domingo, 7 de agosto de 2011

JESUS ANDA SOBRE AS ÁGUAS - Mt 14,22-33 (Mc 6,45-52; Jo 6.16-21)

22. Logo depois, Jesus obrigou seus discípulos a entrar na barca e a passar antes dele para a outra margem, enquanto ele despedia a multidão.
23. Feito isso, subiu à montanha para orar na solidão. E, chegando a noite, estava lá sozinho.
24. Entretanto, já a boa distância da margem, a barca era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário.
25. Pela quarta vigília da noite, Jesus veio a eles, caminhando sobre o mar.
26. Quando os discípulos o perceberam caminhando sobre as águas, ficaram com medo: É um fantasma! Disseram eles, soltando gritos de terror.
27. Mas Jesus logo lhes disse: Tranqüilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo!
28. Pedro tomou a palavra e falou: Senhor se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti!
29. Ele disse-lhe: Vem! Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus.
30. Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me!
31. No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
32. Apenas tinham subido para a barca, o vento cessou.
33. Então aqueles que estavam na barca prostraram-se diante dele e disseram: Tu és verdadeiramente o Filho de Deus.

COMENTÁRIO

V 23 – ficar só por alguns momentos era uma importante prioridade para Jesus (ver Mt 14,13). Ele encontrava tempo em sua ocupada agenda para ficar a sós com o Pai.

Passar o tempo com Deus em oração é vital para enfrentar os desafios e as lutas da vida. Procure praticar a disciplina de ficar algum tempo apenas com Deus. Isso o ajudará a crescer espiritualmente e a tornar-se cada vez mais parecido com Cristo.

V 28 – Pedro não estava testando a Jesus; algo que nos foi ensinado a não fazer (ver Mt 4,7). Ele foi o único no barco a reagir com fé. Sua impulsiva solicitação o levou a experimentar uma demonstração incomum do pode de Deus. Pedro começou a afundar porque tirou o seu olhar de Jesus e passou a prestar a atenção nas altas ondas à sua volta. A fé vacilou quando Pedro percebeu o que estava fazendo. Provavelmente, não caminharemos literalmente sobre as águas, mas poderemos enfrentar situações muito difíceis. Se atentarmos para as circunstancias ruins que nos cercam, sem crer na ajuda de Jesus, também podemos desesperar e naufragar. Para mantermos a fé quando tudo for difícil, devemos enfocar o poder de Jesus, e não nossas imperfeições.

V 30-31 – embora inicialmente nossas intenções sejam boas, às vezes, nossa fé pode mostrar-se vacilante. Isso não significa que fracassamos.  Quando Pedro vacilou em sua fé, buscou Cristo, o único que podia ajudá-lo. O discípulo estava com medo, mas ainda assim olhou para Jesus.

Ao sentir-se apreensivo por causa dos problemas que o cercam, ao duvidar da presença de Deus e de sua capacidade de ajudá-lo, lembre-se de que Jesus está sempre com você e é o único que poderá realmente prestar a ajuda de que necessita;

Nenhum comentário:

Postar um comentário