sábado, 28 de outubro de 2017

POR QUE SODOMA E GOMORRA FORAM DESTRUÍDAS?


As cidades de Sodoma e Gomorra foram destruídas por causa da grande maldade do povo que morava lá. Seus pecados já não podiam ser tolerados. A destruição de Sodoma e Gomorra também serve como exemplo sobre a justiça de Deus.
Deus é bondoso e paciente, mas quando os pecados se tornam demasiado grandes, sem haver arrependimento, Ele traz castigo. Quem continua a pecar deliberadamente corre o risco de sofrer castigo repentino. Foi isso que aconteceu com o povo de Sodoma e Gomorra.
Abraão e Ló em Sodoma e Gomorra
Em certa altura de suas vidas, Abraão e seu sobrinho Ló seguiram caminhos separados. Ló se instalou na cidade de Sodoma, porque a região era muito fértil. Mas o povo da região era muito perverso (“12 Abrão ficou na terra de Canaã, e Ló foi morar nas cidades do vale. Ló foi acampando até chegar a Sodoma, 13 onde vivia uma gente má, que cometia pecados horríveis contra o SENHOR.” Gênesis 13,12-13).
Depois de algum tempo, os habitantes de Sodoma e Gomorra foram derrotados em uma batalha. Ló e todos os outros residentes foram levados cativos. Quando ouviu o que tinha acontecido, Abraão juntou uma tropa e salvou Ló, junto com os outros habitantes de Sodoma. O rei de Sodoma ofereceu riquezas a Abraão, em gratidão, mas ele recusou toda recompensa (“21 Depois o rei de Sodoma disse a Abrão: — Fique com as coisas e me devolva somente as pessoas. 22 Mas Abrão respondeu: — Eu levanto a mão diante do SENHOR, o Deus Altíssimo, criador do céu e da terra, 23 e juro que não ficarei com nada do que é seu, nem um fio de linha ou uma tira de sandália. Assim você nunca poderá dizer: “Eu fiz com que Abrão ficasse rico.” Gênesis 14,21-23). Abraão não queria se contaminar com as riquezas de Sodoma!
Em outra ocasião, o anjo do Senhor visitou Abraão e lhe contou que iria investigar os crimes de Sodoma e Gomorra e trazer castigo sobre o povo. Abraão pediu então por misericórdia pelas pessoas justas que moravam na região (“23 Abraão chegou um pouco mais perto e perguntou: — Será que vais destruir os bons junto com os maus? 24Talvez haja cinquenta pessoas direitas na cidade. Nesse caso, vais destruir a cidade? Será que não a perdoarias por amor aos cinquenta bons? 25Não é possível que mates os bons junto com os maus, como se todos tivessem cometido os mesmos pecados. Não faças isso! Tu és o juiz do mundo inteiro e por isso agirás com justiça. Gênesis 18,23-25). Por isso, Deus disse que, se encontrasse apenas 10 homens justos, não destruiria Sodoma e Gomorra.
Mas não havia nem 10 homens justos! Por amor a Abraão, Deus enviou dois anjos para tirarem Ló e sua família de Sodoma antes da destruição, porque ele era o único justo nesse lugar. Ló convidou os anjos (que se pareciam com homens) para passarem a noite em sua casa.
Quando chegou a noite, todos os homens de Sodoma cercaram a casa de Ló e exigiram que ele trouxesse para fora seus dois hóspedes para serem estuprados (“4 Mas, antes que eles fossem dormir, todos os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, cercaram a casa. 5Eles chamaram Ló e perguntaram: — Onde estão os homens que entraram na sua casa esta noite? Traga-os aqui fora para nós, pois queremos ter relações com eles. Gênesis 19:4-5). Ló tentou impedi-los mas os homens se tornaram violentos. Então os anjos feriram os homens de cegueira e retiraram Ló e sua família da cidade. Eles fugiram e Deus destruiu Sodoma e Gomorra. 
 
Fogo e enxofre choveram sobre Sodoma e Gomorra, destruindo tudo (“23 Ló chegou a Zoar depois que o sol já havia saído. 24 De repente, lá do céu, o SENHOR Deus fez chover fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra. 25Ele destruiu essas duas cidades, e também todo o vale e os seus moradores, e acabou com todas as plantas e árvores daquela região.” Gênesis 19,23-25). Na manhã seguinte, Abraão avistou a região de sua tenda e viu apenas uma densa fumaça subindo da terra!
Quais foram os pecados de Sodoma e Gomorra?
O povo de Sodoma e Gomorra cometeram muitos pecados, que levaram à sua destruição. Eles não morreram apenas por causa de um pecado. Eles morreram porque abandonaram completamente o bem e a justiça, se dedicando por inteiro ao pecado.
Alguns dos pecados de Sodoma e Gomorra que a Bíblia menciona são:
• Violência e imoralidade sexual – homossexualidade e estupro – “Lembrem-se dos moradores de Sodoma, de Gomorra e das cidades vizinhas, que agiram como aqueles anjos e cometeram imoralidades e pecados sexuais. Eles sofreram o castigo do fogo eterno, o que é um aviso claro para todos.” Judas 1,7.
• Falta de vergonha – eles nem sentiam necessidade de esconder seu pecado! – “Eles não tratam os outros com igualdade, e isso prova que estão errados. Pecam abertamente como os moradores de Sodoma; não procuram esconder os seus pecados. Ai deles, pois estão trazendo sobre si mesmos o castigo da sua própria maldade! Isaías 3,9
• Arrogância e desprezo pelos necessitados – “Sodoma e as suas filhas eram orgulhosas porque tinham muita comida e viviam no conforto, sem fazer nada; porém não cuidaram dos pobres e dos necessitados. 50 Elas foram orgulhosas e teimosas e fizeram as coisas que eu detesto; por isso, eu as destruí, como você sabe muito bem. Ezequiel 16,49-50
A destruição de Sodoma e Gomorra também serviu como exemplo. Assim como Sodoma e Gomorra foram destruídas, um dia Deus trará castigo sobre todas as pessoas. Deus fará justiça (“Deus condenou as cidades de Sodoma e Gomorra, destruindo-as com fogo, como exemplo do que vai acontecer com os que não querem saber dele.” 2 Pedro 2,6). Os ímpios receberão aquilo que merecem, mas Deus também tem poder para proteger os justos. Deus poupou Ló e também poupa aqueles que O amam, rejeitando o pecado que os rodeia (“7 Ele salvou Ló, um homem bom, que estava aflito porque conhecia a vida daquela gente imoral. 8Todos os dias esse homem bom, que vivia entre eles, ficava muito agoniado ao ver e ouvir as coisas más que aquela gente fazia. 9Tudo isso nos mostra que o Senhor sabe como livrar das aflições as pessoas dedicadas a ele e também sabe como guardar os maus debaixo de castigo para o Dia do Julgamento.” 2 Pedro 2,7-9).

POR - MARCO ANTONIO LANA (TEÓLOGO BIBLISTA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário