sexta-feira, 29 de julho de 2011

ARAUTOS DE JESUS - 08 – ANUNCIADO PELO PROFETA ISAIAS – Is 9,1-7

Entre todos, talvez seja o profeta Isaias o que mais anunciou o Senhor Jesus. Na verdade o Novo Testamento diz que Isaias viu a Gloria de Jesus – “Assim se exprimiu Isaías, quando teve a visão de sua glória e dele falou.” Jô 12,41 – Deveremos identificar o momento em que o profeta viu a gloria do Senhor com a ocasião de seu chamamento, quando viu “o Senhor sentado num trono muito elevado; as franjas de seu manto enchiam o templo. – Is 6,1 – Isaias profetizou a vinda de Jesus falando praticamente tudo sobre ele, como, por exemplo, sua pregação, sua obra, sua rejeição, sua eternidade, etc. Aqui veremos uma profecia em particular – a do capitulo 09 de Isaias, que fala do nascimento de Jesus.

  1. A NOITE CHEGARÁ O FIM.

O primeiro anúncio de Isaias foi de que a noite do povo chegaria ao fim – “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz.” Is 9,1ª – Uma das principais características dos profetas era trazer mensagem de esperança. Nesse trecho, Isaias se refere especialmente a uma região desprezada pelo povo de Israel, que era a Galiléia. Esta sempre foi habitado por estrangeiros e, por isso, os israelitas a desprezavam. Deus, entretanto, não a deixará abandonada para sempre. Nem as trevas a continuariam obscurecendo.

Naquele tempo Israel estava sendo terrivelmente ameaçado pela Síria, e logo a Assíria projetaria sua sombra sobre a nação. Na invasão dos assírios, a região de Galiléia seria a primeira a cair. A afirmar que restauraria a Galiléia. Deus incluía toda a nação naquele momento, oprimindo pelo inimigo, o povo literalmente “andava em trevas”, mas, com a libertação que viria do Senhor, veria “grande luz”“O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz.” – is 9,2 – Em vez de tristezas, o povo teria alegria, pois qualquer vestígio de batalhas desapareceria – Is 9,3-5 – O lugar mais tenebroso seria o primeiro a ver a luz.

Apesar de haver um cumprimento literal dessa profecia com a restauração do exilo da Babilônia e a reconstrução da nação, incluindo Galiléia, que geograficamente foi a  primeira a ser habitada com a volta do exílio, certamente o momento de maior iluminação que aquele povo já viu se deu bem mais tarde, quando um jovem com não mais que 30 anos andou por aquela região pregando a palavra de Deus e realizando sinais mais maravilhosos jamais vistos. Seus nomes era Jesus de Nazaré.

Embora Jesus tenha nascido em Belém, passou a maior parte de sua vida e os primeiros anos de seu ministério justamente da Galiléia, a ponto de se discriminado pelos judeus, que não aceitavam um galileu pudesse se profeta. Jesus honrou aquela região com sua presença. O povo de lá foi o primeiro a  ver a luz. Assim, a profecia de Isaias se cumpriu totalmente, conforme o Novo Testamento testifica, quando Jesus se mudou de Nazaré para Cafarnaum, na Galiléia – “Deixando a cidade de Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, à margem do lago, nos confins de Zabulon e Neftali, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías.” Mt 4,13-14 – Foi a partir daí que Jesus começou a pregar e dizer – “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” Mt 4,17.

  1. A ESPERA PELO MESSIAS.

Em todo momentos difíceis pelos quais o povo de Israel passou a idéia de um libertador que viria começou a ser disseminada. Ele seria o “Messias”, literalmente, o “ungido”, que teria a missão especifica de libertar o povo. Dá própria Bíblia, o povo extraia essa nação lendo, por exemplo, sobre o descendente da mulher – “Maria – Lc 1,31-33 prometido ainda no jardim do Éden – “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gn 3,15 – sobre a promessa de que Deus levantaria um profeta igual a Moisés – “O Senhor, teu Deus, te suscitará dentre os teus irmãos um profeta como eu: é a ele que devereis ouvir.” Dt 18,15 – bem como sobre o descendente de Davi que assentaria para sempre no seu trono – “Quando chegar o fim de teus dias e repousares com os teus pais, então suscitarei depois de ti a tua posteridade, aquele que sairá de tuas entranhas, e firmarei o seu reino. Ele me construirá um templo, e firmarei para sempre o seu trono real.” 2Sm 7,12-13.

Sempre que o povo se encontrava numa situação desesperadora, voltava os olhos para o Messias esperando a manifestação dele.aquela não era um espera injustificada porque, de fato, o Messias viria, Isaias, com olhar profético o viu como já nascido, e afirmou – “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu.” Is 6,9ª. Esse menino seria a concretização de todos os sonhos de Israel. O nascimento dele seria a verdadeira luz que iluminaria a todos os que jaziam nas sombras da morte. Jesus se identificou com o Messias que o Novo Testamento, é chamado o Cristo. Quando André, irmão de Pedro, encontrou-se com Jesus foi dizer a seu irmão – “Achamos o Messias (que quer dizer Cristo) e o levou a Jesus.” Jô 1,41-42 – Pena que o povo judeu, esperando um rei terreno, nunca viu em Jesus as características do Messias profetizado por Isaias, que vão muito além das que um rei terreno pode ter.

  1. OS TITULOS DO MESSIAS.

O menino visto por Isaias teria qualidades que dificilmente poderiam a ser atribuído a um homem comum. O profeta disse que o nome dele seria – “e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” Is 9,6b – O primeiro título “Maravilhoso e Conselheiro” – aponta para a realidade supra-humana do Messias. Ele seria extremamente além do comum, por isso a designação maravilhosa pode ser trazida como sobrenatural. Como Conselheiro, o Messias teria a sabedoria plena. Uma vez ungido pelo Espírito Santo, teria em si toda a sabedoria necessária para salvar seu povo.

O segundo titulo, “Deus Forte” – demonstra o elemento divino do Messias. Ele não seria apenas um homem; teria à própria natureza divina. Isaias já havia profetizado que o Messias seria o “Emanuel”, que literalmente significa “Deus Conosco”. Agora ele vai além atribuindo ao Messias o titulo que é dado ao próprio Deus – Deus Forte, isto pode ser visto em Is 10, no qual o profeta fala sobre a conversão do povo – “Naquele tempo, o restante de Israel e os remanescentes da casa de Jacó deixarão de apoiar-se naquele que os fere, mas apoiar-se-ão com confiança no Senhor, o Santo de Israel. Um resto voltará um resto de Jacó, para o Deus forte.” Is 10,20-21 – não há como negar. Isaias entendia que o Messias de alguma forma seria homem, e, ao mesmo tempo, o Próprio Deus.

O terceiro título conferido ao Messias por Isaias é “Pai da Eternidade”. Não devemos entender esse título como Pai da Eternidade e sim como Pai Eterno. Ele seria para o povo o Pai eternamente disponível, eternamente amoroso, eternamente cuidadoso, ou seja, alguém que cuidará de seus filhos para sempre.

O quarto título, “Príncipe da Paz” – Deus já havia se revelado a Gerdeão como o Senhor da paz, aquele que põe fim às guerras, aquele que garante a paz. O Messias seria o Príncipe da Paz, pois não só acabaria com a guerra, mas teria prosperidade após a batalha.

Assim vemos que o Messias teria todas as qualidades para salvar e cuidar de seu povo. Seria um sobrenatural conselheiro capaz de ajudar seu povo e, ao mesmo tempo, o Deus Forte que garantiria a vitória, sendo uma fonte de segurança eterna e estabelecendo uma paz perene.

Nem é preciso dizer que somente Jesus cumpre perfeitamente essa profecia. Ele é o verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Somente Ele tem a sabedoria eterna; somente Ele é Deus poderoso; somente Ele é nosso Pai Eterno; somente Ele nos garante a paz. Não há duvidas – Isaias anunciou Jesus.

  1. O REINADO DO MESSIAS.

Isaias não predisse somente os títulos do Messias, como também o reinado dele. Ainda em is 9,6b o profeta disse – “... e o governo estará sobre os seus ombros;” – Complementou – “Seu império será grande e a paz sem fim sobre o trono de Davi e em seu reino. Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre. Eis o que fará o zelo do Senhor dos exércitos.” Is 9,7 – O governo que ele teria sobre si aumentaria progressivamente até ocupar toda a terra. A conseqüência desse governo seria o estabelecimento da paz, uma paz que também cresceria até atingir todos os limites imagináveis. Ele reinaria assentado sobre o trono de Davi, que simboliza o trono de Deus. Vencidos todos os inimigos, o trono de Davi repousaria sobre paz sem fim. O reino estabelecido e firmado mediante o juízo e a justiça para sempre. Isso parecia bom demais para ser verdade, por isso o profeta acrescentou que o zelo do Senhor dos Exércitos seria responsável por sua realização, ou seja, aconteceria porque o Senhor dos Exércitos tomaria as providencias necessárias.

Podemos ver no Novo Testamento que somente Jesus poderia cumprir essa profecia. O anjo Gabriel, quando se apresentou a Maria – “a mulher em Gn 3,15” – para lhe anunciar o nascimento de Jesus, disse-lhe – “Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.” Lc 1,31-33 – Os cristãos podem esperar de Cristo toda a sabedoria, toda a vitória, toda a eternidade, toda a paz prometida pelo Messias. Muito disso está disponível para esta vida, mas o cumprimento pleno será no dia da segunda vinda de Jesus.

  1. CONCLUSAO.

Isaias viu e anunciou Jesus – O Messias - Disse que Jesus se manifestaria na Galiléia, teria qualidades divinas e um reino eterno. Somente Jesus em si as qualidades que Isaias atribuiu ao Messias. Apesar de o povo de Israel não ter aceitado Jesus, todas essas qualidades sempre estiveram bem diante dos seus olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário