sexta-feira, 2 de maio de 2014

FAMÍLIA - IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 04 – INTIMIDADE CONJUGAL



FAMÍLIA - IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 04 – INTIMIDADE CONJUGAL

“E ambos estavam nus, o homem e sua mulher; e não se envergonhavam.” (Gn 2,25).

Adão e Eva estavam no meio do jardim, andavam nus e não se envergonhavam. Eles eram um casal sem-vergonha. Mas, era um casal sem nenhuma vergonha da sua nudez. Na verdade, a palavra nudez pode ser entendida como intimidade. E o relacionamento intimo é muito importante entre o casal. A palavra de Deus revela toda a euforia de Adão ao ver Eva – “Então disse o homem: Esta é agora [osso dos meus ossos], e carne da minha carne.” (Gn 2,23a). Esta é uma expressão hebraica que comunica a idéia de intimidade conjugal. Casamento é o relacionamento mais intimo da face da terra. E eu gostaria de abordar quatro áreas dessa intimidade.

  1. ÁREA FÍSICA – É claro que eles estavam nus fisicamente. É normal, é natural que o casal, que se comprometeu nos laços do casamento, no seu quarto, fiquem nu.
  2. ÁREA EMOCIONAL – Também existe nudez emocional ou intimidade emocional. O que quer dizer isto? É uma hora em que nós vamos compartilhar intimamente nossos sentimentos, nossas alegrias, nossas tristezas, nossas dores, nossos projetos. Às vezes  é uma hora para se chorar juntos. Às vezes é uma hora para rir. Às vezes é uma hora para orar juntos. É um momento em que nós abrimos nossos corações um para o outro. Uma das minhas tristezas é ver como os casais  deixam o romantismo morrer. Você lembra quando namorou? Quando noivou? Quem sabe no primeiro ou no segundo ano de casamento, como vocês tiveram o desejo de estar juntos? De acariciar um ao outro? De ser romântico, falar até uma poesia, um para o outro, aqueles sentimentos existiam, mas através dos anos, alguma coisa aconteceu. Quem sabe foram as pressões de terminar a faculdade, ou a chegada do primeiro filho ou problemas com sogros ou problemas financeiros. São pressões e tensões dentro do casamento que muitas vezes tiram nossa comunicação emocional, nossas intimidades, nossa amizade. Não podemos deixar isto acontecer, precisamos proteger nossa intimidade emocional.
  3. ÁREA INTELECTUAL – A nudez que quero abordar é a nudez intelectual ou intimidade intelectual, isso é basicamente a capacidade de dialogar como casal, de levantar qualquer assunto. Não há assunto o qual um casal não possa falar. E como nós temos dificuldade em desenvolver um diálogo. O ideal é que o casal possa  desenvolver um dialogo aberto, franco e honesto, sem se sentir ameaçado, agredido, atacado. Mas um dialogo com calma para discutir os assuntos, e chegar a uma conclusão. Então, essa é a nudez intelectual: a capacidade de dialogar, de conversar e de resolver qualquer assunto.
  4. ÁREA ESPIRITUAL – Nudez é a intimidade espiritual. O que quere dizer isto? É a capacidade de orar juntos.

CONCLUINDO



Então ai está à importância da intimidade, uma das bases para um casamento feliz. Agora, marido e esposa, não sei como vai o casamento, mas eu tenho a impressão, pela experiência de que muitos casais que o televisor, a internet, o telefone tomaram o lugar da intimidade. Então agora vocês vão desligar Tudor, sentar no sofá com um refrigerante ou um suco bem gelado ou uma xícara de chá ou café dependendo do clima, e ter uma conversa aberta e orar juntos. O mundo não se preocupa com a sua intimidade, o seu chefe não se preocupa com sua intimidade no casamento. E você marido e você esposa quem tem que tomar iniciativa, tomar decisões na  sua vida, na sua agenda para proporcionar momentos em que você possa desenvolver essa intimidade, essa nudez com seu cônjuge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário