segunda-feira, 25 de julho de 2011

VIVENDO EM CRISTO - LIÇÃO 4 – VIVENDO EM CRISTO


“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Mas, se o viver na carne resultar para mim em fruto do meu trabalho, não sei então o que hei de escolher. Mas de ambos os lados estão em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor; todavia, por causa de vós, julgo mais necessário permanecer na carne. E, tendo esta confiança, sei que ficarei, e permanecerei com todos vós para vosso progresso e gozo na fé; para que o motivo de vos gloriardes cresça por mim em Cristo Jesus, pela minha presença de novo convosco.” Fl 1.21-26

INTRODUÇÃO:

É impressionante como Paulo abraçou o Cristianismo, sua conversão o levou a renunciar tudo e viver uma vida Cristrocentrica, ou seja, ele colocou Cristo no centro de sua vida e por isso se destacou em sua época e em todas as épocas. Poucas coisas na vida de Paulo são contestadas, a maioria delas é aceita por todos os leitores da Palavra de Deus. Sua palavra, sua vida, sua pregação, seu entusiasmo faziam dele uma pessoa destacada em qualquer lugar em que se encontrasse. Sua presença em notória em todos os lugares, todos sabiam que estava ali um homem de Deus.

  1. DUAS VIDAS:

    • Paulo teve que tomar uma difícil decisão em sua vida: optar entre abandonar o viver físico e mundano – com tudo que lhe oferecia: os requintes de uma pessoa sábia (na vida secular) e o regozijo com os amigos e parentes de tudo que estava em seu poder – ou ouvir com Cristo.
    • Paulo estava diante de uma grande realidade: para viver com Jesus, seus planos, sua carreira, seus objetivos pessoais, sua luta no dia – a – dia deveriam ser totalmente voltados para a pessoa de Cristo, seus ensinamentos, viagens, pregações, exortações, ou seja, sua vida deveria ser toda ocupada pelo plano de Deus. Paulo precisaria renunciar à sua vida mundana anterior para viver uma nova vida voltada para Deus.
    • Paulo tomou a decisão d viver em Cristo porque sua vida pregressa não lhe dava o que ele necessitava, enquanto Jesus preenchia cada instante de seu viver. A viagem para Damasco foi um marco na historia da vida de Paulo, pois lhe proporcionou uma mudança radical através de seu encontro com Jesus (At 9,1-8).
    • Nossa vida hoje necessita de uma séria tomada de decisão, pois nosso mundo está caminhando diariamente para ao mal. Muitos buscam apenas os interesses pessoais e até mesmo dedicam suas vidas a perseguir tais objetivos mundanos. Nunca sobra para o que há de melhor em nós para Jesus. Estará certo passarmos à vida toda correndo? Pegamos a Bíblia muitas vezes somente na hora da celebração? Brigamos quando a celebração se alonga mais do que o previsto?
    • Recentemente perguntei a um jovem quanto tempo ele gastara naquele dia em oração e leitura da Bíblia. Sua resposta foi: “Nenhum”. No dia anterior, havia feito a mesma pergunta a outro jovem, a resposta fora a mesma. Acho que se perguntasse a outros jovens e adultos a mesma coisa, não me surpreenderia com as respostas idênticas, mas graças a Deus ainda temos muitas pessoas que levam a sério a palavra do Senhor.
  1. DOIS LADOS:

    • A vida de Paulo teve dois lados distintos: o viver segundo a carne e o viver em Cristo.
    • Para Paulo, morrer era lucro devido à segurança que ele depositava em Cristo Jesus.
    • Mas, no principio, ele não soube o que devia escolher (“Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor;” Ef 1,23), não sabia de que lado ficar, não conseguia decidir qual lado era necessário escolher para viver e viver bem.
    • Paulo sabia que seria maravilhoso estar em Cristo para sempre, mas sabia também que sua vida aqui seria boa desde que fosse produtiva. Vemos em Fl 1,22 (“Mas, se o viver na carne resultar para mim em fruto do meu trabalho, não sei então o que hei de escolher.”), que sua duvida, quanto à escolha pessoal que devia fazer, estava centrada tão somente nos frutos que poderia vir ainda a dar. E ele decidiu que queria dar frutos para Deus
    • Hoje o mundo em que vivemos requer isto: frutos para Deus, levar pessoas aos pés de Jesus para serem salvos. Quantas estarão indo para Damasco da vida, cheias de egoísmo e vaidade, mas no caminho há um encontro pessoal com Jesus lhes aguardando!
    • Às vezes, não damos oportunidade para as pessoas se encontrarem com Jesus porque nossa vida contradiz nossa fé, nosso relacionamento social contradiz nossa salvação, nosso relacionamento familiar nunca prova que tivemos um encontro com Jesus na estrada da vida e com isso prejudicamos o desenvolvimento da causa de Deus. Muitas vezes nossa fé entra em choque com nosso viver, e pensamento a ser apenas admiradores dos cristãos cristrocêntricos.
    • Infelizmente Jesus ainda tem muitos cristãos improdutivos.

  1. DUAS POSIÇÕES

    • Temos duas posições a serem adotadas: a primeira é viver na carne e dar frutos, a outra é viver em Cristo e descansar das lutas.
    • Em Fl 1,23-26 (“Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor; todavia, por causa de vós, julgo mais necessário permanecer na carne. E, tendo esta confiança, sei que ficarei, e permanecerei com todos vós para vosso progresso e gozo na fé; para que o motivo de vos gloriardes cresça por mim em Cristo Jesus, pela minha presença de novo convosco.”), vemos que Paulo tomou sua decisão por amor aos cristãos de Filipo, escolhendo viver uma vida produtiva na carne.
    • Paulo não escolheu viver segundo os padrões da carne, mas viver uma vida física, ainda que o viver em Cristo fosse melhor.
    • Como é maravilhoso ler o texto e sentir que Paulo escolheu permanecer entre nós para acompanhar o crescimento da Igreja e do povo de Deus, sua vontade era ver o gozo da fé dos cristãos em Jesus Cristo.
    • E nos ensina a viver uma vida farta em Cristo. Paulo mostrou aos cristãos que uma tomada de decisão era suficiente para que a fé continuasse e pudesse chegar a um lugar de destaque, frutificando ainda mais para Deus.
    • Quantas decisões importantes tomamos em nosso dia – a – dia! Fazemos planos, elaboramos uma agenda e incluímos nela: lazer, passeios, férias, festas, etc.
    • Muitas vezes passamos anos sem tomar uma decisão que marque a história de nossa fé. Há pessoas que passam a vida sem dar um fruto se quer, outros dão frutos segundo a sua espécie e são cristãos que também não vão muito longe.
    • Pessoas que brigam nas reuniões administrativaso  e fazem os outros sofrerem ao paralisarem o reino de Deus.
    • ra Deus.
    • rada da vida e com isso prejreclamam de tudo, são negativas e dão péssimos testemunhos sociais sofrem com isso e fazem os outros sofrerem ao paralisarem o reino de Deus.
    • Hoje há muitas Igrejas que não crescem, vivem anos sem experimentar um crescimento que alegra o povo de Deus devido a barreiras impostas por pessoas que só sabem discordar de tudo.
    • Nelas, não acontecem decisões que marquem a vida da Igreja. Q

CONCLUSÃO

Paulo decidiu pela continuação da vida na carne, desde que essa fosse produtiva, pois desejava ver os cristãos no gozo da fé. No entanto, estaremos nós hoje felizes vivendo esses gozos? Sabemos tomar uma decisão radical como Paulo fez ou não precisamos decidir? Queremos viver nossa eternidade aqui neste mundo? Qual será sua decisão nesta oportunidade que a vida está lhe oferecendo agora?

ORAÇÃO:

Entrego a ti, Senhor os meus desejos. Que os desejos humanos e naturais sejam conforme o teu divino plano e que eu possa viver sempre para ti.

LEITURAS DIARIAS


  • Segunda-feira – At 9,1-8
  • Terça-feira – Gl 2,20
  • Quarta-feira – Fl 3,13-14
  • Quinta-feira – Rm 12, 1-2
  • Sexta-feira – Rm 8,31-39
  • Sábado – Rm 8, 18-30

MARCO ANTONIO LANA - (TEÓLOGO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário