terça-feira, 28 de novembro de 2017

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE OS FALSOS PROFETAS?




A Bíblia diz que os falsos profetas são perigosos e causam muitos problemas. Deus não se agrada dos falsos profetas, porque falam mentiras em Seu nome (Jeremias 23,32). Devemos evitar os falsos profetas.

Um profeta é uma pessoa que recebe e transmite uma revelação de Deus. Um falso profeta não recebe uma revelação de Deus mas diz que recebeu. O falso profeta engana as pessoas com mensagens falsas, que não vêm de Deus.

A Bíblia conta sobre alguns falsos profetas. Eles eram bem recebidos pelo povo porque diziam o que as pessoas queriam ouvir, mas sua mensagem era inventada. Os falsos profetas se opunham aos verdadeiros profetas, que revelavam seu pecado e os confrontavam com a verdade. Os falsos profetas causavam muitos problemas porque levavam o povo a desobedecer a Deus.

Jesus avisou que nos últimos tempos iriam surgir muitos falsos profetas para enganar até os crentes (Mateus 24:24-25). Por isso, quando alguém diz que é profeta, é muito importante analisar a profecia à luz da Bíblia para ver se é verdadeira ou falsa (1 Coríntios 14:29). O ensino do falso profeta deve ser rejeitado. Deus castigará os falsos profetas.

Há profetas hoje?

Sim, há profetas hoje. A Bíblia não diz em lugar algum que o dom de profecia era temporário. Os verdadeiros profetas de hoje não acrescentam doutrinas novas à igreja.

Qual é a função do profeta?

De acordo com a Bíblia, a função do profeta é ajudar a edificar a igreja, transmitindo uma revelação dada por Deus (1 Coríntios 14:3). O profeta fala o que Deus lhe manda falar. Não é trabalho de o profeta interpretar as profecias nem criar doutrinas novas.

O trabalho do profeta de hoje é ajudar pessoas ou comunidades com revelações de Deus especificamente para aquelas pessoas. Não acrescenta nada à palavra da Bíblia, mas ajuda a tornar mais evidente sua aplicação na vida de cada um. O profeta instrui, encoraja e consola. A profecia também pode convencer o pecador (1 Coríntios 14:24-25).

O dom de profecia era só até a Bíblia estar completa?

A Bíblia não diz isso. A Bíblia nunca trata o dom de profecia como algo temporário. Na verdade, seria estranho que Paulo dedicasse um capítulo inteiro (1 Coríntios 14) aos dons de profecia e falar em línguas se achasse que iriam parar de existir em breve!


A Bíblia diz que devemos buscar o dom de profecia para ajudar a igreja (1 Coríntios 14:1). Isso implica que ainda existe. Nas listas de dons espirituais, a profecia é mencionada junto com dons “menos sobrenaturais” como servir, dar ânimo e administrar (Romanos 12:6-8). Nada sugere que alguns desses dons iriam acabar e outros iriam continuar.

1 Coríntios 13:8-12 explica que um dia as profecias e o conhecimento cessarão. Isso acontecerá quando vier o que é perfeito. A profecia é apenas uma revelação incompleta, tal como nosso conhecimento é imperfeito. Por enquanto vemos somente um reflexo obscuro mas no futuro veremos face a face e teremos conhecimento pleno. Essa passagem não está falando sobre a conclusão da Bíblia. Mesmo com a Bíblia não temos conhecimento pleno. A passagem fala sobre quando formos para o Céu, junto de Deus. Até esse dia, o dom de profecia ainda é válido.

Como reagir quando alguém diz ser profeta?

Quando alguém diz ser profeta, devemos analisar o que diz à luz da Bíblia (1 Tessalonicenses 5:20-22). Nem todo que diz que é profeta vem de Deus. Também existem falsos profetas, que causam problemas.

O profeta de Deus:

Glorifica a Deus – não procura sua própria glória nem usa o dom de profecia para se tornar poderoso ou influente

Não contradiz a Bíblia – o profeta não inventa novas doutrinas nem distorce o ensino da Bíblia

É servo – profetiza para ajudar outras pessoas, não para dar espetáculo nem para parecer importante.

Suas profecias se cumprem – se profetiza sobre o futuro, vai acontecer o que diz, senão não é profeta de Deus.

A Bíblia diz que quando alguém profetiza, outros devem julgar o que diz (1 Coríntios 14:29). Isso significa que devemos analisar a profecia antes de acreditar nela. De preferência, a profecia deve ser julgada por líderes e membros sábios da igreja, que têm bom conhecimento da Bíblia.

Como reconhecer um falso profeta?

A Bíblia ensina como reconhecer falsos profetas. Existem vários sinais que podem indicar se alguém é um falso profeta, se sua profecia não vem de Deus. Conhecendo a Bíblia, podemos evitar ser enganados por falsos profetas.
Jesus avisou que iriam surgir muitos falsos profetas no mundo. Isso não significa que todos os profetas são falsos. Precisamos analisar cada profecia e aprender a identificar quem é falso profeta e quem realmente recebeu uma palavra de Deus (1 Tessalonicenses 5:20-21).

A Bíblia diz que as características que identificam um falso profeta são:

Suas profecias não se cumprem

Esse é o sinal mais óbvio de um falso profeta. Se a profecia não se cumprir, então não foi uma profecia verdadeira (Deuteronômio 18:21-22). Se um profeta diz que alguma coisa vai acontecer e não acontece, a culpa não é da falta de fé de quem não ouviu. A culpa é do profeta, que inventou uma “profecia”, que não veio realmente de Deus.

Atenção: é muito importante analisar com cuidado o que a profecia diz. Na Bíblia, muitas profecias vinham com condições; por exemplo, uma profecia de destruição podia ser revogada se as pessoas se arrependessem. Também é importante ver se a profecia tem data para ser cumprida. Profecias sem data na Bíblia podiam ser cumpridas dentro de poucos dias ou depois de centenas de anos!

Distorcem ou contradizem a Bíblia

Esse é um ponto muito importante para identificar um falso profeta. Mesmo se fizer milagres e algumas de suas profecias se cumprirem, se sua mensagem não está de acordo com a Bíblia, é um falso profeta. Não acredite nele! É uma armadilha (Gálatas 1:8-9).

Jesus disse que alguns falsos profetas teriam poder para fazer milagres e outras coisas que verdadeiros profetas fazem (Mateus 24:24-25). Mas a mensagem do profeta é a coisa mais importante. Por isso, é muito importante estudar e conhecer a Bíblia, para não ser enganado por falsos profetas, com ensinamentos errados.
.
Desviam de Deus

Alguns falsos profetas podem ser reconhecidos porque levam as pessoas a adorar outros deuses (Deuteronômio 13:1-3). Se um profeta convida a adorar ou dar mais valor a qualquer outra pessoa ou coisa que não seja Deus, é um falso profeta. Deus o castigará.

Frutos ruins

Jesus disse que podemos reconhecer falsos profetas por seus frutos (Mateus 7:15-17). O verdadeiro profeta, que segue Jesus, dá bons frutos, mas o falso profeta dá frutos ruins. Como é o caráter do profeta? Ele reconhece seus erros e sua dependência de Deus? Ele ama seus irmãos? Ninguém é perfeito mas se o profeta não tem amor nem humildade para admitir que tem falhas, algo está errado.

Negam Jesus

A salvação por meio de Jesus é a mensagem central do evangelho (2 Pedro 2:1-3). Se um profeta nega alguma dessas coisas, é um falso profeta e sua mensagem deve ser ignorada.

Existe um só Deus

• Todos pecaram e merecem o castigo de Deus
• Jesus é Deus, que veio à terra e viveu como homem de carne osso
• Jesus morreu na cruz por nossos pecados
• A salvação vem pela fé em Jesus e o arrependimento dos pecados
• Jesus é o único caminho para Deus

São manipuladores

Um falso profeta fala mentiras em nome de Deus. Portanto, não é surpresa que seja bom manipulador, enganando as pessoas (Romanos 16:17-18). Se um profeta apenas fala o que a audiência quer ouvir, pondo de lado a mensagem do arrependimento para a salvação, ou tenta distorcer tudo sempre a seu favor, é mau sinal. Cuidado com ele. O verdadeiro profeta diz a verdade, mesmo quando dói ou é inconveniente.

Provocam brigas e muitos problemas

Alguns falsos profetas podem ser reconhecidos pelas pessoas que os seguem. Se um profeta ativamente incentiva controvérsias, difamações, suspeitas e brigas sobre coisas pequenas como palavras, não é bom (1 Timóteo 6:3-5).

O verdadeiro profeta deveria promover a paz e reconciliação entre irmãos, concentrando na mensagem principal do evangelho. Não é bom dar atenção desmedida a controvérsias sobre coisas secundárias, como se fossem pontos centrais do evangelho. Falsos profetas muitas vezes focam em coisas secundárias para desviar a atenção do mais importante – o evangelho de Jesus Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário