segunda-feira, 25 de julho de 2011

VIVENDO EM CRISTO - LICÃO 10 – UNIÃO EM CRISTO

“Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes;” Sl 133,1-2.

INRODUÇÃO:

É bom falar em união, mas o desafio é praticá-la em nossos dia – a – dia. Ninguém ousou falar mais em união que o apóstolo Pulo, pois o mesmo sabia que o desenvolvimento de sua obra seria ainda mais eficaz com a união, o amor, a dedicação e o trabalho sério dele e de todos os companheiros de sua equipe e das Igrejas. No entanto encontrou muitas dificuldades, pois as Igrejas das Galácias do Sul e do Norte sofriam com a desunião na fé e a falta de amor a Deus e ao próximo. As principais cidades da Galácia do Sul eram Icônio, Listra e Derbe e as principais cidades do Norte eram Ancira, Pessino, e Távium.

  1. A DESUNIÃO FAZ SOFRER:

    • Nenhuma Igreja cresce desunida, todo ministério pastoral visa o crescimento do reino de Deus pela Igreja local, mas sempre esbarra numa forte e grave desunião.
    • Nenhum organismo tende a crescer e se fortalecer que haja uma grande e forte união.
    • Paulo sofreu com a falta de união nas Igrejas da Galácia, o problema afetava a Galácia do Sul quando Paulo estava na Galácia do Norte e vice-versa.
    • Os legalistas vinham perturbando as Igrejas da Galácia, convencendo muitos cristãos de que Paulo era adversário de Moisés. Para os legalistas, a lei e a graça deveriam andar juntas no mesmo coração.
    • Achavam que somente à fé em Deus não era suficiente para o homem e o mesmo deveria crer também em Moisés.
    • Paulo disse que eles transformavam o evangelho de Cristo – “o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.” Gl 1,7 – inquietando os cristãos em Jesus.
·         Promoviam a desunião no ser e no crê e atingiam a todos no viver.
·         Como é triste uma Igreja, uma família ou empresa desunida! Nada produz, nada faz, só consegue muitas brigas e falências.
·         O ministério de Paulo foi sofrido devido aos opositores da cruz de Cristo, pois muitos viviam segundo o seu próprio caminho.
·         Ainda hoje há muitos que inquietam os cristãos em Jesus Cristo com mensagens de “obras” para ajudar na salvação.
·         Temos também os chamados legalistas que acham que tudo é através de seus próprios meios e inquietam o povo de Deus.
·         Eles têm fortes tendências para crescer devido a sua mensagem de “revelação” de Deus para o homem,

  1. A DESUNIÃO FAZ DIVIDIR:

  • A família unida é vista como uma família ideal onde todos buscam o bem comum.
  • A Igreja unida visa o crescimento, fortalecimento, satisfação e alegria de todos os membros.
  • Mas por causa dos meios usados nas celebrações, pode ser mais fácil à desunião que a união. O membro da Igreja tem voz ativa e conhece as normas.
  • Há sacerdotes que acham “donos da Igreja, donos da verdade” tornam a Igreja fria, sem amor, sem paz e sem liberdade e quando vêm os separatistas, muitos acabam por abandonar a sã doutrina e cair na escravidão religiosidade.
  • Se o homem não desprezar o seu “eu” (egoísmos) e se levantar para um novo propósito na vida, valorizando mais a fé em Deus e se unindo com Cristo em primeiro lugar, pedindo ao Senhor que e perdoe, purifique os lábios – “Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado.” Is 6,5-7. – e faça essa oração de reconhecimento, sentindo-se purificado, perdoado, reintegrado, jamais poderá se unir com a Igreja, a família e ter sucesso na profissão. Sempre vai ter problemas sérios e graves para serem resolvidos.

  1. A UNIÃO PROMOVE O CRISTÃO:

  • Como é maravilhoso visitar famílias de cristãos onde a união, o amor e a paz andam juntos!
  • Como é lindo pregar numa Igreja onde o púlpito transmite paz, amor, alegria, resultando no prazer de servir a Deus!
  • Como é fantástico ver a Igreja unida em todos os propósitos, fazendo junto, vivendo junto e tendo em comum todas as coisa – “... e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos.” At 2,42-47A Igreja que tem essas qualidades é uma Igreja dos sonhos de todos os cristãos em Jesus Cristo.
  • A união em Cristo é à base da união da Igreja e da família, muitos aderem à Igreja, aderem a uma pastoral, mas nunca rompem com o pecado, com os problemas.
  • Cristãos que ficam a vida toda enfiada em problemas que eles mesmos criam e compram de outras pessoas pelo preço que pedem, são cristãos irreconciliáveis a serviço do encardido.
  • São pessoas que nunca olharam para a cruz de Cristo e nem se sentiam realmente perdoadas, pois nelas um forte sentimento de culpa.
  • O cristão deve estar sempre unido com outras pessoas da mesma Igreja, orando, cantando, visitando, testemunhando junto as seus irmãos.
  • Não podemos ceder as tentações e nos unimos com o joio, porque esse será arrancado na época da colheita – quando Jesus voltar – e será jogado na fornalha de fogo ardente – inferno – “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.” Ap 20.14 . Não podemos compactuar com pessoas que nunca romperam com a força incoercível do pecado e que são escravizadas por ela.
  • Cristãos que dão problemas para a Igreja, sacerdotes e outros ministérios do reino de Deus não merecem a união, pois são legalista, puritanos e donos da verdade. Tais pessoas devem ser expurgadas do nosso relacionamento até que se voltem para Deus e tenham um verdadeiro encontro com Jesus.

CONCLUSAO;

  • Qual é a fonte segura que podemos ter em nossa fé?
  • Jesus! A união em Cristo nos promoverá e nos dará elementos para nos unirmos a uma Igreja e a um povo. E alem de nos fortalecer, ainda nos fará fortalecer outras pessoas.
  • Em que você pode melhorar a si mesmo hoje?
  • Você tem facilidade para se unir a um grupo de pessoas, nas famílias e no trabalho?
  • Ou você tem dificuldade de conviver com os outros?
  • Promova a união a partir de agora, pene e repense sobre a sua fé e como ela é vivida.

ORAÇÃO:

“Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado.” Is 6,5-7

LEITURAS BÍBLICAS:


  • Segunda-feira – Gl 1,1-3;
  • Terça-feira – Gl 1,6-13;
  • Quarta-feira – Gl 1,14-23;
  • Quinta-feira – Gl 2,1-21;
  • Sexta-feira – Gl 3,1-29;
  • Sábado – Gl 4,1-31;

MARCO ANTONIO LANA (TEÓLOGO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário