segunda-feira, 25 de julho de 2011

VIVENDO EM CRISTO - LIÇÃO 11 – O VALOR DA FÉ

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.” Hb 11,1

INTRODUÇAO:

Não há nada neste mundo que se compare à fé, todas as nossas realizações vêm com a fé, pois somos inseridos num sistema onde a fé faz muita diferença. Ela nos leva a ter mais experiência de vida, nos fortalece, nos encoraja e nos capacita a buscar, orar e freqüentar a igreja de Deus.

Não adiantaria nada escrever sobre uma vida em Cristo se não mostrássemos o remédio para se curar das obras da carne, da vida pregressa e dos males que atingem toda a nossa comunidade cristã.

Nossa fé é indispensável para uma vida cristã autentica e real que nos garanta saúde espiritual. Muitos nunca deram créditos à fé, não buscam mecanismos que a levam que a levem a um processo continuo. Com isso muitas pessoas possuem fé como se fossem ondas do mar, altas e baixas. Há épocas em que tais cristãos estão na benção e há época em que estão na penúria e abandonam a fé, trocam de Igreja, procuram sacerdotes “melhores” e o corre-corre se torna um circulo vicioso. O que fazer para que nossa fé compactue com Deus e não sofra os problemas atuais?

  1. DAR IMPORTANCIA A FÉ

    • A fé é tão importante na vida humana que todas as pessoas a têm. Até aquelas consideradas incrédulas precisam ter muita fé para ostentar sua incredulidade.
    • A fé é uma das coisas mais sublimes da vida, poderíamos chama-la de combustível da vida cristã, pois a Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus – “Hora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hb 11,6.
    • Muitas pessoas não dão à devida importância à fé para não se comprometerem:

a)      Com Deus – pois tem medo de lhes ser cobrado algum trabalho;
b)      Com a Igreja – pois não abrem mão de passeios e lazer;
c)      Com a Bíblia – para não se comprometerem totalmente com seus ensinos e exortações.

    • Infelizmente muitos cristãos nunca deram importância para a fé, pois tem medo de serem diferentes, Malaquias diz: “Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve.” Ml 3,18.
    • Buscar essa diferença é trabalho que muitos não levam a sério.
    • Nossa fé é sustentada pela palavra de Deus, na leitura diária, no envolvimento com a Igreja em suas celebrações, nas pastorais e outros.
    • Jesus estava ensinando sobre a prática do perdão, e então seus discípulos pediram: “Senhor, aumenta-nos a fé” Lc 17,5.
    • Será que não está na hora de pedirmos a Deus que nos acrescente mais fé? Será que nosso barco (vida) não está prestes a afundar e nos damos no dia –a – dia para não nos comprometermos com aquilo que nos leve a uma tomada de decisão, seja radical ou não!
    • Quantos problemas temos em nosso dia –a – dia que ofuscam o brilho da nossa fé, porque não damos muita importância para ela!
    • Quantos desafios de Deus, do Sacerdote e da Igreja que você já ouviu, mas nunca parou para pensar em si mesmo se lançando aos desafios do reino de Deus?

  1. OS BENEFICIOS DA FÉ:

    • Um dos maiores benefícios da fé está num bom relacionamento com Deus. A Bíblia exige fé.
    • Podemos observar que o que mais impressionava Jesus era a fé das pessoas. A frase “A tua fé te salvou” aparece sete vezes na palavra de Deus ditas por Jesus. Veja: “Mt 9,22; Mc 5,34 e 10,52; Lc 7,50; 8,48; 17,19 e 18,42”. A palavra fé aparece 128 vezes no Novo Testamento.
    • Muitas pessoas que admiram e acham bonita a fé dos outros, muitos assistem à cerimônia e saem admirando a fé do Sacerdote, do Diácono, do Ministério de Musica e outros, mas nunca colocam sua fé em exercício.
    • Quantas pessoas têm sido beneficiadas com a fé que cresceu e se desenvolveu dentro de um sistema que, alem de ajudar na vida, ainda serviu para levar outras pessoas a conhecerem Jesus como Salvador!
    • É pela fé que muitas pessoas entregam seus dízimos e ofertas todos os meses.
    • É pela fé que os sacerdotes, missionários, irmãos e irmãs vivem o seu dia –a – dia pregando, ensinando, exortando o povo para que saia do anonimato e aceite Jesus como Senhor e Salvador.

  1. O VALOR DA FÉ

    • A fé vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus - “Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” Rm 10,17.
    • É através da nossa fé que adentramos no reino de Deus pelas orações e graças. Nossa fé nos coloca frente a frente com Ele.
    • Foi à fé do cego Bartimeu que o levou a ver e seguir Jesus pelo caminho – “Nisto, lançando de si a sua capa, de um salto se levantou e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe o cego: Que queres que te faça? Respondeu-lhe o cego: Mestre, que eu veja. Disse-lhe Jesus: Vai a tua fé te salvou. E imediatamente recuperou a vista, e foi seguindo pelo caminho.” Mc 10,50-52.
    • Foi a fé da mulher Cananéia que levou a cura de sua filha endemoninhada – “Então respondeu Jesus, e disse-lhe: ó mulher, grande é a tua fé! seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã.” Mt 15,28.
    • Foi à fé do Centurião Romano que levou à cura de seu criado – “Jesus, ouvindo isso, admirou-se, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que a ninguém encontrei em Israel com tamanha fé .... Então disse Jesus ao centurião: Vai-te, e te seja feito assim como creste. E naquela mesma hora o seu criado sarou.” Mt 8,10-13.
    • a nossa fé nunca permite que envergonhemos a palavra de Deus e nem que ela nos envergonhe.
    • A fé leva os nossos corações a palpitar sempre pelas coisas de Deus. Leva-nos a fazer, a realizar e a nos sentirmos realizados ao fazer.
    • Nossa fé é responsável por todas as mudanças que necessitamos fazer para melhorar nosso convívio cristão.
    • Há pelo menos três tipos de fé:

a)      A Fé natural – é aquela fé comum na vida de todas as pessoas, que ao pregarem uma condução, por exemplo, acreditam que chegarão a seus destinos sãos e salvas.
b)     A Fé Salvadora – é a fé pela qual nos apropriamos da salvação que vem pelo ouvir. A Bíblia diz: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Ef 2,8-9.
c)      A Fé Confiança – é a capacidade da pessoa descansar nas promessas de Deus, descansar no próprio Deus, é quando a pessoa faz uma entrega total, deixa tudo que tem, joga todo tipo de pecado para trás e vive a vida cristã, é quando o cristão se despe de tudo, abandona tudo o que fez na velha vida (antes de conhecer Jesus) e vive esperando a volta de cristo.

·         A maior bênção na vida de todo cristão é possuir a confiança em Deus. Entregar vida, bens, família tudo e todos nas mãos do Senhor. Essa é a fé de que todos nós dependemos para nossa alegria, prazer gozo e satisfação em Deus.

CONCLUSÃO

  • O que temos conseguido com nossa fé?
  • Ela esta nos ajudando a andar na presença do Senhor?
  • Conseguimos ser mais cristãos, vivendo pela fé, com a fé e através da fé?

Hoje é o melhor dia para pedir a Deus como fizeram os discípulos de Jesus: “Aumentai-nos a nossa fé” – Lc 17,5. “Mas o justo viverá da fé.” – Rm 1,17 e para isso precisamos abandonar tudo e caminhar para uma vida mais justa, mais santificada e mais comprometida com Deus.

ORAÇÃO:

Senhor! Aumentai minha fé, quero ser igual ao Bartimeu jogar a capa do pecado para trás e te seguir. Amem.

LEITURAS BÍBLICAS:


  • Segunda-feira – Mc 10,46-52
  • Terça-feira – Mt 15,21-28
  • Quarta-feira – Rm 10,16-18
  • Quinta-feira – Ef 2,8-10
  • Sexta-feira – Lc 17,1-5
  • Sábado – Rm 1,16-17

MARCO ANTONIO LANA (TEÓLOGO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário