segunda-feira, 25 de julho de 2011

VIVENDO EM CRISTO - LIÇÃO 7 – O ALVO DO CRISTÃO

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.” Fl 3,13-14.

INTRODUÇÃO:

Pela graça e misericórdia do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, todos nós vivemos na expectativa de alcançar algum alvo gratificante. Vivemos sempre em busca de alguma coisa, e sãol  os alvos que dão real valor em nossa vida, definindo um sentido positivo para tal busca. Criamos alvos, ou seja, determinamos objetivos para todas as coisas debaixo do sol: queremos comprar ou reformar a casa, obter graduação num curso, trocar ou comprar um carro, e outros. Assim passamos a vida toda tentando atingir os alvos que determinamos. Na vida cristã não é diferente, passamos o tempo todo correndo atrás de alvos tais como: freqüentar o maior número de celebrações da Igreja, ler a Bíblia durante o ano, participar de pastorais, contribuir com o dizimo, ofertas e outros. Mas quais devem ser realmente os alvos? Como eles devem ser determinados? Para que servem?

  1. OS ALVOS NOS LEVAM LUTAR POR AQUILO QUE DESEJAMOS ALCANÇAR.

    • Paulo, escrevendo aos Coríntios disse: “E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.” 1 Cor 9,25.
    • Qualquer pessoa, empresa ou Igreja que trabalha sem alvos, não prospera a contento, não trabalha com vigor, não trabalha com prazer.
    • Nossa maior luta “não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.” Ef 6,12.
    • Por isso nossa luta é sempre trégua, nunca podemos ceder às pressões demoníacas e nem deixar levar por elas.
    • Essas lutas vão nos dar a vitória pelo sangue de Jesus e nos fazer felizes a cada dia.
    • O cristão sem alvo é presa fácil para as hostes do mal.
    • Os cristãos que nunca tiveram força espiritual não lutam nada fazem, por isso são cristãos frios, raquíticos, pequenos e fracos.
    • Os alvos sempre estão nos dizendo que precisamos nos esforçar mais, fazer mais, rever nossos métodos, fazer novos acertos de contas e lutar.
    • O nosso dia – a – dia fica assim mais prazeroso, pois passamos a ter perspectiva de vida. Como é maravilhoso chegar ao fim de mais um ano e sentir que alcançamos os alvos desejados, que seja na Igreja, na família, não profissão, na formação cultural, no amor e outros.




  1. OS ALVOS NOS LEVAM A NOS COMPROMETERMOS MAIS COM A OBRA DE DEUS.

    • Paulo viu que ainda não havia alcançado seus objetivos (alvos), viu que alguma coisa ainda deveria ser feita.
    • Sentiu, no entanto, que deveria recomeçar deixando para trás as coisas do passado, esquecendo-as, abandonando-as.
    • A partir de então, sua vida deveria avança mais em direção daqueles que estavam diante dele. “rmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante,” Fl 3,13.
    • Existe ai duas questões a servir de alvos. Uma é esquecer as coisas que ficaram para trás e a outra é avançar para aquilo que está a nossa frente.
    • Seria muito conveniente pudéssemos comprar em supermercados, farmácias ou feiras livres um pouco de espiritualidade, crescimento e fortalecimento cristãos, mas nada disso pode ser comprado e deve, na realidade, ser conquistado.
    • Queremos ter os benefícios de Deus, mas para isso nunca pensamos em deixar os rudimentos mundanos, os resquícios da incredulidade, a falta do amor para trás.
    • Queremos adquirir as bênçãos de Deus sem nunca termos criado para nós mesmo um alvo que:

a)      Encoraje-nos;
b)      Nos leve a fazer alguma coisa positiva;
c)      Promova-nos;
d)      Nos acorde para as realidades cristãs;
e)      Envolva-nos mais no reino de Deus

    • Muitos cristãos nunca leram a Bíblia toda porque nunca tiveram como objetivo lê-la.
    • Muitos nunca participaram de uma clinica de crescimento cristão porque não fizeram disso um alvo.
    • Assim as coisas boas da vida cristã nunca foram atingidas.
    • Muitos até desanimam de orar para obter uma determinada benção, se tem de fazê-lo por muito tempo.
    •  Nosso compromisso com Deus nos leva a fazer mais, a viver mais e a satisfazer a vontade do Senhor, levando nossa fé mais serio.
    • Podemos considerar como o alvo na vida de Paulo o fato de sempre querer ir mais longe, fazer mais, escrever mais, exortar mais, e trabalhar com mais pessoas na obra de Deus.
    • O que temos diante de nós? Muitas coisas, como por exemplo – uma Igreja, onde há pessoas carentes para as quais temos uma palavra amiga de acordo com as necessidades de cada uma delas. São pessoas:

a)      Doentes;
b)      Fracas na fé;
c)      Enlutadas;
d)      Outros.

    • Então o que falta em nós? Colocarmos como alvo em nossas vidas fazer a obra de Deus.
    • Alvo que nos venha a comprometer mais com a palavra de Deus. Muitos cristãos, até piedosos e versados na Bíblia, jamais ganharam alguém para Jesus. Por quê? Porque lhes falta ter como alvo ganhar pessoas para o Senhor.
    • Certa vez ouvi um homem dizer que queria encher o inferno de gente, segundo ele, não queira ir sozinho e levaria consigo muitas outras pessoas. Seu alvo era perfeito para os propósitos que havia em seu coração, ele estipulou um alvo para a sua vida e trabalhava coerentemente para isso. Pensei comigo: “Deus precisa de pessoas assim, determinadas, prontas para servir e com propósitos definidos, pena que os alvos desse homem sejam voltados para o mal”.

  1. OS ALVOS NOS AJUDAM A CRESCER.

    • Paulo sabia que lá na frente havia um galardão, um premio, uma coroa incorruptível (“E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível,” 1 Cor 9,25.
    • Uma das melhores coisas na vida cristã é o cristão produtivo, e Paulo sempre apelou para a Igreja serem produtivas, sendo perito de se falar de si mesmo, (Fl 1,21-26 e 1 Cor 9,25- 27 e outros).
    • Varias pessoas falam muito bem de outras que sabem atuar no mundo cristão, mas essas tais que elogiam são passivas e nunca fizeram nada a não ser permanecerem como expectadores de outros cristãos.
    • Cada cristão trabalhando em cima de um alvo de crescimento para o reino de Deus, para o desenvolvimento de nossa Igreja ou de fortalecimento de cada cristão, vai aumentar o numero de cristãos em pouco tempo, pois tal alvo, hoje está nas mãos da minoria dos membros de nossa Igreja.

CONCLUSÃO:

Meu irmão ou minha irmã, você já estipulou algum alvo em sua vida cristã? Já atingiu algum alvo que tenha determinado? Já pensou em fazer algo, mas fracassou até em pensamento? Seus projetos tiveram vida curta? Não desanime! Deus precisa de você! O reino de Deus precisa de cristãos como Paul, trabalhador, fiel. Qual é o alvo, o objetivo que você  mais necessita criar em sua vida no momento? Determine-o agora e seja perseverante em persegui-lo.

ORAÇÃO:

Senhor quero ser como Paulo, um cristão produtivo. Trazer ovelhas desgarradas para o teu rebanho. Amem.

LEITURAS BIBLICAS:


  • Segunda-feira – Ef 6,10-12;
  • Terça-feira – Ef 6,13-17;
  • Quarta-feira – Ef 6, 18-20
  • Quinta-feira – 1 Cor 9,15-22;
  • Sexta-feira -1 Cor 9,23-27
  • Sábado – Fl 1,21-26

MARCO ANTONIO LANA (TEÓLOGO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário