domingo, 1 de outubro de 2017

DINOSSAUROS - O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE DINOSSAUROS




A Bíblia não diz nada sobre dinossauros mas fala de monstros, que algumas pessoas interpretam como sendo dinossauros. A palavra “dinossauro” foi inventada há menos de 200 anos atrás, portanto não aparece na Bíblia, que é muito mais antiga.

Na Bíblia, tal como em praticamente todas as culturas, há relatos de monstros gigantes que hoje não conhecemos. É bem possível que sejam inspirados nos dinossauros, mas não podemos ter certeza se é porque ainda havia dinossauros naqueles tempos ou porque tinham lendas mais antigas sobre esses animais. A paleontologia (estudo dos fósseis) parece indicar que os dinossauros já não existiam nessa altura mas isso depende da forma como interpretamos a evidência.


Onde a Bíblia fala sobre possíveis dinossauros?


Gênesis 1,21 – os “grandes animais aquáticos” em hebraico significam monstros aquáticos. Esses animais normalmente são interpretados como sendo dinossauros marinhos ou então sendo baleias.

O Beemote (Jó 40,15-24) – segundo o relato em Jó, era um animal herbívoro muito grande que vivia perto do rio. É tradicionalmente associado ao hipopótamo ou ao elefante mas tem algumas características (como a cauda grossa) que parecem indicar outro animal, possivelmente um dinossauro.


O Leviatã ou monstro marinho – sua descrição aparece em Jó 41,1-34. Algumas pessoas associam-no ao crocodilo mas a associação mais normal é com o mítico dragão, porque diz que cuspia fogo. É também possível que seja baseado num dinossauro marinho. O Leviatã, como o dragão, é usado em algumas partes da Bíblia como alegoria para o diabo (Isaías 27,1).
 
 
O que é o Leviatã? 
 
O Leviatã na Bíblia é um grande monstro marinho. Sua descrição se encontra em Jó 41,1-34. Ninguém sabe ao certo se o Leviatã é uma criatura verdadeira ou mitológica. Em outras partes da Bíblia o Leviatã simboliza o diabo.
 
 
De acordo com a descrição em Jó, o Leviatã é um monstro muito grande que mora no mar. Ele é muito forte e não pode ser domado nem caçado com lanças e arpões. Seu couro é duro como armadura e seus golpes são muito perigosos. Tem dentes grandes, fogo sai de sua boca e fumaça do seu nariz. Por onde passa deixa um rastro cintilante e agita muito a água.
 
 
Algumas pessoas pensam que o Leviatã pode ser:
 

Um crocodilo – as escamas duras e os muitos dentes do crocodilo combinam com a descrição em Jó; alguns crocodilos são muito grandes. Por outro lado, o crocodilo não cospe fogo
Um dinossauro – alguns dinossauros eram muito grandes e fortes, com couro duro. Mas não há evidência que dinossauros conviveram com seres humanos. Veja aqui: o que a Bíblia diz sobre dinossauros?
Um dragão – o dragão tem todas as características do Leviatã mas é uma criatura mitológica; não há provas de sua existência. Se o Leviatã é um dragão, a descrição em Jó provavelmente é uma metáfora
Um monstro marinho desconhecido – cientistas estão sempre a descobrir novas criaturas monstruosas que moram nas profundezas do mar. O Leviatã pode ser um animal raro, ainda desconhecido pela ciência

 
O Leviatã simbólico
O Leviatã é uma criatura formada por Deus, que representa força indomável e perigosa. Em algumas partes da Bíblia é usado para simbolizar as forças do mal e do caos, que lutam contra Deus (Isaías 27,1). O Leviatã, como o dragão, representa o diabo.
Em outras passagens, o Leviatã é apenas uma das criaturas de Deus, que depende d'Ele para seu sustento. Mesmo sendo impressionante e assustador, o Leviatã depende de Deus, como toda a criação (Salmos 104,25-27). O Leviatã nos lembra que somos fracos e precisamos de Deus.

POR - Marco Antonio Lana - Teólogo Biblista

Nenhum comentário:

Postar um comentário