segunda-feira, 25 de julho de 2011

VIVENDO EM CRISTO - LIÇÃO 12 – O CRENTE VITORIOSO

“Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.” Gl 6,14

INTRODUÇÃO:

Nada se compara a um cristão bem sucedido na fé, pois tal pessoa vive e permite que outras pessoas vivam pelo seu modo de testemunhar, de crer, de agir, valoriza as coisas que são feitas por Deus e mostra que são belas e formosas. Com isso ela é feliz e permite que a luz de Deus raie por uma grande distancia. Muitos gostariam de viver a vida cristã feliz e de serem vistos como cristãos bem sucedidos. Mais que isso, gostariam de promover grande diferença onde quer que estivessem, mas como isso é possível?

  1. ENFRENTANDO AS ADVERSIDADES DA VIDA:

    • Todo cristão verdadeiro passará ocasionalmente, por algumas adversidades. Na realidade, a maioria das pessoas piedosas, algumas vezes sofre provocações e aflições.
    • Paulo sofreu com açoitamento, prisão, naufrágio, assaltos e outros perigos – “1Cor 11, 23-27”tudo pelo amor ao Senhor. Porém em suas orações ouviu-se de Deus – “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.” 2Cor 12,9.
    • Ao longo da historia, muitos cristãos deixaram-se levar pelas ondas dos problemas da vida. Muitos viveram para o Cristianismo a fim de encontrar um mar de rosas.
    • Muitos não suportaram as adversidades, tais como os sofrimentos para viver os desafios da nova vida em Cristo. Toda mudanças traz consigo algum desconforto, e muitos abandonaram o novo sistema e voltaram à vida pregressa.
    • As adversidades e a aflições podem ser uma forma de disciplina, quando precisamos de correção – “Sl 116,66-72; Hb 12,6-10; 1Cor 11.31-32”.
    • Normalmente, as adversidades fazem parte da vida e auxiliando nosso crescimento cristão. O propósito delas é ajudar a remover algumas impurezas de nossa vida – “Tira da prata a escória, e sairá um vaso para o fundidor.” Pv 25,4 – aprofundar e desenvolver nossa fé.
    • São como os degraus que levam ao aperfeiçoamento do caráter e a uma vida mais útil.
    • Muitos, porem, não as percebem da maneira correta, e as provações lhes trazem desânimo e depressão, transformando-se em pedras de tropeço ao invés de serem pontos de apoio.
    • Quase sempre as diversidades edificam os cristãos e promovem neles o caráter e a semelhança de Cristo.
    • Jesus nos diz: “No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” – Jô 16,3.
    • A maior vitória do cristão é passar por essas aflições no Senhor e colocar um modelo de fé em sal vida que nunca o leve a abandonar o amor de Cristo Jesus.




  1. PERCORRENDO O CAMINHO DE DEUS:

    • Quando recebemos Jesus Cristo em nossa vida, todas as promessas de Deus tornam-se disponíveis para nós.
    • Nunca o cristão pode permitir que as coisas velhas (da carne) o privem de uma vida abundante.
    • O cristão em Jesus Cristo deve evitar olhar para trás (passado) e olhar sempre para o que está adiante (futuro).
    • Quando tomamos consciência das promessas de Deus, passamos a viver sob a orientação do Senhor e tudo que planejamos vemos pelos olhos da fé, do amor, do respeito e da responsabilidade, sempre valorizando a nossa fé.
    • Como nem sempre a nossa vida está em ordem. Deus providenciou meios para nos ajudar a seguir no seu caminho, bem como prosseguir nele quando falharmos:

a)      Andar no Espírito e não na carne;
b)     Andar na luz e permitir que ela raie o mais longe possível;
c)      Andar na verdade (obediência) a Deus.

    • A Bíblia diz que Enoque andou com Deus e Ele para si o levou – “Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou.” – Gn 5,24.
    • Andar com Deus significa obedecer às suas ordens e viver em comum acordo – “Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” Am 3,3.
    • Esse que vive assim anda em direção a uma vida abundante.

  1. VENCENDO OS OBSTÁCULOS E RECEBENDO O PREMIO:

    • A vida cristã é uma grande luta, travada contra tudo e contra todos. Uma luta travada com amor, com interesse, e com determinação.
    • Paulo nos ensina a correr de tal maneira que alcancemos nossos alvos – “E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.” 1Cor 9,25.
    • A vida é um corre-corre e com desafios, por isso precisamos nos revestir de toda a armadura de Deus para resistirmos aos dias maus  ainda ficarmos firmes nas promessas de Deus – “Ef 6,13-18.

a)      Cingir os lombos com a verdade;
b)      Vestir a couraça da justiça;
c)      Calçar os pés na preparação do evangelho da paz;
d)      Tomar o escudo da fé para apagar todos os dardos inflamados do maligno;
e)      Tomar o capacete da salvação;
f)        E a espada do Espírito que é a a palavra de Deus;
g)      Orando o tempo todo.

    • Podemos chamar isso de um armamento pesado, onde ninguém nos vencerá e jamais teremos medo de sair para o combate.
    • Paulo foi o nosso exemplo de luta, de vencer os obstáculos, e concluiu: - “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” – 2Tm 4,7. Assim vemos que:

a)      Não podemos desistir dessa carreira.
b)      Não devemos deixar de lutar pela vida abundante;
c)      Não podemos evitar receber o premio – “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do Cordeiro] para que tenham direito a arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.” – Ap 22,14.

    • A vida cristã é uma luta continua, pois o inimigo de Deus tenta todos nós a todo instante para que abandonemos a luta, saindo assim tristes e derrotados, mas Jesus pode e quer nos dar a vitória.

CONCLUSAO:

O cristão para ser vitorioso necessita lutar contra as adversidades da vida. Ele precisa viver uma vida abundante e chegar aos céus recebendo o prêmio que lhe será entregue segundo suas obas – Ap 22,14.

    • Você tem vivido assim?
    • Tem pensado em ser um cristão vitorioso?
    • Busca a cada dia a palavra de Deus e a oração?
    • Tem medo de começar uma luta?

ORAÇÃO:

Senhor! Reveste-me com a sua armadura para que eu começo uma nova vida em Cristo Jesus. Amem.

LEITURAS BÍBLICAS:


  • Segunda-feira – 2Cor 11,23-27;
  • Terça-feira – 2Cor 12,7-10;
  • Quarta-feira – 12,6-10
Quinta-feira – Ef 6,13-18;
Sexta-feira – Jô 16,33;
Sábado – 2Tm 4,7

MARCO ANTONIO LANA (TEÓLOGO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário