quarta-feira, 4 de outubro de 2017

CRIAÇÃO DO MUNDO - FOI OU NÃO EM SEIS DIAS LITERAIS


Resultado de imagem para CRIAÇÃO DA TERRA

Deus criou o mundo em sete dias?
A Bíblia diz que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo dia. Existe muito debate sobre se esses dias eram dias literais de 24 horas ou se eram períodos de tempo indefinido. Mesmo havendo teorias diferentes, o mais importante é que Deus é o Criador do mundo.
Segundo o relato de Gênesis 1, no princípio Deus criou os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia, mas havia água. Então, durante seis dias Deus criou:
1.    A luz
2.    O céu
3.    Terra seca e vegetação
4.    Corpos celestes (sol, lua, estrelas)
5.    Animais aquáticos e aves
6.    Animais terrestres e o ser humano
7.    No sétimo dia Deus descansou. Deus abençoou o sétimo dia e o instituiu como dia de descanso (Gênesis 2,2-3).
Sete dias ou milhões de anos?
Baseados em estudos científicos, muitos hoje afirmam que o universo foi criado ao longo de milhões de anos, não em sete dias. Os cristãos têm várias teorias, entre as quais:
Seis dias literais
Deus criou o mundo em exatamente seis dias de 24 horas. Essa é a interpretação mais literal do relato de Gênesis. Quem apóia essa teoria aponta que os estudos científicos são muito especulativos que não podem ser comprovados categoricamente (o que é verdade). Deus pode ter criado a terra em seis dias, mas com aparência de muito mais idade.
Seis épocas de tempo
Os “dias” da criação representam grandes épocas de tempo. Essa é a sugestão de quem tem alguma confiança nos estudos científicos sobre a criação do universo. Deus tem uma noção de tempo diferente da nossa (2 Pedro 3,8) e a palavra “dia” em hebraico pode ter vários significados, incluindo uma época de tempo indefinido. Deus pode ter usado os processos e as leis naturais para criar o mundo em seis eras.
Linguagem figurativa
O relato da criação é uma narrativa simbólica, não histórica. Essa é a visão de quem vê a história da criação mais como uma alegoria, não para ser levada ao pé da letra. O objetivo principal dessa história pode ser explicar algumas verdades fundamentais (Deus criou tudo e é o único Deus verdadeiro) de uma forma que as pessoas compreendem, sem preocupação com rigor histórico ou científico.
Existe uma teoria certa?
Ninguém sabe se alguma dessas teorias é certa, porque ninguém viu a criação do mundo. Todas têm alguns argumentos fortes e alguns argumentos fracos. Mas podemos ter a certeza de uma coisa: Deus tem poder para fazer o que quer (Lucas 1,37).
Deus pode ter criado o mundo em sete dias, sete milhões de anos ou até sete segundos! Ele pode ter trabalhado mais ou menos lentamente. Ninguém sabe. Mas não importa o método. Mesmo com o conhecimento científico que temos hoje temos de admitir que foi necessário haver muitos milagres para o mundo surgir. De uma forma ou de outra, Deus criou o mundo. Se acreditarmos nisso, não negamos a Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário