quinta-feira, 8 de maio de 2014

FAMÍLIA - IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 05 – UM CASAMENTO A PROVA DE INFIDELIDADE.



FAMÍLIA - IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 05 – UM CASAMENTO A PROVA DE INFIDELIDADE.

“Todavia, no Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher. Pois, assim como a mulher veio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Deus.” (1Cor 11,11-12).

A infidelidade conjugal é a maior responsável pelo aumento do número de divórcios. Por esse motivo, os casais devem ter a preocupação de desenvolver um relacionamento que resista às tentações da infidelidade. Vamos olhar em 1Cor 8-9,11-12 – “Porque o homem não proveio da mulher, mas a mulher do homem; e nem foi o homem criado por causa da mulher, mas sim, a mulher por causa do homem. Todavia, no Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher. pois, assim como a mulher veio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Deus.” – esse texto mostra que o casal não deve viver separadamente, independentemente um do outro. Deus criou a família para suprir as necessidades e carências dos seus membros. Porque quando as necessidades do homem ou da mulher não são satisfeitas dentro de casa, um ou outro pode começar a procurar fora alguém que as satisfaça.

I – COMO TUDO COMEÇA.

Observe essa ilustração: Maria era uma jovem muito sonhadora, ela esperava encontrar seu príncipe encantado (isto não a impedia de beijar vários “sapos”), mas seu objetivo era encontrar o “príncipe”. Certo dia, Maria conheceu Sérgio. Ele era um rapaz moreno, bonito, alto, tinha olhos verdes, era forte e calado. Maria ficou apaixonada! Depois de algum tempo eles se casaram. Quatro meses depois, Maria notou algo estranho no seu marido: cada vez que ela chegava perto dele querendo um abraço e um beijo, um carinho, ele já queria leva-la para cama. E o que ela estava procurando simplesmente o suprimento de uma necessidade emocional e, não necessariamente, uma relação sexual. Ele também chegava do trabalho emburrado, preocupado e não conversava com ela. Maria não sabia que Sergio fora criado num lar onde não havia demonstrações de carinho de atenção, de afeição entre marido e esposa, entre o pai e a mãe, entre os pais e o filho. Por exemplo, Sergio nunca viu seu pai oferecer uma rosa para a sua mãe . ele nunca presenciou um beijo dos pais. Esposo e esposa, mostrar o quanto você realmente ama o seu cônjuge e fazer isto diante do seu filho é o maior presente que você pode dar a ele. Pai, o maior presente que seu filho pode receber  até aos dezoito anos de idade, é ver que você ama a mãe dele. E o maior presente que uma mãe pode deixar para sua filha é seguir a liderança do pai dela. Essas são coisas maravilhosas! Voltando a história, Sergio cresceu e não sabia dar carinho, afeição e comunicação párea sua esposa. Ele só sabia leva-la para a cama. Imagine, no final do primeiro ano do casamento com Sergio. Maria estava morrendo, por falta de carinho e afeição. Coincidentemente, Maria foi transferida para outra seção na empresa onde trabalhava, onde encontrou um homem chamado Osvaldo. Osvaldo não era bonito como Sergio. Mas, Osvaldo era um homem comunicativo, carinhoso, atencioso, falava palavras carinhosas no serviço, dava pequenos abraços e, de vez em quando, deixava uma rosa na mesa da Maria. Sabe o que aconteceu? Maria se apaixonou por Osvaldo. Eles começaram almoçar juntos, a sair juntos, e uma noite, num motel, consumou-se a relação sexual. O que aconteceu aqui?  Maria fez um compromisso com Sergio e agora está envolvida com outro homem. E as promessas? Na verdade, Maria ama seu marido, Sergio, mas por causa da carência, ela distanciou-se emocionalmente. Sergio não está  suprindo as necessidades de Maria, isso faz com que ela se aproxime de Osvaldo, porque Osvaldo tocou uma área sensível da sua vida e foi capaz de suprir esta carência. Entendam bem, eu não estou justificando o adultério, não estou sugerindo do que, se nós não temos nossas necessidades supridas devemos largar nosso cônjuge por outro, de jeito nenhum. Mas eu estou explicando o que acontece em centena e milhares de casos.

II – DEUS FAZ TUDO PERFEITO

Em Gênesis 1 encontramos o registro da criação do mundo em seis dias, seis vezes encontramos a frase “E viu Deus que isso era bom” (Gn 1,10.12.18.21.25.31). agora no versículo 18 do capitulo 2 encontramos o primeiro “não é bom”. Não é bom o que? “Não é bom que o homem esteja só.” (Gn 2,18a). Vamos observar em Gênesis 2 dois motivos. 
O primeiro motivo é: Deus olhou para o seu mundo e viu alguma coisa que ele não gostou. Ele não gostou do mundo sem mulher. E, então, ele diz “...far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.” (Gn 2,18b). E, aqui, encontramos exatamente a função da esposa dentro do lar: auxiliadora do marido, ajudadora do marido; alguém que vem ao lado para suprir suas necessidades intimas. 
O segundo é: Deus criou o homem carente. Deus criou o homem necessitado. A nossa sociedade comunica que o homem é auto-suficiente. Ele é forte, ele nunca vai errar, ele sempre tem razão, ele não pode ser vulnerável, ele não pode confessar seu fracasso, ele tem que aparecer como um homem totalmente capaz. Mas, a pura realidade é que Deus criou o homem carente e necessitado. Então, Deus, o fez cair em sono pesado (aqui nós temos á primeira menção de anestesia) – “Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu;” (Gn 2,21a). Adão dormiu enquanto Deus operou. E a palavra de Deus nos diz que “Deus tirou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne” (Gn 2,21b). “...e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem.” (Gn 2,22). Deus tirou Eva de Adão. Um faz parte do outro, um depende do outro. E esse é o segredo – aprender a viver dependendo um do outro.

CONCLUINDO

Quando a pessoa é insatisfeita dentro do seu relacionamento conjugal, quando ela tem necessidades e carências não supridas pelo marido ou pela esposa, a grama parece mais verde no outro lado da cerca. Ao ver a grama do outro lado esta lhe parece bastante gostosa, bastante verde, bastante bonita. Mas desenvolver um relacionamento à prova de infidelidade é cuidar da grama do seu quintal. E como cuidar da grama do seu quintal, para que ela seja bonita, e não haja tentação de pular a cerca? – “Quando nós nos preocupamos com as necessidades do cônjuge, não somos egoístas querendo as nossas necessidades supridas, mas quando nós preocupamos suprir as necessidades  e carências do outro, então nós estamos cuidando da grama do nosso quintal. Evitando que a infidelidade assole nosso casamento.” (Jaime Kemp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário