sábado, 23 de julho de 2011

ARAUTOS DE JESUS - 06 – ANUNCIADO NO REI DAVI – 2 Sm 7,1-17.

Um dos personagens mais importante do Antigo Testamento é o rei Davi. Sua historia e seus salmos ocupam grande parte da Bíblia foi um homem singular em muitos sentidos. Só dele é dito que foi um homem segundo o coração de Deus – “Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará todas as minhas vontades.” – At 13,22. Davi realizou grandes façanhas no reino de Israel. Todas as tribos permaneceram unificadas durante seu reinado. Ele expandiu as fronteiras do Estado, fazendo-o de fato ser considerada uma grande nação. Estabeleceu Jerusalém como capital do reino e La fez habitar a arca da aliança. Foi vitorioso em praticamente todas as guerras que travou em sua vida, porque a Mao do Senhor era com ele. Mesmo quando pecou, e pecou gravemente, seu arrependimento foi tão verdadeiro, tão sincero que não impediu que a benção de Deus permanecesse sobre a  sua casa.

Davi é, em sua característica de rei, um grande tipo de Jesus. É claro que nem tudo em sua vida lembra Jesus – por exemplo, suas falhas de caráter -, porem sua dedicação a Deus, a sua luta pelo estabelecimento do reino de Deus e o seu caráter singular como réu tipifica vividamente a pessoa do Rei Jesus.

  1. A PREOCUPAÇAO DE DAVI COM A CASA DE DEUS.

Como já foi dito, a historia de Davi é muito longo, e num estudo como este não poderíamos abraçá-la toda. Concentraremos, portanto, nossa atenção à passagem bíblica que descreve o momento em que Deus estabeleceu sua aliança com Davi.

O texto diz – “Ora, tendo o rei Davi acabado de instalar-se em sua residência, e tendo-lhe o Senhor dado paz, livrando-o de todos os inimigos que o cercavam,” – 2 Sm 7,1.  Devemos identificar essa situação não com o fim da vida de Davi, mas justamente com o inicio, quando havia conquistado várias vitórias e estabelecido o reino de Israel, cuja capital era Jerusalém. Percebemos em Davi uma profunda inquietação. Ao contrario dos tempos do profeta Ageu, quando o povo habitava tranquilamente em casas, confortáveis enquanto a casa de Deus estava em ruínas – “É então o momento de habitardes em casas confortáveis, estando esta casa em ruínas?” – Ag 1.4. Davi inquietava-se por ver que morava numa boa casa enquanto a araçá da aliança, que simbolizava a presença de Deus no meio do povo, permanecia em uma tenda Davi era um homem extremamente preocupado com a casa de Deus. Por isso, mandou chamar  o profeta Natã e lhe disse: “Vê: eu moro num palácio de cedro, e a arca de Deus está alojada numa tenda!” – 2 Sm 7,2. Entendendo o que Davi estava querendo, o profeta Natã lhe respondeu: “Pois bem: faze o que desejas fazer, porque o Senhor está contigo!” – 2 Sm 7,3

Esse mesmo tipo de dedicação à casa de deus pode ser visto em Jesus. Quando seus discípulos insistiram para que tirasse uma folga para o almoço, ele lhes respondeu: “Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e cumprir a sua obra.” – Jô 4,34. A vida de Jesus foi totalmente dedicada à obra de Deus. Ele não se recusou a abandonar privilégios pessoais a fim de executar o que era preciso para que o reino de Deus fosse estabelecido. Ele tinha um zelo absoluto as coisas de Deus. Isso pode ser praticamente visto na ocasião em que tomou um chicote e expulsou os cambistas que profanavam o templo – Jô 2,13-22.




  1. A PREOCUPAÇAO DE DEUS COM A CASA DE DAVI.

Ao mesmo tempo em que Davi se preocupava com a casa de Deus, este também se preocupava com a casa de Davi. Deus tinha outros planos para a construção de sua casa e, por isso, Natã foi convocado para dar uma resposta diferente a Davi. Nessa resposta, Deus demonstrou que não estava em uma situação desconfortável, e que não necessitava da ajuda dos homens para fazer coisas alguma: “E em todo esse tempo que andei no meio dos israelitas, falei eu porventura a algum dos chefes de Israel que encarreguei de apascentar o meu povo: por que não me edificas uma casa de cedro?” – 2 Sm 7,7. Deus insistiu que Davi deveria ter cuidado para não cair no orgulho de pensar que seria o responsável por edificar uma casa para Deus. Davi devia se lembrar de sua origem humilde, pois Deus o tirou de traz da manada e o fez assentar-se no trono. Ele devia ter total consciência de que, se chegou a algum lugar de destaque, literalmente, se seu nome foi grande como só os grandes da terra tem, foi exclusivamente pela bênção de Deus.

Em contrapartida, Deus fez uma declaração fantástica a Davi: “Concedo-te uma vida tranqüila, livrando-te de todos os teus inimigos. O Senhor anuncia-te que quer fazer-te uma casa.” – 2 Sm 7,11. Davi pensou que seria o responsável pela construção da casa de Deus; no entanto, o Senhor lhe disse que construiria a casa de Davi. Se Davi estava preocupado com a casa do Senhor, muito mais Deus estava preocupado com a de Davi.

A casa de Davi significa a dinastia de Deus. Saul, que foi antes de Davi, não foi fiel a Deus e, por isso, não conseguiu formar uma dinastia que se assentasse no seu trono. Isso era evidente tanto pelo fato de que Davi não era parente de Saul, mas seu sucessor.

Com Davi seria diferente. Deus estabeleceria sua descendência, que se assentaria no trono para sempre. Estas foram às palavras de Deus para Davi: “Tua casa e teu reino estão estabelecidos para sempre diante de mim, e o teu trono está firme para sempre.” 2 Sm 7,16. De fato a dinastia de Davi foi a mais longa que assentou sobre o trono de Israel e de Judá. Porém, algo parece não se encaixar. Deus disse que a descendência de Davi se assentaria no trono para sempre, mas é evidente que isso não se cumpriu literalmente nos reis que descenderam de Davi.

  1. O VERDADEIRO FILHO DE DAVI.

A duvida do item anterior pode ser esclarecido com a base no entendimento de quem seria o descendente de Davi, aquele que construiria a casa de Deus e se assentaria no seu trono. Deus disse a Davi: “Quando chegar o fim de teus dias e repousares com os teus pais, então suscitarei depois de ti a tua posteridade, aquele que sairá de tuas entranhas, e firmarei o seu reino. Ele me construirá um templo, e firmarei para sempre o seu trono real. Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Se ele cometer alguma falta, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de homens.” – 2 Sm 7,12-14. O cumprimento imediato dessa profecia aconteceu na pessoa de Salomão, filho de Davi, que herdou o trono de Israel. É um dado histórico que Salomão construiu o templo  de Israel e, assim, cumpriu a profecia que o filhos de Davi construiria a casa do Senhor.

Algo que se deve perguntar: - será que esse é o único cumprimento da profecia? – De acordo com o Novo Testamento, não. Pelo menos quatorze vezes o Novo Testamento chama Jesus de “O Filho de Davi”MT 1,1; 9,27; 12,23; 15,22; 20,30-31; 21,9.15; Mc 10,47-48; 12,35; Lc 18,38-39; 20,41 – Quando olhamos para a genealogia de Jesus, podemos perceber claramente que ele é de fato um descendente humano de Davi – “Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.” – MT 1,1 -; portanto, para o Novo Testamento, Jesus é o descendente de Davi por excelência. O autor da carta aos Hebreus claramente aplica a expressão – “Eu serei seu Pai e ele será meu Filho (II Sm 7,14)?” – Hb 1,5. De fato, ninguém pode ser chamado de Filho como Jesus; Ele é por excelência o Filho de Deus e de Davi. Essa, portanto, é a referencia ao trono eterno da casa de Davi.

Humanamente falando, a descendência de Davi se assentou no trono por um longo tempo, mas houve um momento em que isso acabou. Não existia mais um trono de Israel nenhum descendente direto de Davi que se assentasse no trono. Jesus cumpriu essa profecia porque, na pessoa dele, Deus estabeleceu um trono eterno e, na pessoa dele, a casa de Davi é eterna. O Novo Testamento dá testemunho disso por meio da profecia que Jesus foi alvo quando ainda menino: “Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi;” – Lc 1,32ª. Da mesma forma um dos primeiro discípulos de Jesus ao conhecê-lo disse: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel.” Jô 1,49. Jesus aceitou com tranqüilidade que lhe chamasse de: “Filho de Deus”, “Filho de Davi” e “Rei de Israel”. De fato Ele é o atual Rei de Israel. Não apenas do Israel humano, mas do Israel celestial, como ele mesmo declarou a Pilatos: “O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo.” Jô 18.36. No alto da cruz, um testemunho eterno foi colocado, pois estava escrito: “Jesus de Nazaré, rei dos judeus.” Jô 19,19.

  1. CONCLUSAO.

O rei Davi foi um excelente tipo de Rei Jesus. O que mais se destaca em sua vida é a aliança que Deus estabeleceu com ele quando lhe prometeu uma descendência eterna que se assentaria no seu trono. Jesus cumpre plenamente essa promessa de Deus, pois é o filho de Davi que herdou o trono dele e que vive a reinar para todo o sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário