fé em Cristo Jesus. Em sua segunda carta aos Corintios. Paulo disse: “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2 Cor 5,17. O que podemos aprender com esse desafio tão grande é que devemos abandonar as coisas velhas.

  1. DEIXANDO O PECADO:

    • Uma vida crucificada em Cristo é uma vida desafiadora, pois tudo aquilo que considerávamos cultura, vida, lucro, hoje nós computamos como perda (“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” Fl 1,21)
    • O inimigo de Deus (o encardido) tem tentado o homem a valorizar mais o que é material do que aquilo que é espiritual. No entanto, em toda a Bíblia, vemos que o valor maior é o espiritual, mais inversão de valores é próprio do encardido, para separar o homem de Deus.
    • Caim ficou aborrecido quando o Senhor não aceitou sua oferta e julgou Deus injusto. Então a alegria do encardido aumentou e a aparência de Caim mudou. Deus deu a Caim uma oportunidade de se arrepender e mudar de atitude (“Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? E por que está descaído o teu semblante? Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? E se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar.” Gn 4,6-7).
    • Quantas vezes o pecado tem tirado nossa alegria, nossa paz e satisfação! Quantas pessoas estão descontentes com a fé em deus! Quantos cristãos ausentes as missas e cultos por que fizeram pedidos que não foram atendidos de imediato!

  1. DEIXANDO AS COISAS VELHAS:

    • Uma pessoa que está crucificada em Cristo está sempre abandonando as coisas velhas.
    • Paulo, falando de si mesmo, disse que era um homem perseguidor de Igreja devido as suas condutas no Judaísmo (“Pois já ouvistes qual foi outrora o meu procedimento no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava, e na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.” Gl 1,13-14).
    • Quantos se dizem cristãos, mas são alcoólatras, devassos, injustos, adúlteros, idólatras, efeminados, sodomitas (ver 1Cor 6,9).
    • Quantos cristãos que nunca romperam com o cigarro! Fumam a vida toda, nunca cresceram, nunca puderam viver uma vida totalmente crucificada em Cristo.
    • Quantos cristãos que ainda hoje ouvem musicas mundanas que louvam, exaltam e adoram o encardido! Pessoas que nunca romperam com as famosas musicas do mundo.
    •  O cego Bartimeu, ao ter um encontro com Jesus, teve sua visão restituída pela misericórdia e a graça do Senhor. A primeira coisa que viu foi a capa imunda que usava e, percebendo que podia joga-la fora (“Nisto, lançando de si a sua capa, de um salto se levantou e foi ter com Jesus.” Mc 10,50) tirou-a e a deixou para trás.
    • Nenhum cristão em Jesus Cristo precisa colecionar coisas velhas, sujas, imundas, ou seja, ninguém que conhece Jesus necessita de coisas mundanas, porque nossos olhos foram abertos para ver e mudar (“Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei.” Sl 119,18). Se o amado irmão ainda não viu as maravilhas de Deus que desvenda seus olhos para que possa ver maravilhas da lei de Deus.


  1. VIVENDO AS MARCAS DE CRISTO;

    • Paulo amava falar de sua fé e nos diz: “Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus.” Gl 6,17.
    • O cristão maduro está sempre procurando viver a vida dentro dos padrões cristãos e, hoje mais do que nunca, precisamos disso. Quais são tais marcas?

a)      A marca da conversão:

A melhor coisa do mundo é saber que nos convertemos a Deus, deixamos o caminho do pecado para seguir o caminho da benção, da vida. O que acontece depois de uma verdadeira conversão a Cristo é a vontade e a obrigação de negar-se a si mesmo.

Conversão é mudança de pensamento, de atitude, de vida, é uma transformação radical que passamos depois que conhecemos Jesus, pois deixamos de viver aquela vida que resultou no pecado para uma vida de fé, amor, paz, etc.  É uma vida que só é valorizada por quem a tem, por quem a vive. Na realidade muitos gostariam de ter uma vida assim, mas não romperam definitivamente como o pecado, com o passado. Não morreram para o mundo, não se crucificaram em Cristo.

b)      A marca da renuncia:

Crucificar o velho homem é o único modo de alcançar a vitória sobre certos ímpetos. Eles são como rios caudalosos em tempo de muitas chuvas: destroem tudo que está pela frente. Se não forem represados, os ímpetos pecaminosos saem de dentro do coração humano e causam estragos enormes. Uma vez soltas, essas paixões provocam ódio, mágoa, violência, assassinatos, guerras, males como estupros, pedofilia; adultério; praticas homossexuais, sexo com animais e toda sorte de comportamentos degradantes. A renuncia vai nos dar a vitória que almejamos para nos livrar dessas e de outras coisas igualmente degradantes. Para isso o cristão precisa viver dentro dos padrões éticos, eclesiásticos e familiares.





c)      A marca do amor:

Quantas vezes Paulo falou no amor! Em 1 Cor 13, revela-nos a sublime linguagem do amor mas a Bíblia sobretudo, nos ensina a amar a Deus e ao próximo, o que nos traz um sentimento de alegria, gozo, e prazer de estarmos a cada dia mais perto de Deus. A Bíblia diz que deus ama de uma tal maneira que não é possível definir em palavras, pois está alem de todas as coisas. Deus nos ama de todas as formas, de qualquer jeito, por isso o seu plano de livramento custou a morte do seu filho Jesus (“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Jo 3,16). A nossa fé deve ser vista pelo amor, pela nossa vida em Cristo, pelo envolvimento que temos com Deus em nosso dia-a-dia.

CONCLUSAO:

  • Como estamos vivendo a nossa fé hoje?
  • Estamos vivendo somente as coisas novas?
  • Ou ainda estamos vivendo sob a influencia das  coisas velhas, das coisas do passado que impedem nossa vida com Cristo?

Hoje podemos decidir pelas coisas boas da vida, precisamos viver para Deus e abandonar as coisas velhas

ORAÇAO:

Entrego a ti, senhor, as minhas atitudes, que sejam corretas acerca de tua pessoa e também dos outros, que eu possa praticar que agora eu aprendi, Amem.

LEITURAS BÍBLICAS


  • Segunda-feira – Gn 4,6-7;
  • Terça-feira – Gl 1,13-14;
  • Quarta-feira – Gl 5,24-26
  • Quinta-feira – Gl 5,19-21;
  • Sexta-feira – Gl 5,22-23;
  • Sábado – 1 Cor 13,1-13;


Nenhum comentário:

Postar um comentário