segunda-feira, 2 de outubro de 2017

AS 10 PRAGAS DO EGITO



Quais foram as 10 pragas do Egito? Quais seus significados?
As dez pragas do Egito foram dez calamidades que Deus trouxe sobre os egípcios, porque o faraó se recusou a libertar os escravos hebreus. Somente depois da décima praga os hebreus foram libertados. Essas foram as dez pragas:

1. Sangue
Quando Moisés e Arão pediram a libertação dos hebreus, o faraó rejeitou seu pedido. Então Deus tornou a água do rio Nilo em sangue. Ninguém conseguia beber a água do rio e todos os peixes morreram. Mas os magos do faraó também conseguiram transformar água em sangue e o faraó não libertou os hebreus (Êxodo 7,20-22).
Essa praga foi um grande golpe para o Egito. O rio Nilo representava a vida do país, porque todo seu sustento dependia dele. Os egípcios adoravam o rio mas agora se tinha tornado um lugar de morte. Deus mostrou que Ele é o único dono da vida.
2. Rãs
Deus mandou Arão estender sua vara sobre as águas do Egito e rãs subiram, cobrindo toda a terra (Êxodo 8,2-4). Mas os magos do faraó também conseguiram trazer sapos sobre a terra.
Para os egípcios, a rã era associada à deusa da fertilidade. As rãs apareciam mais na época de cheia do rio Nilo mas nunca tinham aparecido tantas rãs assim. Em vez de ser símbolo de bênção, Deus transformou a rã em um grande problema e novamente humilhou os deuses do Egito.
3. Piolhos
Deus mandou Arão ferir o pó com sua vara e surgiram piolhos (ou pulgas, ou outro bicho parecido) sobre as pessoas e os animais em toda a terra. Dessa vez, os magos não conseguiram fazer o mesmo e reconheceram a ação de Deus (Êxodo 8,18-19).
A Bíblia diz que os piolhos surgiram do pó. Por ordem de Deus, a própria terra se virou contra os egípcios! Deus mostrou que Ele é o dono de toda a terra.
4. Moscas
Deus enviou enxames de moscas sobre o Egito, que arruinaram a terra. Mas as moscas não entraram na região onde os hebreus moravam (Êxodo 8,21-23).
Moscas causam grande desconforto e transmitem muitas doenças. Deus atacou a saúde e o conforto dos egípcios mas poupou os hebreus. Deus mostrou que Ele cuida de quem O ama.
5. Morte dos rebanhos
Deus enviou uma praga que matou os rebanhos de cavalos, jumentos, camelos, bois e ovelhas dos egípcios em um só dia (Êxodo 9,2-4). O faraó investigou e descobriu que nenhum animal dos hebreus tinha morrido.
Os rebanhos eram a fonte principal de carne na dieta dos egípcios, além de bens essenciais, como leite, couro e lã. Alguns deuses egípcios importantes tinham caraterísticas de bois. Com essa praga, Deus atacou a economia do Egito.
6. Feridas
Deus mandou Moisés pegar um punhado de cinzas e espalhá-lo pelo ar. Quando Moisés fez isso, feridas purulentas surgiram nos homens e animais. Até os magos do faraó foram infetados (Êxodo 9,10-12).
Nenhum dos deuses da saúde ou da cura livrou os egípcios da doença. Deus mostrou que Ele tem poder sobre a saúde e a doença.
7. Granizo
Moisés avisou o faraó que Deus iria mandar a pior tempestade de granizo de sempre sobre o Egito. Alguns dos conselheiros do faraó ouviram o aviso e abrigaram seus escravos e rebanhos antes da tempestade. Mas todos que ficaram no campo morreram com a força do granizo, junto com as plantas (Êxodo 9,24-26).
Com a tempestade de granizo, Deus humilhou os deuses egípcios da colheita e do clima. Até a natureza obedece a Deus!
8. Gafanhotos
Moisés avisou que Deus iria mandar gafanhotos sobre o Egito e os conselheiros do faraó lhe imploraram para libertar os hebreus, para não devastar mais a terra (Êxodo 10,7). Mas o faraó se irritou com Moisés e Arão e os expulsou de sua presença. Surgiram tantos gafanhotos que a terra se escureceu com eles. Toda a vegetação que restava foi destruída.
Deus destruiu todas as fontes de alimento no Egito. Os deuses que deveriam garantir o sustento falharam. Deus mostrou que Ele é quem dá sustento.
9. Trevas
Deus mandou Moisés estender a mão para o céu e trevas densas cobriram o Egito durante três dias. Ninguém podia ver nem fazer nada. Apenas os israelitas tinham luz (Êxodo 10,22-23).
Os faraós eram considerados descendentes do deus do sol. Esse foi um ataque direto ao faraó e todo seu poder. Durante três dias, o faraó esteve incapacitado pela falta de luz. Deus mostrou que Ele tem todo poder.
10. Morte dos primogênitos
De noite, Deus passou pelo Egito e matou o primeiro filho de todas as famílias do Egito e as primeiras crias de todos os rebanhos (Êxodo 12,29-30). Somente os israelitas, que tinham colocado o sangue dos carneiros oferecidos a Deus nos batentes de suas portas, não sofreram perda.
A décima praga foi um ataque a todo o Egito e seu futuro. O primeiro filho era o herdeiro principal e o sinal da continuidade dos pais. Deus mostrou que Ele tem poder até sobre a vida e o futuro.
Depois que perdeu seu filho, o faraó finalmente libertou os hebreus, que deixaram o Egito, rumo à terra prometida.
As pragas que Deus enviou atacaram tudo que era precioso e sagrado para os egípcios. Por não obedecerem a Deus, Ele destruiu tudo em que confiavam. As pragas do Egito provaram que Deus tem poder sobre tudo e não existem outros deuses (Êxodo 9,15-16).

As pragas do Egito têm explicação científica?

Algumas das pragas do Egito poderão ter explicação científica mas, mesmo assim, foram milagres de Deus. Deus usou alguns fenômenos naturais, junto com várias ações sobrenaturais, para castigar o Egito.

Antes de analisar algumas explicações científicas, é bom lembrar que Deus é todo-poderoso. Isso significa que nada é impossível para Ele. Deus pode ter usado meios naturais mas também pode ter interferido de forma completamente sobrenatural. De qualquer forma, as pragas do Egito não foram coincidência. Aconteceram de forma planeada, de acordo com a vontade de Deus (Êxodo 3:19-20).

Existem algumas teorias científicas sobre as pragas do Egito. As principais envolvem alterações climáticas, erupções vulcânicas ou uma mistura dos dois fenômenos:

1. Água transformada em sangue

Alguns peritos sugerem que a água pode se ter tornado vermelha por causa de bactérias ou fungos cujo crescimento ficou fora de controle. Isso teria poluído o rio Nilo, matando os peixes e tornando a água ruim para beber. Outra sugestão é o aumento de ferro ou outros detritos, vindos da erupção de um vulcão.

No entanto, esses fenômenos não explicam por que isso aconteceu apenas quando Arão feriu o rio com sua vara, segundo a ordem de Deus (Êxodo 7:19).

2. Rãs

A infestação de rãs teria sido resultado da poluição do rio Nilo. As rãs teriam fugido do Nilo para encontrar outro lugar para sobreviver. Depois de alguns dias fora de seu habitat, as rãs teriam morrido naturalmente.

Se a poluição do rio fosse a razão da praga de rãs, não haveria mais rãs dentro do rio. Mas a Bíblia diz que ainda havia rãs no rio, que não morreram com as outras que infestaram o país (Êxodo 8:9-10).

3. Piolhos

A quantidade de peixes e rãs mortas teria criado o ambiente perfeito para a proliferação de bichos como piolhos.

4. Moscas

Uma praga de moscas também seria consequência natural da segunda praga. Mas isso não explica por que a região dos israelitas não foi afetada (Êxodo 8:22-23).

5. Morte dos animais

Moscas trazem muitas doenças, especialmente moscas em contato com cadáveres, como os peixes e as rãs do Egito. As moscas poderão ter provocado uma epidemia entre os rebanhos dos egípcios.

6. Feridas

As feridas podem ter sido outra doença transmitida pelas moscas ou a consequência da infeção dos animais. Uma doença pode ter causado outra. Ainda outras possibilidades são: o resultado de beber água poluída, ou haver muita cinza no ar por causa de uma erupção vulcânica, causando irritação da pele.

7. Granizo

Algumas tempestades de granizo são muito perigosas, com pedras de granizo muito grandes, que podem matar pessoas. Uma trovoada com granizo muito intenso poderia causar a destruição descrita na Bíblia (Êxodo 9:24-25). Novamente, outras teorias culpam um vulcão.

8. Gafanhotos

Pragas de gafanhotos acontecem nessa região e são devastadoras. Os gafanhotos devoram tudo. As alterações na natureza que as outras pragas tinham causado podem ter fomentado uma infestação de gafanhotos muito maior que o normal (Êxodo 10:13-15).

9. Escuridão

A escuridão quase palpável pode ter sido causada por uma tempestade de areia muito grande ou pelas cinzas de uma grande erupção vulcânica (Êxodo 10:21-23).

10. Morte dos primogênitos

Não existe nenhuma explicação boa (nem minimamente plausível) para a morte dos primeiros filhos dos egípcios e das primeiras crias dos rebanhos, todos na mesma noite (Êxodo 12:29). As poucas explicações sugeridas são muito forçadas e têm tantos problemas que nem merecem a atenção deste artigo.

Ciência e milagres

A teoria da erupção vulcânica sozinha tem problemas, porque os efeitos durariam apenas alguns dias. As dez pragas do Egito duraram várias semanas. Além disso, a ordem dos eventos seria diferente se as pragas fossem apenas resultado de uma erupção vulcânica (granizo e trevas primeiro, doenças e insetos descontrolados mais tarde).

Algumas das pragas eram fenômenos naturais conhecidos na região do Egito. Nunca acontecerem todos ao mesmo tempo. Não era apenas a natureza fora de equilíbrio, era algo muito maior. Outras pragas desafiam toda explicação científica. O fato é que as dez pragas do Egito não podem ser explicadas inteiramente pela ciência. Foram milagres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário