terça-feira, 7 de novembro de 2017

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE ANOREXIA?



Resultado de imagem para ANOREXIA e a biblia

Deus quer lhe libertar da anorexia. A Bíblia diz que você deve cuidar de seu corpo e tratá-lo com respeito. A anorexia é destrutiva e pode até lhe matar.

O que é anorexia?

A anorexia é um problema alimentar, quando uma pessoa come menos do que precisa para ser saudável e perde muito peso. Normalmente, a pessoa com anorexia sente que é muito gorda e precisa perder mais peso, mesmo quando está muito abaixo do peso. Não se alimentar direito e ficar extremamente magro causa muitas doenças:

·         Problemas nos ossos
·         Problemas nos músculos
·         Infertilidade
·         Doenças do coração

Quando não é tratada, a anorexia pode levar à morte.

Anorexia e a Bíblia

A Bíblia diz que seu corpo foi criado por Deus de forma muito especial (“13 Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe. 14 Eu te louvo porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso, e eu sei disso muito bem”. Salmos 139,13-14). Você é uma obra de arte de Deus!

Muitas pessoas que têm anorexia procuram satisfação e aceitação. Mas ficar cada vez mais magro não é a solução. Quem tem anorexia nunca fica satisfeito com seu corpo. Mas Jesus conhece cada detalhe de você e lhe ama (“6 — Por acaso não é verdade que cinco passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? No entanto Deus não esquece nenhum deles. 7 Até os fios dos cabelos de vocês estão todos contados. Não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos!Lucas 12,6-7). O amor de Jesus não depende de sua aparência. Jesus lhe ama, sempre lhe amou e nunca vai deixar de lhe amar!

A anorexia não vai lhe ajudar; vai lhe destruir. Mas Jesus quer lhe dar uma vida plena, com tudo que você realmente precisa (“O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.João 10,10). Jesus tem poder para restaurar sua vida e lhe libertar da anorexia.

Se seu coração lhe diz que você precisa perder peso, mesmo quando você está abaixo do normal, não acredite! O coração é mentiroso! (““Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado. Jeremias 17,9) Creia na Bíblia, que diz:

·         A comida foi criada por Deus para seu bem – “3 Essas pessoas ensinam que é errado casar e que é errado comer certos alimentos. Mas Deus criou esses alimentos para que aqueles que creem e conhecem a verdade os comam depois de terem feito uma oração de agradecimento. 4 Tudo o que Deus criou é bom, e, portanto, nada deve ser rejeitado. Que tudo seja recebido com uma oração de agradecimento 5porque a palavra de Deus e a oração tornam todos os alimentos aceitáveis a ele!1 Timóteo 4,3-5
·         Deus quer que você cuide de seu corpo – “pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele.1 Coríntios 6,20; “Porque ninguém odeia o seu próprio corpo. Pelo contrário, cada um alimenta e cuida do seu corpo, como Cristo faz com a Igreja,Efésios 5,29
·         Você pode mudar como você pensa sobre si mesmo – “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.Romanos 12,2
·         Jesus é a verdade e ele vai lhe libertar da anorexia – “e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.João 8,32

Os padrões de beleza da sociedade mudam  constantemente. Mas Deus não julga você por sua aparência. O Deus justo, perfeito, poderoso, que sabe tudo, vê você e lhe ama! Deixe que a opinião de Deus seja a mais importante em sua vida.

Atenção! Pode levar tempo para ficar livre da anorexia mas não desespere! Deus está com você e vai lhe ajudar. Ele nunca vai lhe abandonar, mesmo se você tiver algumas recaídas (“Não se deixem dominar pelo amor ao dinheiro e fiquem satisfeitos com o que vocês têm, pois Deus disse: “Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei.” 6Portanto, sejamos corajosos e afirmemos: “O Senhor é quem me ajuda, e eu não tenho medo. Que mal pode alguém me fazer?” Hebreus 13,5-6). Não se isole. Conte o que está passando para seu pastor ou algum líder em quem você confia. Deus põe essas pessoas em sua vida para lhe ajudar.


4 verdades bíblicas para superar a anorexia

A anorexia é um transtorno sério, que pode destruir a vida. Na Bíblia encontramos verdades que ajudam a superar a anorexia:

1.    Deus ama você

Você tem valor! Você foi criado de maneira muito especial, à imagem e semelhança de Deus. Foi Deus que criou você dentro da barriga de sua mãe, com amor e carinho (“13 Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe. 14 Eu te louvo porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso, e eu sei disso muito bem”. Salmos 139,13-14). Você é uma obra de arte de Deus.

O amor de Deus é incondicional. Isso significa que nada pode fazer Deus lhe amar menos. Deus sabe tudo sobre você e ainda lhe ama. Mesmo quando você não se ama, Deus lhe ama muito! – “38 Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais ; nem o presente, nem o futuro; 39 nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.Romanos 8,38-39

Você pode se achegar a Deus sem medo. Ele não quer castigar, Ele quer restaurar! Ele entende seus problemas e está pronto para lhe ajudar. Deixe Deus entrar em seu coração e preencher sua vida com Seu amor.

2.    Seu corpo é importante para Deus

Seu corpo é templo do Espírito Santo (“19 Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, 20 pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele.1 Coríntios 6,19-20). Deus habita dentro de você! Por isso, seu corpo merece seu respeito. Deus quer que você ame seu corpo e cuide dele (“Porque ninguém odeia o seu próprio corpo. Pelo contrário, cada um alimenta e cuida do seu corpo, como Cristo faz com a Igreja, 30pois nós somos membros do corpo de Cristo. Efésios 5,29-30).

Deus se preocupa com sua saúde espiritual, mental e física. Ele quer que você tenha vida plena, começando já aqui na terra.

3.    A verdade liberta

A verdade de Deus pode lhe libertar da anorexia. Por isso, é importante conhecer a verdade:

·         O diabo quer lhe destruir – todos os pensamentos destrutivos vêm do diabo, que quer destruir sua vida preciosa (“10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.João 10,10). A anorexia é destrutiva. Não traz beleza nem saúde. A anorexia traz morte
·         Jesus quer lhe restaurar – Jesus veio para lhe salvar da destruição. Ele tem poder para lhe libertar dos pensamentos destrutivos associados à anorexia
·         Você pode resistir ao diabo – por meio de Jesus, você pode rejeitar os pensamentos destrutivos (“Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês.Tiago 4,7). Sempre que esses pensamentos vêm a sua mente, rejeite-os como mentira do diabo.

4.    Seu corpo pertence a Jesus

Você não vive só para você. Você vive para Jesus (“Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim.” Gálatas 2,20). A Bíblia nos ensina que devemos glorificar a Deus com tudo que temos, até nosso corpo.

Dedique seu corpo a Deus. Agradeça a Deus por seu corpo, mesmo os defeitos! Peça Sua ajuda para ver seu corpo da maneira que Ele vê. Decida ser saudável para agradar a Deus. – “E também não entreguem nenhuma parte do corpo de vocês ao pecado, para que ele a use a fim de fazer o que é mau. Pelo contrário, como pessoas que foram trazidas da morte para a vida, entreguem-se completamente a Deus, para que ele use vocês a fim de fazerem o que é direito.Romanos 6,13


Nenhum comentário:

Postar um comentário