quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A CRUZ DE CRISTO - LIÇÃO 01 – AS PROFECIAS A RESPEITO DA OBRA SALVIFICA DE CRISTO NO A T



Uma das boas lembranças que muitos guardam a infância é o presente de Natal tão esperado, principalmente aquele alcançado em recompensa por metas atingidas.

A leitura nos leva a pensar a respeito de um longo período da história em que o homem esperou por um presente de Deus – a sua salvação.
Vamos analisar alguns pontos das Escrituras, neste sentido, e algumas aplicações que eles nos oferecem.

I.                    REVELAM DEUS COMO AGENTE ATIVO.

Em todo processo preparatório para oferecer ao homem a salvação, Deus foi o coordenador para lhe dar uma oportunidade de restituir o relacionamento com Ele.
Assim, vemos o Senhor trabalhando desde o primeiro contato após a queda do homem, ainda no jardim do Éden, quando afirma sobre a vinda de um salvador - "Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar." (Gn 3,15). Posteriormente, na chamada de Abraão para ser uma benção às nações, e por meio de sua descendência, Deus preparou o povo hebreu para ter entendimento da necessidade de um messias. Este conceito amadureceu s partir da aliança com eles no Sinai.
No período dos reis, observamos Saul que, mesmo em um momento de declínio de sua conduta, vê em Deus o seu agente de libertação – “Saul disse: Fazei vir aqui todos os chefes do povo; investigar e dizei-me qual é o pecado que hoje se cometeu. Pela vida do Senhor, libertador de Israel! Mesmo que fosse o meu filho Jônatas, ele morrerá! Mas ninguém na multidão lhe respondeu.” (1Sm 14,38-39). Sem dúvida, Davi tinha compreensão da completa incapacidade do homem em se auto-redimir – Sl 14,1-3 – e entende ser Deus o único capaz de faze-lo – “A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção”. (Sl 3,8),
Não podemos ler o Primeiro testamento sem ter esta compreensão: sem uma ação exclusiva de Deus, não havia nada que o homem pudesse fazer para reconhecer seus pecados, livrar-se dos seus inimigos ou enxergar algum caminho para reconduzi-lo a Deus.
Foi por instrução divina que os profetas pregaram sobre o grande amor que existe no coração de Deus para oferecer ao homem um ato redentor, seja na particularidade com Israel ou entre povos pagãos, como no caso de Nínive nos dias de Jonas.

II.                  REVELAM SUA EFICACIA POR MEIO DE DIVERSAS FIGURAS.

Este foi um instrumento importante para dar ao homem a compreensão da justiça de Deus e da oportunidade de salvação oferecida por Ele. Diversos acontecimentos na historia registraram evidencias na cruz, como por exemplo:

Þ     A arca de Noé – onde vemos uma família que acreditou na Palavra de Deus e entrou em um abrigo salvador, oferecido por Deus;
Þ     A libertação de Israel do Egito – onde vemos o povo recebendo a providencia de Deus para a redenção da escravidão do jugo egípcio;
Þ     A obediência de Abraão em ir ao monte Moriá – onde Deus apresenta uma vida a favor de Isaque;
Þ     A formação de um povo – que nos faz entender que Deus quer que tenhamos um relacionamento familiar com Ele.

Se fizermos uma leitura minuciosa do Primeiro Testamento, poderemos ver a cruz em muitas outras figuras.

III.                REVELAM A NECESSIDADEDE UMA ALIANÇA DEFINITIVA.

A aliança estabelecida com Israel, no Sinai, permitiu que o povo entendesse que conduta deveria ter para um bom relacionamento com Deus. A lei determinava que tipo de sacrifício deveria ser feito em favor daquele cuja comunhão com o Senhor estivesse interrompida. Porém ninguém podia cumprir a Lei integralmente. Isso demonstra a fragilidade da Lei.
Paulo, escrevendo aos gálatas, disse - "Assim a lei se nos tornou pedagogo encarregado de levar-nos a Cristo, para sermos justificados pela fé". (Gl 3,24). Este texto nos ensina que a aliança do Sinai foi apenas um guardião para os que creram naquele concerto. A obediência à Lei era apenas um caminho para salvação. Ensina também que a plena estabilidade da relação do homem com Deus só se dará na Cruz de Cristo.

IV.                REVELAM QUE A SALVAÇÃO SERÁ REALIZADA POR UM MESSIAS.

Sem dúvida, o profeta que descreveu com maior exatidão a pessoa do Messias e sua obra na cruz foi Isaías.

Þ     Ele nasceria de uma virgem - "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco". (Is 7,14);
Þ     Ele deveria sofrer em favor de muitos – Is 53;
Þ     Ele é a própria divindade – “chamará Deus Conosco” (Is 7,14);
Þ     Ele faria seu ministério pelo poder do Espírito Santo - "O espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar a boa nova aos humildes, curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade;" (Is 61,1);
Þ     Ele estabelecerá um reino de paz – Is 11.

CONCLUINDO


O autor aos Hebreus afirmou que os cristãos do passado não seriam aperfeiçoados sem nós - "Porque Deus, que tinha para nós uma sorte melhor, não quis que eles chegassem sem nós à perfeição (da felicidade)". (Hb 11,40). Como é bom sabermos que Deus cuidou tão detalhadamente da nossa salvação já desde o período que compreende o Primeiro Testamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário