quinta-feira, 5 de junho de 2014

FAMÍLIA. IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 09 – SUBMISSÃO – UMA BENÇÃO DE DEUS.


FAMÍLIA. IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 09 – SUBMISSÃO – UMA BENÇÃO DE DEUS.

”Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres, considerando a vossa vida casta, em temor. O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas. Porque assim se adornavam antigamente também as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam submissas a seus maridos; como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, se fazeis o bem e não temeis nenhum espanto.” (1Pe 3,1-6).

Para começar vale lembrar as mulheres que não se preocupem com as responsabilidades do marido dentro do lar, porque o versículo 7 deste capítulo adverte-os para tratarem suas esposas com consideração e dignidade para que as orações deles  sejam ouvidas por Deus – “Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.” (1Pe 3,7). Deus é quem cobra seus direitos. Por isso nesse momento atente para o que Deus requer de você esposa. Eu vou usar uma personagem muito conhecida para ilustrar o papel da mulher na família, o nome dela é Sara, isso mesmo a esposa de Abraão.

I – O EXEMPLO DE SARA

Sara seguiu a liderança do seu marido, no começo de Gênesis 12, que Deus chegou para Abraão e falou que iria abençoa-lo, fazer dele uma benção. E que através dele todas as nações da terra seriam abençoadas. Depois falou para Abraão deixar sua terra, ir para uma outra que Deus iria mostrar. E Deus iria fazer dele uma grande nação. Então eu fico imaginando Abraão chegando em casa para dizer a Sara: 
“Querida, nós vamos mudar.”
“Ah!, é Abraão? E para onde a gente vai?”.
“Eu não sei.”
“E quanto tempo nós vamos ficar lá?”
“Hum, Sara, eu acho que não vamos voltar mais para a nossa terra.”
“E minha mãe? Minha irmã? E os outros membros de nossa família já concordaram com esta mudança”?
“Sara, eu não sei como lhe dizer isto, mas a sua mãe não vai conosco nem sua irmã. Deus falou que teríamos de ir só nós dois.”
Agora, se você ler Gn 12 não vai encontrar esta conversa, que eu estou imaginando. O que você vai ver é que quando Abraão saiu de sua terra ele levou consigo a sua mulher. Ela seguiu seu marido. Parte da benção do Senhor era o filho prometido e, é claro Sara era parte indispensável no plano de Deus, ela tinha que acompanhar o marido. E se ela estivesse batido o pé e dito:
- “Eu não vou!”,
realmente teria criado problemas muito sérios para Abraão. Mas ela seguiu a liderança dele.

II – A QUESTAO DA SUBMISSÃO.

Se Sara não tivesse seguido a liderança do seu marido, ela não participaria da benção que Deus havia prometido. Em Gênesis 21,1-3, a Bíblia nos diz – “O Senhor visitou a Sara, como tinha dito, e lhe fez como havia prometido. Sara concebeu, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, de que Deus lhe falara; e, Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque.” No versículo um de 1Pe 3, nós temos – “Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos.” Não pense em submissão com a idéia de um marido com chicote na mão e a esposa tendo que limpar suas botas e fazendo tudo que ele mandar, e sofre em silencio e não ter opinião própria. Não é nada disso. A palavra submissão vem de duas palavras. A palavra sub que quer dizer debaixo  e a palavra missão. A família tem uma missão dada por Deus, o homem tem uma missão e a mulher submissa é a que está debaixo da missão  que Deus tem par o seu lar. Lembra de que quando Deus criou Eva? Ele tinha dado a missão a Adão de nomear todos os animais e cuidar do jardim, , mas Adão ficou muito triste quando percebeu que cada animal tinha sua parceira menos ele. Foi quando Deus criou a ajudadora. Deus viu que ele precisava de alguém capaz, alguém idônea –  “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.” (Gn 2,18). E Deus criou alguém capaz, Deus criou a mulher.

II – QUANDO O JULGO E DESIGUAL

E se o marido não for cristão? A palavra diz que a mulher não deve pregar para seu marido: “Sem palavra alguma” (1Pe 3,1). A mulher pode ganhar seu marido que ainda não obedece a Palavra por meio do seu procedimento. Olhando para 1Pe observamos que é preciso atender as necessidades do marido. Às vezes, nós achamos que ministério é o que nós fazemos na igreja. Mas uma mulher que tem um marido desobediente à Palavra é uma  mulher que tem um ministério dentro do seu lar. O seu primeiro ministério é ganhar este marido. Porque até o marido conhecer a Jesus como seu Salvador ele nunca vai amar a sua mulher como devia. Ele nunca vai colocar em prática os princípios da Palavra de Deus. Nós temos a promessa de Deus de que o marido será ganho através do procedimento da sua esposa “ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor” (1Pe 3,2). Não é para a mulher colocar uma mascara de espiritual e fingir que não tem problemas. É muito importante nós sermos transparentes diante de um mundo que precisa de Jesus. Mostrar que precisamos dEle justamente porque Ele morreu na cruz pelos nossos pecados.

CONCLUINDO

Note a fala – “Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos.” (1Pe 3,1). Na Bíblia nós reconhecemos que todas as palavras são importantes, então porque esta palavra “semelhante?” E para ver isto nós vamos a 1Pe 2,13 – “Sujeitai-vos a toda autoridade humana por amor do Senhor, quer ao rei, como soberano.” – onde ele esta falando de submissão. Primeiramente ele esta falando da submissão às autoridades da terra, depois ele fala da submissão de Cristo. Interessante isto, ele fala que Cristo foi submisso ao plano do pai. Ele veio a esse mundo e morreu na cruz pelos nossos pecados. Ele foi obediente ao plano de Deus. Então a gente vê pelo exemplo de Cristo que submissão não significa inferioridade. Não tem uma diferença de valor entre o homem e a mulher aos olhos de Deus. De fato a Bíblia afirma que em Cristo não existe mais diferença. Que nEle nós somos iguais, homem e mulher. Todos nós somos um em Cristo – “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois [um em Cristo] Jesus.” (Gl 3,28). Deus tem um alvo muito importante para os nossos lares e este alvo é a unidade. Porque o mundo vai crer que Deus mandou Jesus quando a unidade existir entre os irmãos. E o mundo precisa ver lares unidos. É o maior testemunho que nós podemos dar para o mundo que precisa de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário