sábado, 28 de outubro de 2017

POR QUE DEUS CRIOU O HOMEM?



Deus criou o homem para a Sua glória (“Todos eles são o meu próprio povo; eu os criei e lhes dei vida a fim de que mostrem a minha grandeza Isaías 43,7). Ele é a Sua imagem e glória (“O homem não precisa cobrir a cabeça, pois ele reflete a imagem e a glória de Deus. Mas a mulher reflete a glória do homem,1 Coríntios 11,7). Deus não precisava mostrar a Sua glória ao homem, pois Ele já a tem e ninguém a pode tirar.

Além de o homem ser criado para a Sua glória, a Bíblia não diz se há mais outros propósitos pelos quais Deus o criou. Porém, Ele criou-o a Sua imagem, conforme a Sua semelhança, sendo o homem único (“Aí ele disse: — Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco.” Genesis 1,26). Tudo foi criado por ele e para Ele, conforme a Sua vontade (“24— Deus, que fez o mundo e tudo o que nele existe, é o Senhor do céu e da terra e não mora em templos feitos por seres humanos. 25E também não precisa que façam nada por ele, pois é ele mesmo quem dá a todos vida, respiração e tudo mais. 26De um só homem ele criou todas as raças humanas para viverem na terra. Antes de criar os povos, Deus marcou para eles os lugares onde iriam morar e quanto tempo ficariam lá.Atos 17,24-26; “6Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu e na terra, tanto o que se vê como o que não se vê, inclusive todos os poderes espirituais , as forças, os governos e as autoridades. Por meio dele e para ele, Deus criou todo o Universo.Colossenses 1,16).

Criado para Si, o homem e Deus tinham um relacionamento. Ele lhe deu uma grande responsabilidade: cuidar da Sua criação, dar nomes aos animais e cultivar a terra.
Infelizmente, o homem pecou, desobedeceu a uma ordem dada por Deus, quebrou a comunhão que eles tinham. O que o homem era e fazia para O glorificar, foi corrompido pelo pecado.

O que Deus fez para que a Sua criação voltasse a glorificá-Lo?

Deus viu que o homem por si só, nunca voltaria a glorificá-lo, e não teriam mais um relacionamento com Ele (“Nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte do seu Filho. E, agora que somos amigos de Deus, é mais certo ainda que seremos salvos pela vida de Cristo.” Romanos 5,10). Tudo nele foi corrompido, e não havia nenhum homem justo na terra que fazia o bem (“9 Então será que nós, os judeus, estamos em melhor situação do que os não judeus? De modo nenhum! Já mostrei que todos, judeus e não judeus, estão debaixo do poder do pecado. 10Como dizem as Escrituras Sagradas: “Não há uma só pessoa que faça o que é certo; 11não há ninguém que tenha juízo; não há ninguém que adore a Deus. 12Todos se desviaram do caminho certo, todos se perderam. Não há mais ninguém que faça o bem, não há ninguém mesmo. Romanos 3,9-12). Por isso, Deus enviou o Seu único Filho, Jesus, para morrer na cruz pelo pecado do homem, para que este voltasse a glorifica-Lo como Deus (“Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão.Romanos 1,21).
Sendo criado para a Sua glória, o que o homem deve fazer?
·         Reconhecer o seu pecado e receber a dádiva da salvação, por meio do sacrifício de Jesus Cristo na cruz.
·         Reconhecer e glorificar a Deus em todos os seus caminhos.
Guardar os Seus mandamentos.
·         Viver de maneira santa, digna e irrepreensível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário