segunda-feira, 25 de julho de 2011

VIVENDO EM CRISTO - LIÇÃO 1 – CRUCIFICANDO O VELHO HOMEM


Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gl 2,20


INTRODUÇÃO:

Ninguém pode dizer que está vivendo em Cristo usando a roupagem do velho homem, pois numa vida crucificada em Cristo ele passa a não existir. Enquanto o velho homem permanecer vivo em nós, não experimentaremos a influencia de vida Cristã, pois a Crucificação resulta em morte. Paulo disse: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro” Ef 1,21, mostrando-nos que realmente alguma coisa em nós precisa estar crucificada com Cristo para morrer e dar lugar a uma nova Criatura (“Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão é coisa alguma, mas sim o ser uma nova criatura.” Gl 6,15).

  1. VIVER UMA NOVA CRIATURA.

  • A maior confusão que os cristãos galacianos viviam era uma mistura entre fé e lei.
  • A circuncisão na linguagem Paulina não significava nada (“A circuncisão nada é, e também a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus.” 1 Cor 7,19), mas a fé era tudo (“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus” Ef 2,8). Paulo sempre valorizou a fé em Cristo.
  • A mente na qual reinam a lei e a fé ao mesmo tempo torna-se confusa, sem a menor condição de uma eficaz penetração das coisas realmente Cristãs.
  • Ainda hoje não temos como administrar as duas coisas em nossas vidas ao mesmo tempo. Cremos de tal forma que ainda existem cristãos amantes de uma lei que impede a penetração de uma fé viva.
  • Paulo ensina que o Cristianismo vem de uma grande mudança interior, devemos ser crentes ela fé que vem de dentro para fora, que nos induz a viver mais para o Cristo Jesus.

  1. O QUE PRODUZ A NOVA CRIATURA?

  • Uma mudança radical.
  • Uma nova criatura se dá pela mudança que começa de dentro para fora, e não de fora para dentro com querem alguns.
  • Um crente cujo interior está morto para o mundo e vivo para Deus tem condições de viver de acordo com os padrões estabelecidos por qualquer corpo de doutrina, costumes ou tradições, isto é, ele não causa problema em qualquer Igreja onde se arrole.
  • Infelizmente existem pessoas que hoje vivem insatisfeitas com a fé e nem mesmo provam da melhor vida em Cristo. Vivem desanimadas, são infrutíferas, pois ainda não se converteram da morte para a vida e nem crucificaram na Cruz a velha criatura.
  • Cresce a cada dia o numero de ex-crentes, ex-membros da Igreja, ex-pessoas leitoras da Bíblia, porque muitas querem viver de aparências e assim não gozam da verdadeira vida Cristã.
  • A Bíblia condena o julgamento pela vista (“Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. 1 Sm 16,7).

  1. O RESULTADO DE SE VIVER A VOVA CRIATURA

    • A nova criatura vem do interior da vida e não pode ser vista só pela aparência nem apenas com os olhos físicos.
    • A nova criatura sempre traz benefícios que levam a pessoa a ter atributos especiais tais como:

a)      Viver bem em sociedade – Segundo a ótica da Bíblia, Paulo possuía uma fé vinda de dentro fazendo com que ele vivesse bem com os outros membros da sociedade. Isso era possível porque como Paulo diz: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gl 2,20). Hoje o mundo tem cobrado isto de nós cristãos: uma vida que autentique a nossa fé. Não podemos viver na sociedade de modo diferente daquele que vivemos em nossa casa e Igreja, não podemos ter mais de uma personalidade, e essa deve ser cem por cento cristã. Nosso envolvimento em qualquer segmento da sociedade deve ser transparente a ponto se sermos vistos como crentes não por causa da roupa e do cabelo, mas devido a nosso compromisso com Deus.

b)      Tratar bem o próximo – Quantas vezes aprendemos sobre o grande amor de Paulo para com seu próximo, demonstrando amor, carinho e respeito? Sua vida em Cristo o levara a ter, ser, crer e viver e m Deus. Na questão do convívio com o próximo, ainda estamos longe de alcançar nossos reais objetivos, pensamos mais em nós do que naqueles que nos rodeiam.

c)      Não explorar sentimentos – Quem vive a nova criatura não abusa de terceiros, não discute assuntos que escravizam os ouvidos e a mente dos ouvintes, sabe entrar e sair de qualquer situação porque é compromissado com Deus, com a Igreja e com sua família, sabe diferenciar as coisas e tem o habito de respeitar a todos, exatamente porque deixou fluir de dentro de si uma nova criatura

d)      Buscar sempre mecanismos de crescimento – Somente depois de acontecer em nós o reconhecimento de nossas limitações é que podemos nos empenhar num crescimento seguro, pois todas as pessoas que buscam desafios além de suas limitações pessoais, cristãs ou familiares, via de regra, deixam a desejar na carreira e no ministério cristãos.

e)      Atuar adequadamente na comunidade em que vive – A pessoa que se libertou do velho homem sabe fazer amigos, está sempre disposta a ajudar, está sempre à disposição do próximo, pois a nova criatura que  surgiu a moldou para essa realidade de vida. Muitos hoje vivem um Cristianismo sem nenhuma perspectiva de crescimento, mesmo estando na Igreja. Há muitos anos essas pessoas assistem assiduamente missas, cultos da Igreja, mas nunca deixam fluir, de dentro pra fora, uma nova criatura. A nossa comunidade depende do crescimento de cada crente em Jesus Cristo.

f)        Ser honesto em suas transações financeiras – A nova criatura é sempre vista como pessoa integra. Paulo chegou a dizer que estava acostumado a contentar-se com o que tinha, pois sabia viver na abundância e no abatimento, era instruído ora para ter fartura, ora para passar fome, viveu tanto na abundancia com padeceu necessidades, e conclui: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” Fl 4-13.


CONCLUSÃO

Será que hoje podemos dizer que estamos na nova criatura e temos experiência de uma nova vida em Cristo? Se ainda não crucificamos o velho homem em nós, contentamo-nos com isso ou estamos com nossos olhos voltados para um alvo que, uma vez alcançado, nos deixará viver numa nova criatura?

LEITURAS DIARIAS


  • Segunda-feira – Fl 1,21-26;
  • Terça-feira – Ef 2,8-9;
  • Quarta-feira – 1 Cor 7,19;
  • Quinta-feira – 1 Sm 16,7;
  • Sexta-feira – 2 Cor 5,17;
  • Sábado – Gl 6,15


MARCO ANTONIO LANA (TEÓLOGO)


Nenhum comentário:

Postar um comentário