quinta-feira, 16 de novembro de 2017

O que é perdão? Por que é importante perdoar?

Imagem relacionada

Perdão é reconhecer que alguém cometeu uma ofensa contra você mas decidir largar o rancor e o desejo de retribuição contra essa pessoa. Perdão verdadeiro é uma decisão feita com a ajuda de Deus e que liberta. Nós devemos perdoar porque Deus nos perdoou muito mais.

Perdoar é não exigir pagamento

Quando uma pessoa peca, é como contrair uma dívida: é preciso pagar. O preço do pecado é a morte e a separação de Deus (Romanos 6:23).

Todos pecamos mas Deus nos ama tanto que decidiu pagar o preço por nós. Ele veio à terra e morreu em nosso lugar. Jesus não tinha pecado, por isso o preço que pagou não foi pela vida d'Ele. Sendo Deus, seu pagamento é suficiente por todo o mundo. Assim, Deus encontrou uma forma de fazer justiça e também oferecer perdão. A dívida foi paga (1 Pedro 3:18).

Quando você aceita Jesus como seu salvador, você reconhece que o preço é alto demais para você pagar e aceita o pagamento de Jesus em seu lugar. Aí Deus perdoa você, a dívida fica paga e Ele não guarda rancor. Mas se você rejeita Jesus, você rejeita Sua oferta para pagar sua dívida. Aí você continua responsável por pagar e não dá lugar para Deus perdoar.

Quando uma pessoa peca contra você, é normal querer justiça. Essa pessoa fez uma coisa errada e merece pagar. Isso é certo mas não é você quem tem de exigir o pagamento. Deus é o Juiz, Ele cobra. Quando você perdoa, você deixa a cobrança com Deus e continua sua vida sabendo que a dívida foi paga. Você deixa de ser o juiz e dá essa responsabilidade a Deus.

Porque perdoar?

·         Porque Deus perdoou você – seus pecados podem parecer pequenos comparados com outra pessoa mas são todos impossíveis de pagar. Se Deus é perfeitamente justo e perdoou você, você também deve perdoar. - Mateus 18:23-35
·         Porque liberta – quando você libera perdão, você não só liberta o ofensor do seu ódio; você também fica liberto. A falta de perdão causa mais problemas ao ofendido que ao ofensor, traz amargura e pode destruir sua vida (Provérbios 27:4).

Perdoar é esquecer?

Não, perdoar não é esquecer. Quando a Bíblia diz que Deus se “esquece” de nossas ofensas, significa que não cobra nunca mais. Do mesmo jeito, quando você perdoa uma pessoa, você não cobra mais por esse pecado. Esquecer não ajuda a perdoar, só ignora o problema. Perdoar é enfrentar o problema e reconhecer seu impacto negativo, depois decidir deixar todo desejo de retribuição.

Perdão é ignorar a justiça?

Não, perdão não é ignorar a justiça. Perdão é deixar a justiça nas mãos de Deus, que é perfeitamente justo. Você condena o pecado mas deixa de ser um problema seu, é um problema entre a outra pessoa e Deus.

Alguns pecados também têm outro preço, como pena de prisão. Perdoar não significa deixar uma pessoa perigosa sair livre. Você pode testificar contra o ofensor no tribunal, sendo honesto mas sem rancor nem desejo de vingança.

O que a Bíblia ensina sobre perdão? Qual é a importância do perdão?

A Bíblia ensina que Jesus morreu para nós podermos ser perdoados. Todos nós pecamos e precisamos de perdão. Perdoar significa não cobrar mais as ofensas. O perdão liberta.

Deus perdoa quem se arrepende

A Bíblia ensina que Deus nos ama mas também é justo. Por isso, Ele enviou Jesus para pagar o preço por nossos pecados, para podermos ser perdoados. Nós só temos que nos arrepender. Se arrepender é mudar de atitude, rejeitando o pecado e se voltando para Deus. Quem se arrepende e aceita Jesus como seu salvador recebe o perdão total de Deus (Atos dos Apóstolos 2:38).

Não podemos merecer o perdão de Deus. Nada que façamos pode limpar nossos pecados. Jesus pagou o preço total; o perdão de Deus é de graça (Efésios 2:8-9).

Nós devemos perdoar

Tal como Deus nos perdoou, nós também devemos perdoar quem nos ofende. Quando você perdoa alguém, você reflete o perdão de Deus, que lhe ama tanto que decidiu não exigir punição pelos pecados que você cometeu.

Em Mateus 18:23-35, Jesus contou uma parábola sobre um homem que devia muito dinheiro ao seu senhor. O senhor perdoou sua dívida mas depois esse homem não perdoou uma dívida muito menor ao seu companheiro. Quando soube disso, seu senhor ficou muito zangado, porque ele recebeu perdão mas não quis oferecer perdão.

Nossas ofensas contra Deus são muito maiores que as ofensas que outros cometem contra nós. Mesmo assim, Deus nos perdoa. Nós também devemos seguir o exemplo de Deus e perdoar quem nos ofende. Se não perdoamos, mostramos que não entendemos o perdão de Deus.

Perdoar é uma decisão que tomamos. Se você tem dificuldade em perdoar alguém, peça ajuda a Deus para perdoar.

Como posso perdoar?

Você pode perdoar com a ajuda de Deus. Ao morrer na cruz, Jesus pagou o preço por todos os pecados. Ele ajudará você a se libertar do rancor e do desejo de vingança, abrindo caminho para o perdão. Perdoar não é um sentimento, que não dá para controlar. Perdoar é uma decisão que você faz, que depois tem efeitos em seus sentimentos.

Passos para perdoar

·         Enfrentar o problema
Há coisas pequenas que podemos ignorar, porque não são um problema. Mas há coisas erradas que não podemos ignorar. Fazer de conta que não há um problema não vai ajudar, só vai piorar as coisas a longo prazo. Você precisa aceitar que há um problema e decidir resolvê-lo com a ajuda de Deus.

·         Reconhecer seus sentimentos
É natural sentir zangado, frustrado, triste, machucado, quando alguém peca contra você. Fingir que você não sentiu nada, que está tudo bem, é engano. Conte para Deus o que você sentiu e sente sobre a situação. Deus entende.
Com o tempo, a dor deve diminuir. Se não diminuir, peça para Deus te ajudar a não ficar preso nesses sentimentos (Mateus 11:28). É importante aprender a lidar com os sentimentos de uma forma saudável.

·         Declarar o perdão
Decida perdoar a pessoa que machucou você. Tente compreender que Jesus já pagou o preço pelos pecados dessa pessoa, tal como pelos seus (Colossenses 3:13). Perdoar não é dizer que não tem problema o que essa pessoa fez. Perdoar é viver sem deixar que as consequências do pecado te destruam.

Diga para Deus que você perdoa essa pessoa. Diga os pecados que você perdoa dessa pessoa. Decida largar o ressentimento. Entregue tudo a Deus, deixe Ele lidar com a outra pessoa. Se a pessoa vier pedir perdão, diga-lhe que você a perdoa.

·         Renunciar o pecado

Quando alguém peca contra nós, é fácil retrucar pecando também. Se você pecou, peça perdão a Deus por sua atitude e peça Sua ajuda para não voltar a fazer o mesmo no futuro. Procure formas de expressar seus sentimentos de maneira santa. Os sentimentos não são o problema, é o que fazemos com eles que pode ser mau (Efésios 4:26).

Muitas vezes, quando alguém nos machuca deixa marcas (depressão, ideias erradas sobre si, medo...). Peça a Deus para sarar suas feridas. Se você deixar, Sua verdade restaurará você. Não deixe o pecado vencer.

Quantas vezes devo perdoar?

Jesus disse que devemos perdoar muitas vezes (Mateus 18:21-22). Não devemos guardar conta do número de vezes que perdoamos. Lembre-se, Deus perdoou você por todos seus pecados. Você também deve perdoar os pecados dos outros, mesmo se não pedirem perdão.
.
Só porque você perdoa não significa que essa pessoa merece sua confiança. Isso vai ter de ser conquistado de volta aos poucos. Também não significa sempre voltar a ter um relacionamento com a pessoa. Há casos em que é melhor ficar afastado de outra pessoa, mesmo tendo perdoado, para seu próprio bem e segurança.

POR - Marco Antônio Lana - (Teólogo Bíblico) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário