quinta-feira, 22 de maio de 2014

FAMÍLIA - IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 07 – O QUE A ESPOSA ESPERA DO MARIDO.



FAMÍLIA - IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 07 – O QUE A ESPOSA ESPERA DO MARIDO.

“Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.” (Ef 5,25).

Vamos falar sobre as necessidades da esposa. Antes, precisamos entender que Deus é o criador do lar. O lar foi instituído como unidade básica da sociedade e também como unidade básica da igreja. E a sociedade não vai bem, a igreja não vai bem quando a família não está indo bem. Quando a família está disfuncional. Portanto, é preciso desafiar os maridos e as esposas a cuidar da grama do seu quintal. Suprindo as necessidades um do outro. Essa é a vontade de Deus para a família aqui na face da terra.

Vamos enumerar as necessidades da esposa.

1. Ser amada:

A esposa precisa receber do seu marido carinho e afeição. Marido preste bem atenção, porque a palavra de Deus é muito clara e dogmática a respeito dessa responsabilidade que nós maridos temos. Em Ef 5,25 e Palavra de Deus nos diz: “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.” Então a palavra amor aqui está no imperativo. Não há uma sugestão aqui. Alguns maridos pensam o seguinte: “Bem, se a minha esposa for uma boa companheira, uma boa mãe, uma boa cozinheira, boa de cama, então, naturalmente, eu vou corresponder com meu amor para com ela”. Essa não é a ordem. O apostolo Paulo está dizendo que independentemente do comportamento ou da atitude de sua esposa, ela deve ser amada. É incondicional, é o amor de Deus. Porque Deus nos amou incondicionalmente.

2. Comunicação:

A esposa tem necessidade um marido comunicativo. Agora, marido, quando nós namoramos, quando nós noivamos, e, as vezes no primeiro ano, ou nos primeiros três anos do casamento, nós somos super comunicativos.o homem tende a comunicar-se num nível intelectual, a compartilhar dados, compartilhar eventos, compartilhar atividades do dia, o que nós conseguimos na nossa fábrica, na nossa firma, no trabalho. E não é errado comunicar isso a esposa. Ela também pode ouvir isso. Mas o que ela gosta e quando é quando o marido se abre e compartilha seus sonhos, seus sentimentos, seus projetos, suas alegrias e tristezas, angustias e dores. Isto é amizade. Isto é companheirismo. Isto é carinho. E esta comunicação é vital na vida do casal.

3. Marido íntegro:

Porque a confiança e a segurança da mulher estão intimamente ligadas com a integridade do marido. Ela precisa saber que ela é a única mulher na vida do seu marido. Não existe fisicamente, emocionalmente, mentalmente nenhuma outra mulher. E, quantas vezes, o marido vive emocionalmente com outra mulher, mentalmente com outra mulher. Em alguns casos, ele vive sexualmente com outra mulher, e isso desencoraja o seu relacionamento intimo. E, quando a esposa, que é muito perceptiva, muito sensível, ela percebe que ela não está em primeiro lugar, ela começa a ficar insegura, desconfiada, ela pode se tornar chorona. Ela pode entrar numa profunda depressão. Ela pode se tornar agressiva com o marido, mas atrás disso há uma tremenda insegurança. Então uma necessidade básica da esposa é ter certeza que ela é a única mulher na vida do marido.
4. Segurança financeira:

Para ela a sua segurança está também ligada a capacidade do homem de ganhar a vida. Ela não precisa de um apartamento luxuoso. Quem sabe um “apertamento” na preferia da cidade onde exista amor, onde exista segurança a satisfaça. Ela gostará de ter certeza que aqui a companhia de luz não vai desligar a luz porque a conta não foi paga. Ela precisa estar segura de que as necessidades básicas, físicas, materiais vão ser supridas. Por isso é necessário que haja uma filosofia bíblica sobre finanças. Há 105 versículos bíblicos, só no livro de Provérbios, sobre como lidar com o dinheiro, sobre como gerenciar nossa vida. Jesus falou mais sobre dinheiro do que sobre céu ou inferno. Por Que? Porque Jesus sabia os problemas  que o dinheiro causa na vida do homem. E, uma das necessidades básicas da esposa, é ter a segurança de que as coisas vão ser supridas dentro de casa.

5. Pai para seus filhos:

A esposa tem a necessidade de um bom pai para seus filhos. Um pai que participa integralmente na criação, na educação, na instrução e, principalmente, na disciplina dos filhos. Nós, maridos, pais não podemos deixar a responsabilidade da criação dos filhos nas mãos da esposa. O homem espiritual, amigo, carinhoso, atencioso, líder dentro do seu lar agrada sua mulher. A ausência do pai no lar cria insegurança Para a esposa e ela não é capaz de criar adequadamente seus filhos sozinha. Mas o plano de Deus e que o homem acompanha as necessidades, a carência do filho, estabeleça limites dentro do lar e que realmente seja um bom pai.

CONCLUINDO

Então, marido eu destaquei  cinco necessidades da sua esposa:
Necessidade de ser amada;
De comunicar-se;
De ser a única na sua vida;
De estar segura financeiramente;
E de ter um bom pai para seus filhos.

Que estas orientações sejam medicina preventiva para sua vida e para seu casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário