quinta-feira, 18 de agosto de 2011

MARIA DE NAZARÉ


MARIA DE NAZARÉ

Maria de Nazaré, filha de Joaquim (ou Eli) e Ana, nasceu na cidade de Nazaré, próximo ao mar mediterrâneo na Galiléia, norte da Palestina.

Nazaré era uma pequena cidade, situada na Baixa Galiléia. As construções eram das melhores da época, por serem nelas usadas pedras calcárias e hábeis canteiros trabalhavam as formas, de acordo com o desejo do futuro morador. As principais plantações eram figueiras e oliveiras. Também o trigo era cultivado com abundância na baixada nazarena. As flores quase naturais dos campos e rebanhos de cabras e carneiros.
Desde menina, Maria apresentou uma característica que a marcou por toda a vida: sua espontaneidade. Sempre dava sua opinião de forma direta e objetiva, não importando a quem. Sempre branda, porém direta e objetiva.
Filha dedicada respeitava os pais e nunca foi motivo de preocupação além das normais, é claro.
Maria casou-se com José - o Carpinteiro. Homem trabalhador e justo, havia tornado-se viúvo de Débora e tinha seis filhos de seu primeiro casamento – Tiago, José, Judas, Simão e duas filhas.
Quando os evangelistas se referem a Jesus, nos seus Evangelhos, eles deixam patenteada a sua condição de filho de Maria e José, como um fato concreto e indiscutível na época, e sem qualquer alusão ao Espírito Santo. O evangelista Marcos é muito claro, quando diz: “Olha, tua mãe, teus irmãos e irmãs estão lá fora à tua procura” (Marcos, 3,32). O evangelista João também o confirma no seguinte: “Depois disto, vieram para Cafarnaum; ele e sua mãe, seus irmãos e seus discípulos” (João, 2,12). Mateus, apesar de responsável pela idéia de Jesus descender do Espírito Santo, também alude à exata filiação de Jesus no seu evangelho, explicando “Porventura não é este o filho do carpinteiro, não se chama sua mãe Maria e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? (Mateus, 13,55). E acrescenta, no versículo 56: “E tuas irmãs, não vivem entre nós?”
Maria adotou os filhos de José como seus e construiu com eles um lar onde prevalecia o amor e o respeito, pois, eles também a adotaram como mãe.
Maria acompanhou Jesus de perto durante toda sua vida. Aliás, se todos os filhos de hoje respeitassem seus pais como Jesus respeitou José e Maria, saberíamos como é uma verdadeira família. Maria teve em José o companheiro de todas as horas e necessidades. Quando teve que fugir para o Egito com Jesus ainda pequeno, foi José que conduziu, a pé, o animal que a levava. Sabiam José e Maria, da missão de seu filho e apoiavam como podiam para que ela se concretizasse.







SIGNIFICADO


  • Origem – Hebraico;
  • Significado – Senhora soberana




PONTOS FORTES E EXITOS

  • Foi à mãe de Jesus;
  • Estava à disposição de Deus;
  • Conhecia e aplicava as verdades do Antigo Testamento;






FRAQUESAS E ERROS



  • Não houve.






LIÇOES DE VIDA

  • Os melhores servos de Deus são pessoas comuns, que se colocam prontamente à disposição dEle;
  • Os planos de Deus envolvem acontecimentos extraordinários na vida de pessoas comuns;
  • O caráter de uma pessoa é revelado por sua resposta a situações e a acontecimentos inesperados.








INFORMAÇOES ESSENCIAIS

  • Locais – Nazaré, Belém;
  • Ocupação – dona de casa;
  • Familiares:
v      Marido – José
v      Filhos – Tiago, José, Judas, Simão e duas mulheres do primeiro casamento de José e Jesus;
v      Parentes:
Ø      Zacarias, Isabel e João o Batista
Ø      Alfeu (irmão de José), Maria, Tiago (o menor) e José;
Ø      Zebedeu, Salomé (irmã de Maria), João o Evangelista e Tiago (comparar Jo 19,25 com Mt 27,56; Mc 15,40.







VERSICULOS - CHAVE


  • “Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.” Lc 1,38


A história de Maria é contada nos Evangelhos. A mãe de Jesus foi mencionada em At 1,14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário