segunda-feira, 25 de julho de 2011

VIVENDO EM CRISTO - LIÇÃO 8 – BUSCANDO A VITORIA EM CRISTO

“Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas.” Fl 2,14.

INTRODUÇÃO:

Todas as pessoas querem ser vitoriosas a qualquer custo, seja na família, o emprego, com os amigos ou na vida cristã. Em nome da vitória, vêem-se cristãos fazendo de tudo, sacrificando-se, comprando bênçãos, adquirindo amuletos da sorte. Hoje é fácil ver um cristão com uma fitinha no braço, afinal, a vitória precisa fazer parte da vida do cristão em Jesus Cristo e devemos tê-la (a vitória) como alvo, prosseguir em sua busca, lutar para alcançá-la. Dificilmente uma pessoa aceita viver uma vida sem vitória, pois ela faz parte ativa do mundo moderno.

  1. O QUE FAZ A VITÓRIA EM CRISTO JESUS?

    • A busca da vitória leva o cristão a crescer na fé, a desenvolver um Cristianismo satisfatório.
    • Um dos maiores problemas encontrados pelo povo de Deus ainda hoje é a ausência de vitórias cristãs, a tal ponto que muitos crentes “nominais” vivem sem ter uma experiência concreta em Cristo.
    • Muitos nunca rompem com o seu passado, porque sua vida no presente não o satisfaz.
    • São muitos os cristãos que não se destacam na Igreja, na denominação e até na família, porque ainda não experimentaram uma vitória cristã.
    • Não administram uma vitória, pois julgam que ele é apenas para alguns, ou até mesmo privilégios de uma liderança cristã.
    • Muitos que nos rodeiam, vendo que não somos diferentes, não se importam em chegar aos pés de Jesus. Ainda dizem que somos iguais a eles e vivemos da mesma forma – “Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve.” Ml 3,18.
    • A vitória na fé nos realiza a tal ponto que passamos o dia todo, a semana toda, o mês todo e o ano todo com a palavra de Deus em nossa mente, alma, coração – “antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.” Sl 1,2; “Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.” Sl 119,11.
    • A vitória nos faz despertar para a verdadeira vida, pois ela nos promove, tira o êxtase do coração e coloca o sentimento de agradecimento a Deus pelas obras da salvação e libertação.
    • A vitória nos ajuda a aceitar a cada  dia os alvos da Igreja e do reino de Deus e nos estimula a trabalhar a favor do alcance de cada deles.

  1. COMO OBTER A VITÓRIA EM CRISTO JESUS?

    • A vida cristã vitoriosa depende da nossa maneira de servir a Deus, a Igreja e a nós mesmos.
    • Infelizmente queremos ser vitoriosos servindo a nós mesmos e deixamos que cada um faça por si e Deus por todos.
    • Ninguém pode viver feliz isoladamente, ninguém consegue ser feliz sem participar da comunidade.
    • A vitória pertence a Deus, mas necessitamos dela. Por isso precisamos nos servir ao Senhor e receber a nossa porção.
    • Na geometria, esse, sistema se chama tripartite, ou seja, três partes trabalhando em conjunto.

a)      A parte de Deus é abençoar, salvar, cuidar.
b)      A parte da Igreja é trazer, mostrar o caminho, promover e zelar.
c)      A parte do Cristão é orar, ler a Bíblia, freqüentar as celebrações da Igreja, os trabalhos pastorais e outros.

    • O cristão – envolvido na obra da evangelização, fazendo convites é ajudando no reino de uma forma individual ou eu equipe – vai ser sempre um cristão alegre, feliz e vitorioso, pois seu tempo é todo tomado. Nós temos mais tendência a abandonar nossa fé em Jesus do que a crescer e viver com Ele, por isso é importante que nos ocupemos com as coisas de Deus o máximo que pudermos.
    • A falta de envolvimento no reino de Deus traz consigo o desanimo, o desencorajamento e nós temos de lidar com isso em nosso dia –a – dia.
    • Muitos, ausentes de tudo na Igreja e até ausentes de si mesmos querem comprar bênçãos por dinheiro.
    •  Hoje se vendem bênçãos como se vende arroz no supermercado.
    • Hoje se vendem amor e paz como se vendem feijão e açúcar. Muitos saem de casa procurando Igrejas e sacerdotes “abençoados” que vendam bênçãos. E muitos ainda se aproveitam da situação miserável de um povo ignorante para cobrar uma quantia absurda até mesmo para fazer uma oração.
    • Muitos vendem a placa da Igreja, dizem que basta ir até o prédio ler a placa e entrar para que os benefícios de Deus lhes sejam assegurados.
    • Muitos são manipulados e uns até gosta dessa pratica por achar nela um jeito fácil de “obter bênçãos”. Não procuram construir uma maneira autentica de recebê-las em suas vidas, pois isso envolve comprometimento com Deus.
    • A vitória depende exclusivamente do relacionamento que temos com o Senhor, da nossa maneira de nos expormos diante d’Ele e daquilo que queremos para a nossa vida. Devemos abandonar as praticas do pecado e até as coisas velhas que podem resultar em pecado. Quantas pessoas que ainda hoje carregam coisas velhas. Sujas e imundas do passado para o presente e impedem a vitória da fé!
    • A vitória da Cruz pela luta de Jesus por nossa salvação e a nossa vitória depende de colocarmos nosso alvo em Cristo.

  1. O QUE NOS IMPEDE DE ALCANÇAR A VITORIA?

    • É a falta de liberdade cristã. Paulo foi enfático ao falar de liberdade a uma Igreja que não a conhecia.
    • Muitos estavam vivendo uma vida contraria á liberdade cristã.
    • Na região Galaciana, lei e graça tiveram que crescerem juntas e é interessante como isso ainda repercute nos dias de hoje.
    • Como as pessoas tem pago um alto preço pela rebeldia, por tentar viver uma graça pela lei ou vivendo na lei e desejando a graça de Deus! – “Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.” Gl 3,10.
    • Paulo lembra que Abraão viveu pela fé e foi imputado – “Assim como Abraão creu a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.” Gl 3,6.
    • Hoje muitos cristãos misturam fé e lei, graça e sacrifício e com tal mistura não vivem a fé e nem a lei, mas uma penúria cristã muito grande. Ou servimos a Deus e somos vitoriosos, ou vivemos a vida na lei e nos tornamos malditos – Gl 3,10.
    • Muitos vivem sem a liberdade de adentrar no santo dos santos porque o véu da lei, do sacrifico, dos amuletos e da ausência de vontade de se relacionar mais com Deus continua a nos separar d’Ele.

CONCLUSAO:

Temos todas as condições possíveis de sermos cristãos abençoados, mas para isso devemos buscar os mecanismos da vitória que são:

a)      Relacionamento mais intimo com Deus.
b)      Uma busca que nos envolve na obra do Senhor.
c)      Um afastamento das coisas velhas que nos impedem de nos sentirmos alegres e prontos para servir.
d)      Uma liberdade que nos leva à clareza da nossa missão.

Deus precisa de crentes vitoriosos, e com isso cabe a nós cristãos fazer com que a vitória a cada dia esteja mais próxima. Vamos começar hoje a fazer isso?

ORAÇAO:


LEITURAS BÍBLICAS:


  • Segunda-feira – Gl 3,10-14;
  • Terça-feira – Gl 3,1-6;
  • Quarta-feira – Gl 3,15-17
  • Quinta-feira – Gl 3,7-9;
  • Sexta-feira – Gl 3,18-21;
  • Sábado – Gl 3,22-29.

MARCO ANTONIO LANA (TEÓLOGO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário