domingo, 7 de agosto de 2011

A CRUZ DE CRISTO - 03 – PORQUE CRISTO MORREU?

Geralmente quando há um crime, a justiça determina que se faça um trabalho de investigação para que sejam encontrados os responsáveis. Façamos uma investigação as escrituras para descobrir quem são os responsáveis pela morte de Cristo.

Por que Cristo morreu? Quem foi  responsável pela sua execução? Quem são os suspeitos? E nós, quanto estamos envolvidos com sua morte? Qual é a nossa responsabilidade? Olhando através dos olhos de Deus, vejamos a nossa participação. A morte de Jesus foi um acidente? Ou será que fazia parte dos propósitos de Deus Pai? Conheçamos os responsáveis:

I.                    PILATOS, O GOVERNADOR – POR CONVENIÊNCIA.

Þ     Pilatos era um governador romano na província da Judéia -  Ele quis agradar aos judeus, entregando-lhes Jesus (Mc 15,15);
Þ     Pilatos estava convicto da inocência de Jesus – (Lc 23,4; Jo 18,38; Jo 19,4-5).
Þ     A mulher de Pilatos o avia avisado – (Mt 27,19).
Þ     Pilatos tentou libertar Jesus – Vejamos como:
·         Enviando-o a Herodes – (Lc 23,5-12);
·         Usando meias medidas – (Lc 23,16-22);
·         Tentando soltá-lo através de voto popular – (Lc 23,20);
·         Tentando protestar a sua inocência – (Mt 27,24).

Þ     Pilatos por fim, cedeu à pressão e entregou Jesus – para ser crucificado (Lc 23,23-25). Quis contentar a multidão (Mc 15,15).

"Desde então Pilatos procurava soltá-lo. Mas os judeus gritavam: Se o soltares, não és amigo do imperador, porque todo o que se faz rei se declara contra o imperador". (Jo 19,12).

Lc 23,6-12: As divergências entre Pilatos e Herodes são sanadas, porque Pilatos resolveu respeitar a jurisdição de Herodes. Percebendo que é mero objeto de curiosidade, Jesus permanece calado. – Bíblia Pastoral.

Lc 23,13-25: Tanto Herodes como Pilatos parecem desconhecer o alcance e as conseqüências políticas, econômicas e sociais do projeto de Jesus (23,4.14.15.22), cujo ensinamento religioso representa um perigo para os privilégios das autoridades. Perigo muito maior do que Barrabás, conhecido guerrilheiro subversivo. – Bíblia Pastoral

II.                  OS SACERDOTES JUDEUS – POR  INVEJA.

Þ     Os sacerdotes entregaram Jesus a Platôs – Acusaram-no de subversivo e exigiram a crucificação. Jesus destaca a culpa deles (Jo 19,11);
Þ     Jesus incomodava os sacerdotes –
·         Deixava-se chamar de Mestre – (Mt 19,16; 26,49);
·         Festejava com publicanos – (Mt 9,10-11);
·         Curava no sábado – (Mt 12,1-8);
·         Denunciava a hipocrisia (Mt 23,27);
·         Causava inveja – (Mt 27,18);
·         Encurralava os sacerdotes, deixando-os sem saída (Mt 11,28-30).
·         Tinha autoridade para ensinar, expelir demônios, perdoar pecados e julgar o mundo, mas os sacerdotes não tinham esta autoridade.
·         "Jesus entrou no templo e expulsou dali todos aqueles que se entregavam ao comércio. Derrubou as mesas dos cambistas e os bancos dos negociantes de pombas," (Mt 21,12). Esta foi a principal causa que levou os sacerdotes a querer o julgamento de Cristo.

"Mas os príncipes dos sacerdotes e os anciãos persuadiram o povo que pedisse a libertação de Barrabás e fizesse morrer Jesus". (Mt 27,20)

III.                JUDAS ISCARIOTES – POR DINHEIRO.

Þ     A traição de Jesus por Judas – (1Cor 11,23);
·         Judas seria um escolhido para o mal? (Lc 22,3; Jo 17,12; At 1,15-17) Entretanto nada disso exonera Judas. Ele era um agente livre. Podia não ser ele.
·         Ele se expôs à vontade de Satanás – (Jo 13,25-30). A traição foi odiosa - "O Filho do homem vai, segundo o que dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem for traído! Melhor lhe seria que nunca tivesse nascido..". (Mc 14,21);
·         O suicídio de Judas foi um atestado de culpa. – Mt 27, 5 E tendo ele atirado para dentro do santuário as moedas de prata, retirou-se, e foi enforcar-se.

Þ     Qual o motivo da traição? Ganância –
·         Judas vendeu Jesus – (Mt 26,6-16; Mc 14,3-11).
·         Judas amava ao dinheiro – (Lc 12,15; 1Tm 6,10).

IV.                O PRÓPRIO SENHOR JESUS – POR AMOR.

Þ     Jesus se identificou com os pecadores o tempo todo;
Þ     Jesus se recusou a desviar-se da cruz;
Þ     Jesus predisse a sua morte - "Logo que chegaram a Cafarnaum, aqueles que cobravam o imposto da didracma aproximaram-se de Pedro e lhe perguntaram: Teu mestre não paga a didracma?" (Mt 17,23);

Þ     Jesus deu a sua vida –
·         "Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas". (Jo 10,11);
·         "O Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar". (Jo 10,17);
·         "Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo e tenho o poder de a dar, como tenho o poder de a reassumir. Tal é a ordem que recebi de meu Pai". (Jo 10,18).

Þ     Jesus se entregou por nós –
·         "Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim". (Gl 2,20);
·         "Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor". (Ef 5,2);
·         "Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela," (Ef 5,25).

Þ     Deus o entregou por amor
·         "Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas que por todos nós o entregou, como não nos dará também com ele todas as coisas?" (Rm 8,32).

CONCLUINDO


Por que Cristo morreu? Morreu pela responsabilidade de Judas, dos sacerdotes e de Pilatos. Contudo, o que se conclui é que Jesus foi à cruz voluntariamente e deliberadamente. Ele se consagrou a esse destino. Ele se identificou com os pecadores e morreu por eles. De fato, o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas – Jo 10,11 – Grande deve ser a nossa gratidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário