quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Qual a diferença entre alma e espírito?



Imagem relacionada

Resultado de imagem para alma e espírito


Qual a diferença entre alma e espírito?

A alma é a personalidade individual da pessoa e o espírito é a parte da pessoa que está ligada a Deus. A alma e o espírito estão interligados e os dois têm de ser entendidos em conjunto. A Bíblia atribui algumas funções tanto ao espírito como à alma.

A alma

A alma é a parte que forma nossa personalidade. A alma tem os sentimentos, a vontade e o raciocínio. Não é uma coisa física mas está ligada ao nosso corpo. A alma interpreta a informação sensória do corpo e influencia suas ações.

Na Bíblia a alma também significa a essência da vida individual (Gênesis 2:7 – fôlego e alma é a mesma coisa). As criaturas que têm alma estão vivas e coisas mortas não têm alma. Sem a alma, o corpo morre. Na morte a alma é separada do corpo. Na ressurreição, quem ama Jesus receberá um novo corpo para sua alma (1 Coríntios 15:42-44).

O espírito

Nosso espírito é nossa ligação com as coisas espirituais. Deus é espírito. O espírito é aquilo que dá vida, porque toda a vida vem de Deus.

O espírito define as grandes influências da nossa vida. É o espírito que recebe a influência do Espírito Santo, que convence do pecado, da necessidade de arrependimento e da salvação e que dá acesso a um relacionamento pessoal com Deus (Romanos 8,16). Por outro lado, o espírito, quando está em rebelião contra Deus, pode receber influências malignas.

Quando o espírito está afastado do Espírito de Deus, é como se estivesse morto, porque Deus é a fonte de toda a vida. Só podemos conhecer Deus espiritualmente e o verdadeiro louvor vem da ligação do espírito com o Espírito Santo (João 4,24).


A Bíblia também diz que o espírito tem emoções e toma decisões, como a alma. É importante lembrar que a alma e o espírito estão intimamente interligados, junto com o corpo. Algumas de suas funções se sobrepõem e trabalham todos em conjunto (1 Tessalonicenses 5,23). O corpo, a alma e o espírito formam um todo, que é a pessoa, não são três coisas separadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário