terça-feira, 16 de agosto de 2011

ASSUNÇAO DE MARIA (MAE DO MEU SENHOR – Lc 1,43).

Ap 11,19; 12,1-18


Ap 11,19 –

“19. Abriu-se o templo de Deus no céu e apareceu, no seu templo, a arca do seu testamento. Houve relâmpagos, vozes, trovões, terremotos e forte saraiva.”

Ap 12,1-6.10 –

“1. Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. 2. Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz. 3. Depois apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão vermelho, com sete cabeças e dez chifres, e nas cabeças sete coroas. 4. Varria com sua cauda uma terça parte das estrelas do céu, e as atirou à terra. Esse Dragão deteve-se diante da Mulher que estava para dar à luz, a fim de que, quando ela desse à luz, lhe devorasse o filho. 5. Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono. 6. A Mulher fugiu então para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um retiro para aí ser sustentada por mil duzentos e sessenta dias. 10. Eu ouvi no céu uma voz forte que dizia: Agora chegou a salvação, o poder e a realeza de nosso Deus, assim como a autoridade de seu Cristo, porque foi precipitado o acusador de nossos irmãos, que os acusava, dia e noite, diante do nosso Deus.”

COMENTÁRIO


Ap 11,19.

MARIA É A ARCA VIVA NO NOVO TESTAMENTO

  • Na Arca continha 03 (três) objetos: “Aí estava o altar de ouro para os perfumes, e a Arca da Aliança coberta de ouro por todos os lados; dentro dela, a urna de ouro contendo o maná, a vara de Aarão que floresceu e as tábuas da aliança”; (Hb 9,4). Estes objetos representam simbolicamente a Trindade Santa (PAI – FILHO – ESPIRITO SANTO).
  • Maria ficou grávida do ES (Lc 1,26-35). Carregou dentro do teu ventre por 9 (nove) meses o filho de Deus.
  • Davi ao entrar na cidade ele: “saltava e dançava diante do Senhor” (2º. Sm 6,16).
  • Maria foi à casa de sua prima Izabel. “Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, saltou a criancinha no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo”, (Lc 1,41).
  • A Arca ficou por 3 (três) meses na casa Obed-Edom de Get (2º. Sm 6,11);
  • Maria ficou na casa da sua prima Izabel por três meses (Lc 1,56).
  • A arca não podia ser tocada (2º. Sm 6,6-7)
  • Conforme Is 7,14 – “Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel”;
  • Maria é esta virgem intocável na qual Deus achou graça e o ES a engravidou conforme Lc 1,30 - 35

Comparando as passagens do Antigo e o Novo Testamento não há duvidas de que Maria foi a Arca do Concerto no Novo Testamento. E ela se encontra no céu junto com a Santíssima Trindade.

Ap 12,1-6.10.

V 1 – Maria apareceu em Fátima no dia 13 de maio de 1917 para três pastorzinhos: Lúcia, Jacina e Francisco que tinham levado suas ovelhas para pastar numa depressão coberta de azinheiros e de oliveiras, que os habitantes do lugar conheciam por “Cova da Iria”. A virgem pediu aos meninos que voltassem ali no dia treze de cada mês, durante seis meses consecutivos. A mensagem que Nossa Senhora foi dando ao longo destes meses, era uma mensagem de penitência pelos pecados cometidos diariamente; a recitação do terço, por essa mesma intenção; e a consagração do mundo ao seu “Imaculado Coração”. Em cada aparição, a Doce Senhora insistiu na recitação do terço, e ensinou aos videntes uma oração para que a repetissem muitas vezes, oferecendo à Deus as suas obras, e em especial, pequenas mortificações e sacrifícios. Eis a oração: “Oh, Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno e levai as almas todas para o céu, principalmente aquelas que mais precisam. Por teu amor, pela conversão dos pecadores e em reparação às ofensas feitas ao Imaculado Coração de Maria”.

Em agosto, a Virgem prometeu um sinal público visível por todos, como prova da veracidade dessas mensagens, e no dia 13 de outubro aconteceu o chamado “prodígio do sol” (Ap.12.1a ”E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do [sol],”). Milhares de peregrinos presentes na Cova de Iria foram testemunhas desse fato extraordinário, que chegou a ser visto por pessoas que estavam a muitos quilômetros do lugar. Nossa Senhora declarou aos meninos que era a “Virgem do Rosário”. Também lhes disse: “É preciso que os homens se emendem, que peçam perdão dos seus pecados e não ofendam mais a Nosso Senhor, que é muito ofendido”.

Palavras de Nossa Senhora em Fátima:

“Não existe problema de ordem material ou espiritual, nacional ou internacional, que a reza do terço não possa resolver”

Maria apareceu também em Medjugorje. Desde 24 de junho de 1981, Nossa Senhora vem aparecendo diariamente em Medjugorje. Ela se apresenta como Rainha da Paz e faz ao mundo um último apelo à conversão, através de seis jovens: Iakov, Ivanka, Ivan, Marija, Mirjana e Vicka, Há mais dois jovens, Jelena e Mariana, que vêem e ouvem a Virgem com o coração, quando estão em oração profunda (locução interior). São as mais longas e mais intensas aparições de nossa história, e Nossa Senhora diz que são as últimas.

A Virgem Maria aparece como uma lindíssima jovem. Sua voz é harmoniosa, parece uma canção; tem cabelos longos e escuros, olhos azuis e faces rosadas. Usa normalmente um vestido de cor cinza (lua) e véu branco (sol). Sobre a cabeça, uma coroa de 12 estrelas (representando aqui as 12 tribos A.T. - Mt.19.28 “Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as [doze tribos] de Israel” e no N.T. os doze apóstolos.). Seu aspecto é humano, mas é divina sua beleza. (Ap. 12.1 “E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça”).

V 2 – Essas dores e angústias foram às dificuldades que cercaram aquele bendito parto: a viagem desconfortável, o frio, a humilhação, a pobreza, a falta de hospedagem.

V 3 – Representa o poder político e dominador da época. As "sete cabeças" simbolizam a plenitude (o número sete significa a plenitude, a totalidade) de poder. Os "dez chifres" representam os dez governadores senatorias do Império Romano; O "diadema" sobre cada uma das cabeças refere-se à linhagem nobre de cada um dos governadores.

V 4ª – Lúcifer é expulso do paraíso por Deus e traz junto à terça parte dos anjos com ele.

V 4b – De fato, o demônio atentou contra a vida de Jesus desde seu nascimento, na pessoa do perseguidor Herodes.

V 5 – E deu à luz um filho – Qual mulher, que de fato, esteve grávida de Jesus senão Maria? (Is 7, 14 “Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel”). Muitos contestam, dizendo que esta mulher é símbolo da Igreja nascente. Mas, a Igreja nunca esteve "grávida" de Jesus Cristo. Não é a Igreja que nos gerou Cristo. Antes, foi Ele que gerou a Igreja. Foi Ele que a estabeleceu e a sustentou. – um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono. (Salmo 2, 7b-9 (Tu és meu Filho, hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por possessão. Tu os quebrarás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.). Não se refere ao nascimento de Jesus em Belém, mas sim na Paixão, quando então sairá vitorioso pela Ressurreição;

V 6 – Maria fugiu então com o filho para o deserto (Egito). Lá ficou por aproximadamente mil e duzentos e sessenta dias (três anos e meio). Ou seja, do ano 7 AC, ano do nascimento de Jesus, conforme atualmente se acredita, até março-abril do ano 4 AC, ano da morte de Herodes. Perfazendo os três anos e meio de exílio, nos quais a Sagrada Família foi sustentada pela Providência Divina.

Marco Antonio Lana – Teologia Bíblia
lanamensageiro@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário