quinta-feira, 29 de maio de 2014

FAMÍLIA. IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 08 – LIDERANÇA AMOROSA.



FAMÍLIA. IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 08 – LIDERANÇA AMOROSA.

“Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor;  porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.” (Ef 5,22-25).

Neste trecho da Palavra de Deus nós encontramos dois papeis do homem, como marido e pai, dentro do lar:
  • Versículo 25  - “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,” aqui é uma ordem categórica , não tem condição é simplesmente amar sua esposa, quando ela for boa, amorosa, carinhosa e quando ela for chata.
  • Versículo 23 – “...porque o marido é a cabeça da mulher...”, eu chamo isso de liderança.

I – O PRIMEIRO PAPEL – AMAR


Vamos olhar para esta ordem: “Marido, amai vossa mulher”. É a maior responsabilidade do marido dentro do lar. Porque Paulo nos diz “amai”, está no imperativo, não é uma sugestão. Paulo está dizendo aqui que independente do comportamento ou da atitude da esposa, ela deve ser amada. O modelo que nós temos é realmente Cristo, e então, se nós queremos amar nossa esposa é só olhar na Palavra de Deus e ver como Cristo amou a sua noiva, a Igreja. E Cristo amou de forma incondicional. Este é o amor que o marido deve ter pela esposa. Um amor compromissado, isto é, que não é volúvel, não é condicionado pelos sentimentos do momento, mas é amor no qual eu me comprometo amar  a minha mulher até que a morte nos separe. É o amor sacrificial. Cristo entregou a sua vida. E este amor constante entrega da sua vida à sua esposa. Se eu perguntasse, neste momento se você ama sua esposa, você diria logo: Sim! Mas a pergunta que eu quero fazer é: será que sua esposa sente o seu amor por ela? É uma coisa criativa, constante, é uma confirmação do seu compromisso.

II – O SEGUNDO PAPEL – LIDERAR.

O apóstolo Paulo nos diz em Ef 5,23 estas palavras – “Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo.” – aqui nós temos nós temos o modelo, o exemplo de liderança. Nós também poderíamos juntar as duas características: amar a esposa e lidera-la. Ou dizer que o homem deve demonstrar uma liderança amorosa.

“Há nas esposas um profundo anseio de ter uma liderança espiritual em suas vidas. Quando o marido não providencia esta liderança ou demonstra desinteresse em ser um bom líder , ela encontra dificuldade em confiar plenamente nele e pode até buscar liderança em outros”. (Jaime Kemp)

Então, é exatamente importante o homem reconhecer que Deus o colocou como sacerdote espiritual, como líder dentro do seu relacionamento conjugal e, também, sobre os filhos. A Palavra de Deus é muito clara em relação à hierarquia de Deus para a família. Em primeiro lugar, nós encontramos Cristo como a Cabeça do homem, Senhor da família, e em segundo lugar, o marido e pai, cabeça da esposa e autoridade principal sobre os filhos, em terceiro lugar vem a esposa e mãe, auxiliadora do marido e autoridade secundária sobre os filhos. E, em quarto lugar, filhos obedientes aos pais. Não dá para melhorar! Agora, eu sei que algumas mulheres vão reclamar. “Ah! Marco, isso quer dizer que eu tenho que ficar debaixo da liderança de um homem? Mas eu não quero um homem mandando em mim”. Mas quando compreendemos o que é na verdade submissão, nós entendemos que não é uma coisa chata. O marido foi instituído por Deus como sacerdote do lar e a esposa está ao seu lado para ajudar a cumprir esta tarefa, que é um privilégio, mas também é uma responsabilidade, pois ele terá de dar contas a Deus pela condução do seu lar. E alem do mais, Deus não faz acepção entre homem e mulher. Em Cristo todos nós temos o mesmo valor. Apenas temos uma diferença de função, a função da mulher é diferente da função do homem. Ser submissa não é ser inferior, e ser obediente. Nós entendemos que esta é uma benção que Deus coloca na vida da mulher em relação ao seu marido. Agora se torna mais fácil uma mulher seguir a liderança do seu marido, quando ela está amando com o amor de Deus e liderando como Cristo liderou a sua noiva, a Igreja. Então, maridos, o desafio é realmente ser cabeça do lar.

CONCLUINDO



Faça uma avaliação na sua vida, como você esta liderando a sua casa? Primeiro é preciso demonstrar o amor através de maneiras práticas e criativas. Você, marido, é o sacerdote espiritual e emocional da sua casa. À noite, na hora de pôr os filhos para deitar, algumas vezes é o marido quem vai levar os filhos para o quarto, ler a Palavra de Deus e orar com eles. Na área de finanças, você deve ser um despenseiro. O seu filho precisa entender que tudo que temos e tudo o que somos pertence ao Senhor. E por ultimo a disciplina. Você é o principal responsável pela orientação do lar, pelo ensinamento, pela instrução bíblica e pela disciplina. Se há algo errado é preciso corrigir, e esse papel também é seu. Parece muito? Mas se você depender do poder de Deus na sua vida, ele capacitará a liderar sua família como Cristo liderou sua noiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário