quinta-feira, 30 de novembro de 2017

O QUE É RESSURREIÇÃO


Imagem relacionada

A ressurreição é a restauração da vida a quem estava morto, pelo poder de Deus. Assim como Jesus ressuscitou, um dia todos os salvos serão ressuscitados e receberão a vida eterna. A ressurreição é nossa grande esperança.
Ao longo da história da Bíblia, Deus ressuscitou algumas pessoas que morreram. Todas essas pessoas voltaram à vida e tiveram a oportunidade de viver mais algum tempo aqui na terra. Mas, no fim, todas essas pessoas acabaram por morrer definitivamente. Porém, a ressurreição de Jesus foi diferente.

Como foi a ressurreição de Jesus?

A ressurreição de Jesus é o marco central do evangelho. Jesus morreu na cruz e ressuscitou três dias depois. A ressurreição foi um acontecimento milagroso presenciado por várias pessoas e relatado no Novo Testamento.
Quando Jesus ressuscitou, ele não voltou a morrer. Jesus ainda está vivo hoje! Com sua ressurreição, Jesus venceu o poder da morte. O preço que ele pagou na cruz por nossos pecados foi mais que suficiente, por isso ele não podia continuar morto (Atos dos Apóstolos 2:24). Agora ele vive para sempre.
A ressurreição de Jesus mudou o mundo. Esse ato poderoso de Deus mostrou que nada é impossível. Se Jesus levou os pecados de todo o mundo e ressuscitou, todos podem ser salvos! Não existe pecado que não pode ser perdoado, se nos arrependermos.
Jesus é a prova que a ressurreição dos mortos é real (Romanos 8:11). Assim como Jesus ressuscitou, um dia todos os salvos ressuscitarão e viverão para sempre!

A ressurreição de Jesus

Antes de sua crucificação, Jesus já tinha avisado que precisava morrer pelos pecados da humanidade. Os inimigos de Jesus conspiraram contra ele e o crucificaram na época da Páscoa, na sexta-feira. Mas Deus usou tudo isso para cumprir Seu plano...

Jesus morreu e foi sepultado na sexta-feira. Uma grande pedra foi colocada sobre a entrada de seu túmulo, que também foi lacrado. Além disso, um destacamento de soldados ficou a guardar o túmulo, para que ninguém roubasse o corpo (Mateus 27:66).

No terceiro dia, ao domingo, logo de madrugada, houve um terremoto e um anjo retirou a pedra do sepulcro. Os guardas caíram, cheios de medo. Quando algumas mulheres chegaram para ungir o corpo de Jesus, elas encontraram o túmulo vazio e o anjo lhes contou que Jesus estava vivo! - Marcos 16:6-7

Jesus também apareceu às mulheres e as mandou contar tudo aos outros discípulos. De início, os discípulos não acreditaram nas mulheres mas Pedro e João foram para o túmulo e viram que estava vazio (João 20:6-8). Mais tarde nesse dia, dois discípulos encontraram Jesus na estrada para um lugar chamado Emaús. Jesus conversou com eles e lhes explicou a razão da crucificação.

Jesus também apareceu várias vezes aos apóstolos e mostrou que estava vivo, deixando-os tocar em seu corpo e comendo comida (Lucas 24:38-40). A ressurreição de Jesus não foi apenas uma visão espiritual, ele ressuscitou fisicamente.

Ao longo de 40 dias depois de sua morte, Jesus apareceu várias vezes vivo e ensinou seus discípulos. Mais de 500 pessoas viram Jesus depois que ressuscitou! - 1 Coríntios 15:4-6

Por que a ressurreição de Jesus é tão importante?

A Bíblia diz que a ressurreição de Jesus é a base de toda a fé cristã. Se Jesus não ressuscitou, nossa fé é inútil, porque nossos pecados não foram perdoados (1 Coríntios 15:17-19). Quando Jesus ressuscitou, ele mostrou que o castigo do pecado estava completamente pago.

A ressurreição de Jesus mostrou que seu sacrifício na cruz foi perfeito. Como o preço foi todo pago, Jesus não podia continuar morto (Atos dos Apóstolos 2:24). Ele venceu a morte!

A morte de Jesus sem a ressurreição não tem muito valor. Muitos homens de Deus foram mortos mas nenhum ressuscitou para a vida eterna! Com sua ressurreição, Jesus provou que ele era mais que um bom homem; ele é o Filho de Deus.

A ressurreição de Jesus também prova que a ressurreição dos mortos é real. Assim como Jesus ressuscitou, um dia todos os salvos vão ressuscitar e ter a vida eterna (1 Coríntios 15:20-22). A ressurreição de Jesus é nossa esperança.

Onde esteve Jesus nos três dias entre a sua morte e ressurreição?

A Bíblia não diz onde Jesus esteve nos três dias entre sua morte e ressurreição. Apenas diz que ele estava morto. O mais importante é que Jesus morreu e depois ressuscitou. Não é essencial saber onde ele foi entre esses dois eventos.

Existem várias teorias sobre onde Jesus esteve entre sua morte e ressurreição:

1. No Céu

Quando estava na cruz, Jesus disse ao ladrão do seu lado que os dois estariam juntos no paraíso nesse mesmo dia (Lucas 23:42-43). Para muitos, isso prova que Jesus passou o tempo de sua morte no Céu.

2. No inferno

Algumas pessoas acreditam que 1 Pedro 3:18-20 significa que Jesus foi pregar no inferno aos “espíritos em prisão” enquanto estava morto. Existem várias interpretações sobre esta passagem e é difícil formar uma teoria sólida com ela.

3. Em um lugar intermédio

A Bíblia diz que Jesus “desceu às profundezas da terra” (Efésios 4:9-10). Algumas pessoas acreditam que esse é um lugar intermédio, o mundo dos mortos conhecido como Sheol ou Hades, onde as pessoas esperam pelo Juízo Final.

É muito difícil dizer onde Jesus esteve nesses três dias porque a Bíblia não nos dá informação clara sobre o que acontece com os mortos. Sabemos que os salvos irão para o Céu e os condenados irão para o inferno no Juízo Final (Daniel 12:2) mas é difícil dizer o que acontece antes do Juízo Final. Nem sequer sabemos se o tempo passa da mesma maneira para os mortos! A única certeza que temos é que os salvos encontram paz na morte mas os condenados encontram tormento.

A Bíblia diz que Jesus morreu de verdade (João 19:33-34). Ele passou pela mesma experiência de morrer que todos passam. Sua vida deixou seu corpo e ele foi sepultado. Durante três dias ele ficou morto mas depois ressuscitou! Onde ele esteve entre esses dois eventos não é importante.

Jesus pregou no inferno?

A Bíblia não é clara sobre se Jesus pregou no inferno, no tempo entre Sua morte e ressurreição. Essa ideia é baseada em poucos versículos, que são controversos. Quer Jesus tenha pregado ou não no inferno, depois da morte não há mais chance de arrependimento e salvação (Hebreus 9:27-28).

Jesus no inferno

A Bíblia diz que Jesus desceu ao Hades, que é traduzido por inferno mas significa o mundo dos mortos em geral. Jesus esteve realmente morto, Ele teve a mesma experiência de morte que nós. Mas Jesus não ficou no mundo dos mortos, ele ressuscitou (Efésios 4:9-10). Quando a Bíblia diz que Jesus foi para o Hades, significa que ele morreu de verdade, não que tenha ido para o tormento do inferno.

A Bíblia não nos conta o que Jesus fez enquanto esteve morto porque esse assunto não tem grande relevância. O importante é o que aconteceu depois: Sua ressurreição. Quando ressuscitou, Jesus venceu a morte e destruiu seu poder. Quem se arrepende e aceita Jesus como seu salvador não precisa mais ter medo da morte.

A sugestão que Jesus pregou no inferno vem da interpretação de 1 Pedro 3:18-20. Existem várias teorias sobre o significado dessa passagem:

·         Enquanto Jesus esteve morto, ele pregou às pessoas que morreram no Dilúvio;
·         Depois de Sua ressurreição, Jesus voltou ao Seu estado glorificado, no qual no passado Ele tinha pregado ao povo antes do Dilúvio (possivelmente por meio de Noé)
·         O Espírito aqui se refere ao Espírito Santo, que vem anunciando a vinda de Jesus desde o início
·         Enquanto esteve morto, Jesus pregou aos anjos caídos que estão presos no inferno.

Mesmo para quem aceita que Jesus pregou no inferno, não há indicação que essa pregação foi de arrependimento e salvação, nem que os ouvintes tiveram essa oportunidade no inferno. Não sabemos o que foi pregado.

A ressurreição dos mortos

A Bíblia diz que, no fim dos tempos, os mortos ressuscitarão (Daniel 12:2). Os que rejeitaram a Deus receberão condenação eterna, mas os salvos viverão para sempre junto de Deus.
Assim como o corpo de Jesus foi transformado na ressurreição, os salvos também receberão corpos transformados, incorruptíveis (1 Coríntios 15:42-44). Isso significa que não ficarão velhos nem deixarão de funcionar. Os corpos dos salvos não sofrerão mais as consequências do pecado. Viverão para sempre, sem mais dor nem sofrimento.

Como será a ressurreição dos mortos?

A Bíblia diz que a ressurreição dos mortos vai acontecer no fim dos tempos, quando Jesus voltar. Todas as pessoas que já existiram ressuscitarão e serão julgadas por Deus. Alguns receberão castigo eterno mas outros receberão a vida eterna (Daniel 12:2).

Deus irá julgar cada um de acordo com aquilo que fez durante sua vida. As pessoas que não tiverem seus nomes escritos no livro da vida serão lançados no lago de fogo, junto com o diabo, onde sofrerão condenação eterna. Essa é a segunda morte (Apocalipse 20:13-15). Mas os salvos receberão:

Um corpo transformado

Esse será um corpo espiritual, não corrompido pelo pecado. O novo corpo dos salvos não ficará velho nem se vai deteriorar. Será um corpo glorioso, como o corpo de Jesus quando ele ressuscitou (1 Coríntios 15:42-44).

Consolação

Deus enxugará todas as lágrimas e dará perfeita alegria aos salvos na ressurreição. Não haverá mais dor nem sofrimento (Apocalipse 21:3-4).

Vida eterna

Na ressurreição, os salvos vão morar para sempre junto de Deus! Não vai haver mais morte. Todos viverão para sempre, recebendo vida eterna diretamente de Deus (Apocalipse 22:3-5). A alegria durará para sempre!

A ressurreição espiritual
A Bíblia também fala sobre a ressurreição espiritual. Por causa do pecado, todos estão mortos espiritualmente, porque estão separados de Deus, a fonte de toda vida. Quando uma pessoa se arrepende e crê em Jesus, ela volta a ter vida! - Efésios 2:4-7

Jesus nos dá uma nova vida. Agora vivemos para Deus, para fazer Sua vontade. Não estamos mais mortos no pecado. Por isso, nossa vida se torna diferente quando temos Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário