quarta-feira, 4 de outubro de 2017

SATANÁS - O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE ELE


O diabo existe? Quem é o diabo?
Sim, a Bíblia diz claramente que o diabo existe. O diabo é um ser criado por Deus mas que se rebelou contra Ele. O diabo quer nos destruir e tenta nos induzir ao pecado. No Juízo Final o diabo será destruído no lago de fogo.

O diabo é uma metáfora para o mal?

Não, o diabo não é apenas uma metáfora para o mal. O diabo é uma pessoa. A Bíblia diz que o diabo é um ser espiritual, como os anjos. Ele foi criado por Deus mas escolheu o mal. Por isso ele está debaixo da condenação de Deus. Agora o diabo luta contra Deus e tenta destruir Suas obras (1 Pedro 5,8).

O diabo não é uma entidade abstrata, é um indivíduo com personalidade. A Bíblia nos mostra o diabo conversando com pessoas, cara a cara. Ele tomou a forma de uma serpente para enganar Eva e pode se disfarçar como anjo de luz (2 Coríntios 11,14). O diabo vive na parte espiritual do mundo, podendo entrar dentro de pessoas e influenciar suas ações (Lucas 22,3).

O diabo é um deus maléfico?

Não, o diabo não é um deus. Ele gostaria de ser adorado como um deus mas é apenas um ser criado por Deus. O diabo é forte mas não é todo-poderoso, é inteligente mas não sabe tudo. Ele apenas pode imitar (mal) as obras de Deus.

O diabo já foi derrotado por Deus. Quando Jesus morreu e ressuscitou, ele derrotou o poder do diabo (Hebreus 2:14-15). O diabo já sabe que perdeu. No fim dos tempos, ele será lançado no lago do fogo.

O diabo pode controlar as pessoas?

O diabo apenas pode controlar quem o deixa ter o controle. Quem vive no pecado dá poder ao diabo na sua vida (1 João 3,8). O diabo também pode enviar seus demônios para causar problemas. Mas o diabo não tem poder absoluto sobre as pessoas. Com Jesus, podemos ficar livres do poder do diabo.

O diabo trabalha principalmente por influência. Ele traz tentação e tenta convencer as pessoas a pecar. O diabo é enganador e é muito bom mentiroso (João 8,44). Ele usa subtileza para destruir a vida das pessoas.

O diabo e o cristão

Quem aceitou Jesus como seu salvador está livre do poder do pecado. O diabo já não tem direito sobre sua vida. Com a ajuda de Jesus, podemos resistir ao diabo e rejeitar sua influência (Tiago 4,7).

O diabo não gosta quando alguém aceita Jesus e quer causar danos. Por isso, é muito importante vestir a armadura de Deus para resistir aos seus ataques (Efésios 6,11-12). Em Jesus podemos ter vitória sobre o diabo!

Outros nomes do diabo na Bíblia

Os nomes do diabo na Bíblia nos ajudam a entender melhor quem ele é. Diabo significa “acusador”. Ele acusa as pessoas, tentando levá-las ao inferno. Seus outros nomes são:
  • Satanás – significa adversário; o diabo está contra nós – Jó 1,6
  • Belzebu – significa “rei das moscas”; o diabo é o rei das coisas desprezíveis – Mateus 12,24
  • Belial – significa “imprestável” – 2 Coríntios 6,15
  • Destruidor – que em hebraico é Abadom e em grego é Apoliom – Apocalipse 9,11
  • Maligno – não há nada de bom no diabo – Efésios 6,16
A origem de satanás


Satanás foi criado por Deus mas ele se tornou orgulhoso e se rebelou contra seu Criador (1 Timóteo 3,6). Ele rejeitou a Deus e aos caminhos de Deus, se dedicando ao mal. Junto com outros anjos rebeldes, satanás lutou contra Deus, mas perdeu a batalha.

Satanás foi expulso do Céu e lançado à terra. Agora ele e suas forças andam pela terra, procurando fazer o máximo de danos, porque sabem que falta pouco para sua derrota final (Apocalipse 12,7-9).


O que satanás faz?


A Bíblia diz que o objetivo de satanás é matar, roubar e destruir (João 10,10). Nenhum de seus planos é bom. Ele quer destruir tudo que pode da criação de Deus, antes de receber seu castigo.

Satanás se disfarça, engana e finge ser algo bom ou oferecer caminhos agradáveis, mas na verdade é uma armadilha. Tudo que satanás oferece acaba em destruição e sofrimento. Ele é um mestre do engano e a Bíblia o chama de “pai da mentira” (João 8,44).

Satanás promove o pecado e a rebelião contra Deus. Ele e seus demônios procuram nos influenciar para nos afastar de Deus. Por causa do pecado, satanás recebeu autoridade sobre o mundo, para fazer muitas coisas ruins. Na Bíblia ele também é chamado de o “príncipe deste mundo” (João 12,31-32).

O diabo é o pai da mentira - o que isso significa?
A Bíblia diz que o diabo é o pai da mentira e que todos que estão cegos pela mentira são seus filhos. Isso significa que a mentira é muito perigosa, porque é obra do diabo. Jesus veio para nos libertar através da verdade.

Em João 8,44, Jesus explicou um pouco sobre o caráter do diabo:
  • É homicida – seu propósito é nos destruir
  • Rejeitou a verdade – ao se rebelar contra Deus
  • A mentira é sua “língua materna” – ele mente o tempo todo
  • É o pai da mentira – a mentira é sua grande obra
O diabo é perito na mentira! Foi através da mentira que ele enganou Adão e Eva, que não acreditaram na verdade e cometeram pecado. Esse primeiro exemplo mostra como a mentira pode ser destrutiva. Deus fala a verdade; a mentira nos afasta de Sua vontade.

Quando se rebelou contra Deus, o diabo se afastou de tudo o que é bom, incluindo a verdade. O diabo é o mentiroso original. Ele usa a mentira para cegar e destruir (2 Coríntios 4,4).

Os filhos do pai da mentira

Jesus fez uma distinção entre os filhos de Deus e os filhos do diabo. Os filhos de Deus reconhecem e aceitam as palavras de Jesus. Eles são libertados do poder do pecado pela verdade de Jesus. Seu coração está cheio de amor por Jesus (João 8,31-32).

Os filhos do diabo são diferentes. Eles podem até achar que são filhos de Deus mas eles rejeitam a verdade de Jesus. Estão tão presos nas mentiras do diabo que não conseguem sequer reconhecer a verdade! Sua visão está distorcida; a verdade lhes parece mentira (João 8,43-45).

Isso é muito triste, porque somente Jesus pode nos libertar. Não existe outra forma de ser salvo do pecado e da condenação (João 14,6). O diabo usa a mentira para manter as pessoas debaixo de seu poder. Quem ainda não foi libertado por Jesus está debaixo da autoridade do diabo, como um filho debaixo de seu pai.

Como vencer o pai da mentira?

Com a verdade! Quando foi tentado no deserto, Jesus usou as palavras da Bíblia para destruir as mentiras enganosas do diabo. A verdade é a arma mais poderosa contra o diabo. E a verdade está na Bíblia.

Ler a Bíblia e pensar na Bíblia é muito importante. Quanto mais cheios estamos da palavra de Deus, que é a verdade, menos espaço teremos para a mentira (Tiago 4,7). Quando declaramos a verdade de Deus, isso nos fortalece contra o pai da mentira. A verdade é muito mais poderosa que a mentira!

O destino de satanás


O destino de satanás já está selado. No fim dos tempos, ele será jogado no lago de fogo, onde sofrerá condenação eterna (Mateus 25,41). Satanás sabe disso, por isso tenta causar o máximo de estragos antes de acontecer.

No fim dos tempos, satanás juntará um grande para lutar contra o povo de Deus. No entanto, quando o exército estiver reunido, Jesus voltará e destruirá todos os seus inimigos. Satanás, seus demônios e todos os seus seguidores serão castigados por toda a eternidade no lago de fogo (Apocalipse 20,9-10). Deus restabelecerá a justiça e o bem e não haverá mais dor nem sofrimento!

Como resistir a satanás?

Quem ama Jesus pode resistir a satanás e seus demônios entregando sua vida completamente a Deus. Satanás é poderoso mas não é tão poderoso quanto Deus. Na cruz, Jesus venceu satanás completamente, destruindo seu poder.


Quando nos submetemos a Deus, obedecendo aos seus mandamentos e rejeitando o pecado, ficamos protegidos da ação das forças de satanás em nossa vida (Tiago 4,7). Satanás apenas tem poder quando lhe damos autoridade sobre nossa vida. Se entregarmos toda a autoridade a Deus, estamos seguros.

Mesmo assim, satanás vai tentar nos influenciar e destruir. Por isso, precisamos nos manter vigilantes e ficar firmes em Jesus (1 Pedro 5,8-9). Quanto mais nos aproximamos de Deus, menos podemos ser influenciados pelo inimigo.

Marco Antonio Lana (Teólogo Biblista e escatológico)








Nenhum comentário:

Postar um comentário