segunda-feira, 25 de julho de 2011

VIVENDO EM CRISTO - LIÇÃO 5 – ANDANDO EM CRISTO


“Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na verdade da sua mente,” Ef 4,17.

INTRODUÇAO:

O cristianismo é a melhor coisa que existe no universo, a maioria de nós tem que ser lembrada constantemente de como é maravilhosa a vida Cristã. Sempre foi assim, Paulo lembrou aos cristãos Efesianos que a vida cristã é dessa forma e até enumerou alguns atributos que adquirimos através de nossa fé e envolvimento com Deus. São estes atributos: aceitação, perdão, graça, nova vida e outros. Mas como obter tudo isso em nossa vida cristã no mundo atual e moderno? Como devemos proceder? Na linguagem Paulina, para os cristãos de Éfeso, nos últimos três capítulos, vimos que as preocupações de Paulo estavam no andar, que são os aspectos práticos da vida.

  1. ANDAR COMO CRISTAOS:

    • Nossa inteligência cristã vai além daquilo que fazemos ou até imaginamos que fizemos. Os cristãos de Éfeso estavam com o pé no Cristianismo e o outro no paganismo. Jesus versus deusa Diana,
    • Diana era nome latino da deusa grega Artemis, cuja sede de culto era o templo em Éfeso, a capital da Província Romana, na Ásia. Seu grandioso templo era uma das sete maravilhas do mundo, a imagem de Diana, segundo a crença do povo havia caído do céu (“Havendo o escrivão conseguido apaziguar a turba, disse: Varões efésios, que homem há que não saiba que a cidade dos efésios é a guardadora do templo da grande deusa Diana, e da imagem que caiu de Júpiter?” At 19,35).
    • O evangelismo ensinado era uma mistura de fé e obras, mas Paulo sempre mostrou a salvação pela graça e não pelas obras (“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Ef 2,8-9).
    • Muitos depositavam fé e esperança na deusa Diana e vários cristãos tinham sua fé em Jesus enfraquecida, ouvindo os gritos frenéticos a tal deusa. Era um desafio ser cristãos e andar como tal na cidade de Éfeso, mas a graça de Deus mostrada por Paulo. João e Apolo eram grandes e apelava aos corações.
    • Ainda hoje andar como cristãos em Jesus Cristo tem sido um grande desafio para todos, pois ainda carregamos os resquícios de uma idolatria qualquer dentro de nós.
    • O testemunho da fé tem nos trazido conflitos que se arraigaram num sistema, resultando em pecado e tirando-nos o privilegio de servir a Jesus.
    • Muitos nunca oraram pedindo a Deus para eliminar a arestas que ficaram de um relacionamento apenas religioso.
    • Os maiores conflitos na vida humana são: carne x espírito, velho homem x nova criatura, fé x obras. Muitos nunca abandonaram a vida velha que está em conflito com a nova vida em Cristo, o que tem sido uma marca negativa no reino de Deus aqui na terra.
    • Paulo nos aconselha que: “Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na verdade da sua mente,” Ef 4,17.
  1. ANDAR NO AMOR DE DEUS:

    • Paulo continua nos exortando a andar no amor de Deus (“e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.” Ef 5,2).
    • Todas as pessoas só poderão conhecer Jesus e se entregarem a Ele s nós, Cristãos, andamos verdadeiramente nesse amor.
    • O amor de Deus é tão maravilhoso que é capaz de salvar todas as pessoas de uma só vez (Cristo fez isso por nós na cruz), e agora precisamos ser testemunhas do amor de Jesus às pessoas que nos rodeiam (“Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,” Hb 12,1), pois somos rodeados por uma grande nuvem de testemunhas.
    • O autor do livro dos Hebreus ainda nos exorta a deixar todos os embaraços e os pecados que nos rodeiam, pois não podemos viver a vida toda embaraçada com as coisas deste mundo, onde o amor de Jesus precisa penetrar par mudar, para transformar e enxertar um reino espiritual e eterno.
    • Infelizmente há em nossos meio cristãos embaraçados com dividas impagáveis, com vida amorosa corrompida, com palavras de intrigas, com a vida cristã desajustada.
    • Cristo nos deu uma vida de amor de reconhecimento das nossas limitações, mas muitos amam a sua própria vida e querem continuar  nos caminhos humanos. Acabam por arquitetar um sistema de vida diferente daquele que Jesus nos deixou e morrem sem querer mudar tal sistema que não leva a salvação.
    • Andar no amor é abandonar as coisas velhas para uma nova vida.
    • Será que estamos prontos para olhar para Jesus, o autor e consumador da nossa fé? Ou temos  que andar nos caminhos que aprendemos com as tradições religiosas e familiares?
 
  1. ANDAR NA LUZ DE CRISTO:

    • Uma das grandes bênçãos que aconteceu na vida humana foi à vinda do Senhor Jesus. Foi predito pelo profeta Isaias que Jesus viria como Luz (“O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz.” Is 9,2) para dar alegria (“Tu multiplicaste este povo, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando se repartem os despojos.” Is 9,3).
    • Tal profecia foi cumprida na pessoa de Jesus (“o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, a estes a luz raiou.” Mt 4,16).
    • A Bíblia diz que muitos não gostam da luz, porque as suas obras são más (“Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.” Jo 3,20). A luz mostra a condição em que se está, revela tudo e nada fica escondido quando seus maus atos são revelados.
    • A luz de Cristo vem nos colocar no caminho de Deus.
    • Andar na luz é fazer a cada dia a vontade de Deus em nossas vidas
    • Ainda hoje muitos cristãos são alienados e vivem na escuridão, vivem sob o domínio do pecado e não sabem como sair dele. Passam a vida toda perto do reino de Deus, mas não alcançam a Salvação. Acham que vêem tudo, mas seus olhos estão vendados, privando-os de andar na luz de Cristo.
    • Todos os leitores da Bíblia que lêem a carta de Paulo aos Efésios concluem que falta alguma coisa em sua vida, porque andar como Cristo andou requer decisão, prontidão, coração e fé.
    • Muitos nunca pagaram o preço de uma verdadeira mudança e estão fracos e indefesos. Por qualquer motivo abandonam a fé em Cristo e voltam ao paganismo e aos deuses deste mundo.
    • Em nossa caminhada diária temos que colocar Cristo em nosso barco, em nosso viver, em nosso proceder e sempre perguntar a nós mesmos: “O que faria Jesus em meu lugar?”.

CONCLUSÃO:

Deus precisa de cristãos separados do mundo, que não andem segundo os desejos do próprio coração, que não amem o mundo e sua concupiscência (desejo incontidos), mas que possam andar como Cristo andou, como cristãos, em amor e na Luz de Cristo Jesus. Sei que não é fácil, mas é possível, pois tudo que é impossível para o homem é possível para Deus (“porque para Deus nada será impossível.” Lc 1,37).

ORAÇÃO:

Senhor me conceda a graça e o poder de andar sempre na Luz de Jesus Cristo e viver somente para Ele. Amem.

LEITURAS DIARIAS


  • Segunda-feira – Ef 1,3-6
  • Terça-feira – Ef 1,7-13
  • Quarta-feira – Ef 1, 14-23

  • Quinta-feira – Ef 2, 1-10
  • Sexta-feira – Ef 2,11-23
  • Sábado – Ef 3,20

MARCO ANTONIO LANA (TEÓLOGO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário