segunda-feira, 9 de outubro de 2017

JESUS - JESUS É DEUS?





Jesus é Deus?

Sim, Jesus é Deus. A Bíblia deixa isso bem claro. Deus é um só mas é uma Trindade, três em um. Isso pode parecer estranho, mas Deus é muito mais complexo que um ser humano. Nós somos corpo, alma e espírito, Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. Jesus é a parte de Deus que é o Filho. Ao vir para a terra, Ele se transformou num homem, identificando-se conosco.

O evangelho de João abre dizendo que Deus é a Palavra e Ele se tornou num homem (João 1:1-14). Jesus era Deus e estava com Deus. Por outras palavras, Jesus é uma parte da Trindade de Deus. Muita gente toma as passagens que falam de Jesus estar junto a Deus como evidência que Ele não é Deus, mas outras passagens são muito claras ao afirmar que Jesus é Deus (Tito 2:13). Lendo João 1, entendemos que não é uma diferença de opinião sobre a divindade de Cristo mas que todos estão falando de Jesus como Deus.

Quem Jesus afirmou ser?

Jesus disse que era Filho de Deus e Filho do homem, o Cristo/Messias (ambos significam ungido). Não lemos nos evangelhos que Ele disse “eu sou Deus” mas Ele também nunca disse “eu sou homem”. Mas pelas coisas que disse e fez, fica claro que Ele se considerava Deus:
  • Jesus deixou que as pessoas O adorassem (Mateus 28:9) – Jesus era judeu e os judeus acreditavam que só deviam adorar a Deus, nunca a homens.
  • Jesus perdoava pecados (Marcos 2:5-6) – Ele não estava perdoando pecados feitos contra Ele próprio mas todos os pecados das pessoas! Os teólogos judeus da altura ficaram chocados porque só Deus pode perdoar pecados assim, visto que todo o pecado é uma ofensa contra Deus.
  • Jesus disse que já existia antes de Abraão e era “Eu Sou” (João 8:28; João 8:58-59) – quando Moisés perguntou a Deus qual era seu nome, Deus respondeu que era “Eu Sou”, que em hebraico é um jogo de palavras com Senhor. Assim, Deus ficou conhecido como Eu Sou. Jesus disse que era Eu Sou quando os judeus perguntaram quem Ele era, depois quiseram matá-lo porque ficou claro que Ele dizia ser Deus.
  • Jesus disse que Ele e o Pai eram a mesma pessoa (João 10:30-33) – isso é o mesmo que dizer “eu sou Deus”; os judeus entenderam isso e tentaram apedrejá-lo.
  • Jesus ensinou que Ele é o Caminho e a Vida (João 14:6) – nenhum grande líder espiritual disse que a salvação era por ele mesmo. Isso seria absurdo porque quando morresse já não haveria salvação. Jesus não disse só para obedecer à sua palavra, Ele disse que entrará na vida de quem O aceitar como salvador, tal como Deus faz (João 14:23).
Muitas destas afirmações foram registradas por João, um dos apóstolos de Jesus que ouviu essas coisas em primeira mão, não são rumores escritos muitos séculos mais tarde. Os judeus teriam aceitado um Messias, profeta ou líder espiritual sem problema porque eles já estavam à espera que Ele viesse há muito tempo. A razão porque muitos se recusaram a aceitá-lo e porque O mataram foi precisamente porque Ele dizia ser Deus.

Jesus provou ser Deus quando ressuscitou. Todos os outros casos de ressurreição na Bíblia foram graças às orações de homens de Deus mas Jesus ressuscitou sem ninguém interceder por Ele (Atos dos Apóstolos 2:24). A morte não podia retê-lo porque era perfeito e era Deus.


O que é a Trindade?

Trindade é a palavra que usamos para descrever Deus que, sendo um só, tem três “pessoas”: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A palavra Trindade, que significa mais ou menos “três em um” ou “um que é três”, não aparece na Bíblia mas é usado para explicar o conceito bíblico que Deus é um mas é três. Essa ideia é difícil de entender mas está bem presente na Bíblia (Mateus 28:19).

Deus é um só? Ou há vários deuses?

A Bíblia deixa claro: só há um Deus. Não existem vários deuses, apenas um, o Deus da Bíblia, que é supremo (Isaías 44:6; Romanos 3:30). A Bíblia não fala de três deuses, fala de só uma pessoa que é Deus. É por isso que chamamos o Cristianismo de uma religião monoteísta, porque acredita que só existe um Deus e não vários (panteísmo). A Trindade não é um conjunto de três deuses.
Então, Deus é um ou é três?
Deus é três em um. Sendo um, Ele tem três “pessoas” ou “identidades”. É um pouco como um ovo, que tem a clara, a gema e a casca. Juntos são o ovo mas são três partes diferentes do mesmo ovo. Como o ovo, as três “pessoas” de Deus juntas são um só Deus. Mas, diferente das partes do ovo, cada “pessoa” (Pai, Filho, Espírito Santo) é em si Deus, não apenas uma parte. Por isso é normal chamar de “pessoas”, porque cada um é distinto, com uma função diferente. É um pouco como uma mente coletiva, três indivíduos com a mesma mente. Mas as três “pessoas” de Deus estão muito mais interligadas.

Jesus disse “quem me vê, vê o Pai” (João 14:9). Quando o Espírito Santo age na nossa vida, é a totalidade de Deus agindo em nós, através do Espírito Santo. A Bíblia constantemente mistura os três, já que quando falamos de um, falamos também de Deus no seu todo.

Sabemos pela Bíblia que cada um dos elementos da Trindade tem algumas funções diferentes mas é difícil distinguir exatamente o Pai do Filho e do Espírito Santo, porque no final são todos a mesma pessoa (João 10:30); as suas ações nunca são completamente independentes. As três pessoas da Trindade são interdependentes.

Provavelmente não é possível compreender totalmente o conceito de Trindade, porque somos seres limitados e não há nada igual a Deus para comparar (Isaías 40:18). É importante lembrar que Deus não é limitado como nós. Tal como Ele não está preso às regras do tempo e do espaço, também não é limitado pelas regras da matemática, que diz que uma pessoa não pode ser um e três ao mesmo tempo. Deus é infinitamente mais complexo que nós.

O que a Bíblia ensina sobre a Trindade?

A Bíblia ensina que Deus, sendo um só, é Pai, Filho e Espírito Santo. Não existem três deuses; somente existe um, com três manifestações, ou “pessoas”. A Bíblia ensina que o Pai é Deus, Jesus é Deus e o Espírito Santo é Deus.

A Bíblia fala sobre a Trindade?

A palavra “Trindade” não aparece na Bíblia mas é usado para dar nome ao conceito bíblico que o Pai, Filho e o Espírito Santo são a mesma pessoa. A Bíblia ensina claramente que há só um Deus (Isaías 44:6). Não há outros deuses. Mas a Bíblia também ensina que Deus tem três “pessoas” distintas:

O Pai

Deus Pai é a origem de todas as coisas. Toda a vontade e todos os planos de Deus estão expressos em Deus Pai (João 5:19). Ele é soberano sobre todas as coisas e é o Juiz de todo o mundo.

O Filho

O Filho é a manifestação visível de Deus: Jesus. Jesus é Deus em forma humana, que conseguimos ver e compreender (João 1:14). Através de Jesus, Deus trouxe a salvação ao mundo. Jesus nos dá acesso ao Pai e cobre nossos pecados.

O Espírito Santo

O Espirito Santo é Deus agindo em nós. Deus mora em nossos corações através do Espirito Santo (1 Coríntios 2:11-12). O Espírito Santo nos capacita a crer e a entender as coisas de Deus. Ele também nos ajuda a orar e a ter um relacionamento íntimo com Deus.

A grande manifestação da Trindade aconteceu no batismo de Jesus. O Filho, Jesus, estava lá em forma humana, o Espírito Santo desceu como uma pomba e o Pai falou dos céus (Lucas 3:21-22). Jesus também ordenou que os discípulos fossem batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28:19).

Confuso com a ideia de Deus ser três em um? Veja aqui o que é a Trindade e como funciona.

Embora a Bíblia não entre em detalhes sobre a Trindade, ela confirma sua existência.

O que é o Espírito Santo?

O Espírito Santo é a terceira “pessoa” da Trindade, ou seja, Ele é Deus. O Espírito Santo é a parte de Deus que age diretamente no mundo e na vida do crente. É Ele que permite o contato direto com Deus.

O Espírito Santo é uma pessoa?

Sim, o Espírito Santo é uma pessoa, não apenas uma força ou um poder. Jesus disse que Ele é uma pessoa quando O chamou de nosso Conselheiro, algo que só uma pessoa pode ser (João 14:16-17). A Bíblia fala que Ele tem todas as caraterísticas de uma pessoa:

  • Ele fala – a Bíblia conta que o próprio Espírito Santo falou com os discípulos como uma pessoa, não como uma força usada por alguém (Atos dos Apóstolos 13:2).
  • Ele pensa – o Espírito Santo sonda e compreende as coisas de Deus, tem capacidade intelectual (1 Coríntios 2:10-11).
  • Ele sente – se nós podemos entristecer o Espírito Santo, isso significa que Ele tem capacidade para sentir emoções (Efésios 4:30).
  • Ele tem vontade – o Espírito Santo toma decisões, dando a conhecer a Sua vontade (Atos dos Apóstolos 16:7).
A Bíblia diz que o Espírito Santo é Deus. Ele é igual a Deus e é parte de Deus. Ele é enviado tanto da parte de Deus Pai e de Jesus, o Filho, e é uma parte integral da Trindade.

O que o Espírito Santo faz?

  • Ele fala de Jesus – o Espírito Santo glorifica a Jesus e O torna conhecido a nós. É só por Ele que podemos conhecer Jesus (João 16:13-15).
  • Ele convence o pecador – quando alguém é convencido do seu pecado e da justiça de Deus, isso é por ação do Espírito Santo, também conhecido como Espírito da Verdade (João 16:7-8).
  • Ele transforma o crente – quando uma pessoa aceita Jesus como seu salvador, recebe o Espírito Santo, que atua na sua vida para a salvação. Por isso, o Espírito Santo é chamado Espírito de Vida (Romanos 8:2).
  • Ele guia – o Espírito Santo nos ensina como viver como Deus quer. Ele mora dentro do crente e ajuda-o a encontrar o caminho que deve seguir. É Ele que nos ajuda a interpretar a Bíblia corretamente e a aplicá-la nas nossas vidas (Gálatas 5:16).
  • Ele capacita – através da ação do Espírito Santo, podemos vencer o pecado e viver de maneira digna. As novas atitudes do cristão são conhecidas como “frutos do Espírito”, porque são o resultado de Seu trabalho (Gálatas 5:22-24). É também o Espírito que nos dá capacidade para testemunhar de Cristo, ensinar e fazer boas obras. Até no Antigo Testamento, quem dava o ministério era o Espírito Santo de Deus.
Quem pode receber o Espírito Santo?

Se você aceitou Jesus como seu senhor e salvador, então o Espírito Santo já mora dentro de você. É Ele quem dá a vontade de ser mais como Jesus e de ficar mais próximo de Deus; é Ele quem tira a culpa do pecado. O Espírito Santo não habita em quem não acredita mas Ele atua no coração de quem O deixa, para convencer e dar o dom da fé. Se você precisa de fé, basta pedir a Deus; o Espírito Santo virá e te ajudará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário